TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Anatomia Concluído

Trabalho Escolar: Trabalho De Anatomia Concluído. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS

CURSO DE ENFERMAGEM NOTURNO 1 E 2 SEMESTRE

TURMA B

DISCIPLINA DE ANATOMIA I

PROF: FABRÍCIO DA SILVA

DENISE M. CARDOSO RA: 7477697135

ELIZABETE ST. PORCIUNCULA RA: 6443294640

FRANCIELEN SILVEIRA RA : 6275278743

FLÁVIA SELAU DOS SANTOS : 6451278430

GABRIELA S. ESCALANTE RA: 6661429684

JEANE CONCEIÇÃO RA: 7297602560

RENAN OLIVEIRA RA: 7420625287

GUIA DE ANATOMIA : OSTEOLOGIA

PELOTAS 2013

OSTEOLOGIA

É a ciência que se relaciona com o estudo dos ossos.

Em um adulto, o sistema esquelético consiste aproximadamente em 206 ossos. Dependendo da idade e fatores genéticos de uma pessoa diferenciam-se o número exato dos ossos.

Cada osso é um órgão que desempenha uma parte do funcionamento global do sistema esquelético, no nascimento o esqueleto apresenta em torno de 270 ossos, como a ossificação dos ossos ocorre mais durante a infância, o numero aumenta, e no decorrer da adolescência diminui à medida que os ossos separados vão se fundindo.

O esqueleto tem como função dar sustentação, proteger órgãos nobres (cérebro, pulmão), movimentação (pois os músculos se fixam nos ossos), armazenamento de minerais (cálcio e fósforo) e produção de células de sangue.

O esqueleto divide-se em:

1 ESQUELETO AXIAL

Consiste nos ossos que formam o crânio, a coluna vertebral e o tórax (costelas e esterno).

1.1 Cabeça

Contém 22 ossos, repousa na extremidade superior da coluna vertebral. É composto por dois conjuntos de ossos do crânio e da face.

Os ossos do crânio: delimitam a cavidade do crânio que envolve e protege o encéfalo. Os 8 ossos do crânio são: o frontal, os dois parietais, os dois temporais, o occipital, o esfenóide e o etmóide.

Os ossos da face: composta por 14 ossos: dois ossos nasais, duas maxilas, dois zigomáticos, a mandíbula (único osso móvel do crânio), dois lacrimais, dois palatinos, duas conchas nasais inferiores e o vômer.

Vista frontal

Vista lateral

Vista corte Medial

1.2 Coluna vertebral

A coluna vertebral do adulto possui, normalmente, 26 ossos isolados separados por discos intervertebrais cartilaginosos. Na região pélvica, várias vértebras estão fundidas para formar o sacro que é a porção de fixação do cíngulo do membro inferior. Algumas poucas vértebras finais estão fundidas para formar o cóccix (“osso da cauda”).

1.3 Tórax

A parte esquelética do tórax, a caixa torácica, é uma armação óssea formada pelo esterno, pelas cartilagens costais, pelas costelas e pelos corpos das vértebras torácicas. A caixa envolve e protege os órgãos nas cavidades abdominais superiores e torácicos, fornecendo suporte para os ossos do cíngulo do membro superior e para os membros superiores.

1.3.1 Costelas

São 12 pares de costelas, Os primeiros sete pares articulam-se posteriormente com as vértebras torácicas e anteriormente com o osso esterno, através de cartilagens costais. Essas são as costelas verdadeiras ou costelas vertebroesternais. Os restantes cinco pares são chamados de costelas falsas.

As cartilagens costais da décima - primeira e décima – segunda costelas são curtas e não se articulam anteriormente. Por esta razão também são chamadas costelas flutuantes ou costelas vertebrais.

1.3.2 Esterno

É um osso achatado e alongado que forma a porção mediana da parede anterior do tórax. É composto de três partes: o manúbrio, o corpo e o processo xifóide. A porção superior do manúbrio articula-se com a extremidade medial de cada clavícula. O corpo do esterno articula-se nas suas margens laterais com as cartilagens costais das primeiras costelas e com parte das cartilagens costais da segunda costela (que também compartilham com o manúbrio) até as sétimas costelas. O pequeno processo xifóide não se articula com nenhuma costela.

* Localização

- Cabeça: acima da coluna vertebral.

- Coluna vertebral: na região dorsal (costas).

- Tórax: na região peitoral.

- Costelas: região torácica.

- Esterno: parte anterior do tórax.

2. ESQUELETO APENDICULAR

a. Membros Superiores

A principal função do cíngulo do membro superior é propiciar a fixação para os músculos que movimentam o braço e antebraço, não se articulam com a coluna vertebral, e são mantidos em suas posições por complexas ligações musculares.

a. 1 CÍNGULO SUPERIOR

a.1.1 Clavícula

Osso em forma de S conecta o membro superior com o esqueleto axial e mantém a articulação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com