TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento De Efluentes

Trabalho Universitário: Tratamento De Efluentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  4.104 Palavras (17 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 17

O CONSUMO DE PRODUTOS CONVENCIONAIS E LIGTH

EQUIPE: ANA CAROLLINA

WESLEY DE MEDEIROS

WANESSA RODRIGUES

EDSON SILVA

RECIFE – PE

2014

ANA CAROLLINA F. DOS SANTOS

WESLEY DE MEDEIROS CAVALCANTE

WANESSA RODRIGUES BORGES

EDSON ANTONIO DA SILVA

O CONSUMO DE PRODUTOS CONVENCIONAIS E LIGHT

Trabalho apresentado à disciplina Projeto Integrador como parte dos requisitos para conclusão do módulo I do curso Técnico em-Análises Químicas, Centro Universitário Maurício de Nassau–UNINASSAU, Boa Viagem, orientado pelo Professor Lígia Oliveira.

Recife – PE

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 01

2. OBJETIVOS 03

2.1 Objetivo Geral

2.2 Objetivos Específicos

3. JUSTIFICATIVA 04

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07

5. METODOLOGIA 09

5.1 Tabela

5.2 Análise dos Dados

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

7. REFÊRENCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

As inovações tecnológicas acabaram responsáveis por uma infinidade de produtos lançados no mercado e aos cientistas coube explorar os reais valores alimentícios de cada uma destas descobertas. Nesse contexto, surgiram os alimentos conhecidos como "diet" e "light", que há pouco tempo ocupavam acanhadamente alguns poucos espaços nas prateleiras dos supermercados e que, atualmente, têm seu consumo expandindo de forma vertiginosa por uma camada cada vez maior da população.

Atualmente os produtos "light" têm sido utilizado no tratamento da obesidade, com o objetivo de reduzir o valor calórico das preparações e/ou alimentos, em relação ao conteúdo de açúcares e gorduras, com isso podendo aumentar a oferta de alimentos na dieta hipocalórica prescrita ao obeso. Acompanhando as mudanças dos tempos, o setor alimentício é um dos mais dinâmicos, seguindo o lema "qualidade de vida" valoriza a alimentação saudável e equilibrada para o bem-estar. Assim surgiram os alimentos diet e light com o objetivo de permitir a manutenção da boa forma, do controle de doenças, da necessidade de produtos com ausência de determinados nutrientes e com menos produtos químicos. Mas, junto com eles as dúvidas surgem e, nós passamos a consumir light e diet como se fossem iguais. Segundo o ministério da Saúde os alimentos diet são isentos de determinados nutrientes sendo indicados para pessoas com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas ou que sofrem de doenças específicas como ocorre com os diabéticos que não devem ingerir açúcar ou os hipertensos que devem diminuir a ingestão de sódio.

Os alimentos light devem apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. Normalmente os alimentos light não são indicados para casos de doenças (diabetes, colesterol elevado, hipertensão, fenilcetonúricos a não ser que o alimento apresente a eliminação de algum componente como o açúcar, no caso de ser ingerido por diabéticos. Assim como os alimentos diet, esses também não devem ser ingeridos em grande quantidade.Com o estímulo da mídia, o culto ao corpo sadio e bonito tem movimentado cada vez mais a indústria de alimentos dietéticos e light, hoje não há comida que não tenha sua versão diet-light, portanto só nos resta saber utilizá-los de forma consciente e adequada a cada situação, que não nos deixemos levar pelo modismo e consumismo de produtos mais caros e que às vezes não correspondem às nossa necessidades.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, através da RDC 54/2012, alterou a forma de utilização da palavra light nos alimentos. O termo era empregado para definir alimentos com redução de algum componente ou baixo teor dele. Depois da resolução, light só pode ser usado em produtos com a redução de algum nutriente em comparação com um alimento de referência, ou seja, a modalidade convencional do mesmo.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

O objetivo desse estudo é baseado na comparação dos pontos positivos e negativos do alimento convencional e light analisando os pontos onde há benefícios e malefícios no seu consumo por pessoas que tem diabetes, hipertensão ou querem fazer dietas, onde esses alimentos nem sempre apresentam o resultado desejado pelo consumidor.

2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com