TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transmissão da meningite

Artigo: Transmissão da meningite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  Artigo  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A meningite é causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de cinco anos são mais atingidas.

Transmissão da meningite

A transmissão da meningite geralmente ocorre por via direta de indivíduo para indivíduo (através da tosse, espirro), especialmente em locais de alta concentração de pessoas (como locais fechados, escolas, berçário, creche, etc.).

Transmissão da meningite viral

A transmissão da meningite viral se dá através do ar por inspirar gotículas de saliva contaminadas com o vírus ou pela ingestão de alimentos contaminados com as fezes do indivíduo contaminado. O indivíduo contaminado com o vírus da meningite pode evacuar e não lavar as mãos, manuseando alimentos ou bebidas. Logo a seguir, todos estes alimentos estarão contaminados, e assim que outro indivíduo consumi-los também será infectado com o vírus da meningite.Partilhar copos, pratos, talheres, alimentos e bebidas também são algumas formas de transmissão da meningite viral.Evitar locais fechados, locais com muita gente e ter hábitos de higiene são algumas formas de evitar a transmissão da meningite viral pois ainda não existe uma vacina contra este tipo de meningite.

Prevenção

Para a meningite, as vacinas mais utilizadas são a bivalente, a tetravalente e a monovalente, em menores de 2 anos. Entretanto, não existe ainda vacina para alguns sorotipos da doença.

Tratamento

A doença meningocócica tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Para a confirmação diagnóstica das meningites, retira-se um líquido da espinha, denominado líquido cefalorraquidiano, para identificar se há ou não algum patógeno e, se sim, identificá-lo. Em caso de meningite viral, o tratamento é o mesmo feito para as viroses em geral; caso seja meningite bacteriana, o uso de antibióticos específicos para a espécie, administrados via endovenosa, será imprescindível.

Contagio

Evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou mal lavados e ambientes abafados são formas de se diminuir as chances de adquirir a doença. Manter o sistema imunológico fortalecido e seguir corretamente as orientações médicas, caso tenha tido contato com alguém acometido pela doença são, também, medidas importantes.

Sintomas

A doença chega a matar em cerca de 10% dos casos e atinge 50% quando a infecção alcança a corrente sanguínea e é este um dos motivos da importância do tratamento médico. Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele (que são inicialmente semelhantes a picadas de mosquitos, mas rapidamente aumentam de número e de tamanho, sendo indício de que há uma grande quantidade de bactérias circulando pelo sangue) são alguns dos seus sintomas.

Ocorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com