TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Anatomia

Trabalho Escolar: Trabalho De Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DIGESTIVO

Os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O sistema digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas do sistema digestório incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

O comprimento do sistema gastrintestinal, medido no cadáver, é de cerca de 9m. Na pessoa viva é menor porque os músculos ao longo das paredes dos órgãos mantém o tônus.

O sistema digestório contem acessórios que são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os outros órgãos digestórios anexos, nunca entram em contato direto com o alimento. Produzem ou armazenam secreções que passam para o gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento.

Destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substâncias estranhas ditas alimentares, que asseguram a manutenção de seus processos vitais;

Transformação mecânica e química das macromoléculas alimentares ingeridas (proteínas, carboidratos, etc.)

Transporte de alimentos digeridos, água e sais minerais da luz intestinal para os capilares sanguíneos da mucosa do intestino; Eliminação de resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos,

Deglutição: condução do alimentos através da faringe para o esôfago.

Ingestão: introdução do alimento no estômago.

Digestão: desdobramento do alimento em moléculas mais simples.

Absorção: processo através do qual as partes digeridas são transportadas para os capilares através da parede dos órgãos.

Excreção: eliminação de substâncias não digeridas pelo trato gastrintestinal.

FÍGADO

O fígado apresenta duas faces: diafragmática e visceral. A face diafragmática é convexa e lisa relacionando-se com a cúpula diafragmática. A face visceral é irregularmente côncava pela presença de impressões viscerais. O fígado é dividido em lobos. A face diafragmática apresenta um lobo direito e um lobo esquerdo, sendo o direito pelo menos duas vezes maior que o esquerdo. A divisão dos lobos é estabelecida pelo ligamento falciforme. Na extremidade desse ligamento encontramos um cordão fibroso resultante da obliteração da veia umbilical, conhecido como ligamento redondo do fígado.

Aparelho Excretor do Fígado - é formado pelo ducto hepático, vesícula biliar, ducto cístico e ducto colédoco.

O fígado é um órgão vital, sendo essencial para o funcionamento de pelo menos 1/3 dele - além da bile que é indispensável na digestão das gorduras - ele desempenha o importante papel de armazenador de glicose e, em menor escala, de ferro, cobre e vitaminas. A função digestiva do fígado é produzir a bile, uma secreção verde amarelada, para passar para o duodeno. A bile é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar, que a libera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com