TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Anatomia

Monografias: Trabalho De Anatomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 8

A Saúde Coletiva contribui com o desenvolvimento de certas competências essenciais aos profissionais de saúde, em específico ao profissional de enfermagem. Assinale a alternativa correta sobre as competências que os profissionais devem desenvolver nos dias atuais:

O músculo prócero encontra-se entre as órbitas. Origina no osso nasal (dorso) e se insere na cútis (na região da glabela).

Possui como ação o movimento dos supercílios e da fronte, produzindo rugas no dorso do nariz e na fronte; reduzem o ofuscamento da luz solar; franzem as sobrancelhas e atuam na expressão de concentração.

Os músculos da expressão facial são denominados de dérmicos

Os músculos do esfíncter labial são constituídos pelo bucinador, orbicular da boca.

O músculo orbicular da boca situa-se no contorno da boca. Este se origina no contorno da boca e lábios.

Possui inserção na rima da boca e ação de estreitar a cavidade da boca, aproximar os lábios (faz o bico), assoviar e assoprar.

Já o músculo bucinador encontra-se profundamente na região lateral da bochecha. Origina no corpo da mandíbula e se insere no ângulo da boca.

Possui ação de movimentar a bochecha, assoviar, assoprar, manter os alimentos entre os dentes no momento da mastigação. Veja figura 635.

Os músculos da postura labial são constituídos pelo risório, depressor do ângulo da boca, levantador do ângulo da boca, zigomático maior, zigomático menor, levantador do lábio superior, levantador do lábio superior e da asa do nariz, depressor do lábio inferior, mentual ou mentoniano.

O músculo risório encontra-se próximo ao ângulo da boca. Possui sua origem na fáscia massetérica e inserção no ângulo da boca. Apresenta como ação o sorriso falso.

O músculo depressor do ângulo da boca situa-se logo abaixo do ângulo da boca. A sua origem é na base da mandíbula e inserção no ângulo da boca.

Apresenta como ação o movimento de depressão do ângulo da boca, expressando tristeza.

O músculo levantador do ângulo da boca encontra-se lateral ao lábio superior. Apresenta uma origem no osso maxilar e inserção no ângulo da boca e lábio superior. Possui a ação de elevar o ângulo da boca e gera o sorriso mostrando os dentes.

O músculo zigomático maior esta situado superiormente ao risório. A sua origem é no osso zigomático e sua inserção no ângulo da boca. Apresenta como ação a retração e elevação do ângulo da boca no ato de rir.

O músculo zigomático menor esta situado logo abaixo do orbicular dos olhos e possui sua origem e inserção idêntica ao zigomático maior. Apresenta como ação a elevação do lábio superior expondo os dentes durante o sorriso.

Continuando, o músculo levantador do lábio superior está situado inferior e medialmente ao orbicular. Sua origem é na margem infra orbital e sua inserção é na asa do nariz e lábio superior. Apresenta como ação o movimento de elevação e eversão do lábio superior.

O músculo levantador do lábio superior e da asa do nariz esta situado lateralmente ao músculo nasal. Possui sua origem na maxila e inserção na asa do nariz e lábio superior.

Apresenta como ação a elevação e eversão do lábio superior, além de ter a capacidade de dilata as narinas.

O músculo depressor do lábio inferior esta situado inferiormente ao orbicular da boca. Possui origem na base da mandíbula e inserção no lábio inferior. Apresenta como ação o movimento de deprime o lábio inferior e expressões de ironia, o pensar e a dúvida.

Por último o músculo mentoniano, situado inferiormente ao orbicular da boca, com origem na mandíbula e inserção na cútis do mento. Possui como ação a elevação do mento no momento de beber um copo cheio de agua, falar e expressar dúvida.

Para finalizarmos o assunto sobre músculos da cabeça não podemos deixar de estudarmos os músculos responsáveis pela mastigação, ou seja, responsáveis por movimentar a mandíbula.

Os músculos da mastigação são constituídos pelo masseter, temporal, pterigóideo lateral, pterigóideo medial.

O músculo masseter encontra-se lateralmente na bochecha e anterior ao bucinador. Possui origem no arco zigomático e inserção no ramo da mandíbula. Apresenta a ação de fechar a boca (oclusão) através da elevação da mandíbula.

O músculo temporal possui um formato de leque e encontra-se na fossa temporal e posterior a fáscia temporal. Possui origem na linha temporal inferior e inserção processo coronóide da mandíbula.

Apresenta a ação de fechar a boca (elevação da mandíbula), mas também fazem a retração (movimento da mandíbula para trás) da mandíbula.

O músculo pterigóideo lateral encontra-se posterior ao osso zigomático, na fossa infra temporal. Possui origem na face lateral da lâmina lateral do processo pterigóideo e inserção no colo da mandíbula e capsula articular da ATM (articulação têmporo mandibular).

Apresenta como ação o movimento de fechar a boca e protrair a mandíbula (levar a mandíbula para frente).

E por último o músculo pterigóideo medial. Este se encontra posterior a mandíbula (ramo). Possui origem no processo pterigóideo (face medial da lâmina lateral) e no ângulo da mandíbula (face medial). Apresenta como ação o movimento de fechar a boca e protrair a mandíbula.

12

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/37871/musculos-da-cabeca-origem-insercao-e-acao#ixzz2gJb7sevP

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/37871/musculos-da-cabeca-origem-insercao-e-acao#ixzz2gJaop3Ys

MÚSCULOS DO PESCOÇO

Região Anterior do Pescoço

Platisma ou Cutâneo do Pescoço

Músculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com