TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de doenças especificadas em fisioterapia neurológica

Relatório de pesquisa: Tratamento de doenças especificadas em fisioterapia neurológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 5

Especialidade que se utiliza de métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades neurológicas e cardiorrespiratórias em adultos. A fisioterapia neurológica adulta tem como objetivo diagnosticar e determinar um tratamento adequado para cada patologia. Pacientes com incapacidades neurológicas podem apresentar dificuldades motora. Algumas patologias podem também apresentar redução da sensibilidade, além de danos sensórias. Tanto o fisioterapeuta quanto o paciente são importantes para o tratamento, pois o fisioterapeuta identifica os distúrbios neurológicos, apresentando recursos e técnicas fisioterapêuticas, e o paciente aprendendo a lidar com as disfunções do movimento.

Algumas das patologias abordadas na fisioterapia neurológica são:

 Traumatismo Craniano Encefálico (TCE)

O Traumatismo craniano trata-se de qualquer contusão no crânio que pode se manifestar imediatamente ou em algumas horas atingindo somente a caixa craniana ou casos mais graves o cérebro. O TCE apresenta prognóstico bastante variado com manifestações clínicas aparentemente confusas e instáveis. Acontece geralmente em acidentes, em pessoas jovens e acomete na maioria, os homens.

As causas mais comuns são acidentes automobilísticos ou no trabalho, quedas, violência física e mergulho em águas rasas. Podendo haver inconsciência, distúrbios hemodinâmicos de rápido desenvolvimento, disfunções musculoesqueléticas momentâneas ou permanentes.

As consequências podem ser brandas, havendo recuperação em curto prazo ou graves, podendo levar até à morte. Em alguns casos os pacientes podem permanecer com sequelas, mas são muitas vezes imprevisíveis no inicio do tratamento.

A fisioterapia contribui de forma ímpar na reabilitação desses pacientes. Atuando de maneira a evitar contraturas musculares, negligencia de membros afetados e desmotivação do paciente. Estratégias básicas para o reaprendizado e readaptação são empregados pelo profissional ao seu paciente.

 Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença do sistema nervoso, uma doença cerebral, lentamente progressiva extremamente variável quanto à evolução prognóstica, o qual o paciente pode apresentar dificuldades para enxergar, falar, andar, equilibrar-se e dormências em determinadas regiões do corpo.

A causa esta relacionada com a destruição de mielina, que é um envoltório neurológico, o que leva a redução da condução nervosa. Algumas pessoas começam relatando dormência, perda de força e falta de equilíbrio nas pernas, começam a ter dificuldades leves a graves para realizar atividades simples e mais elaboradas, a força e tônus muscular apresentam-se diminuídos.

“O intuito fisioterápico é condicionar o sistema muscular com exercícios de baixa a moderada resistência e auxiliar ao máximo na independência do paciente. O conforto, adaptação e adesão ao tratamento ajudam ao máximo o aproveitamento das sessões e um vínculo forte do profissional com o paciente. A fisioterapia tem que ser constante e precoce para não permitir a aceleração das consequências.”

 Doença de Parkinson

O mal de Parkinson é uma doença bastante grave e incapacitante, progressiva e irreversível que atinge o sistema motor do corpo, e pode apresentar rigidez muscular, tremor durante o repouso e principalmente ao executar atividades manuais, redução e lentidão dos movimentos.

A causa relaciona-se com fatores genéticos, exposição a toxinas ainda no período gestacional e o envelhecimento natural de uma região cerebral leva à redução de dopamina (neurotransmissor responsável pela ativação da área motora no cérebro). As consequências tornam-se graves com o passar do tempo, o paciente tem dificuldades em realizar movimentos simples, manter-se equilibrado e concentrar em suas atividades. Ele passa a andar com mais dificuldade e de forma mais lenta, além de parecer paralisado ao tentar dar um passo à frente, a expressão facial fica reduzida, há dificuldades para se alimentar e escrever. Esta doença torna o paciente muito dependente e sujeito a doenças cardiorrespiratórias.

“Este paciente deverá ser tratado com todo respeito e cuidados por todos os profissionais da saúde e principalmente por sua família. Nosso objetivo fisioterapêutico é adiar e reduzir ao máximo os sofrimentos e consequências da doença. Por isso é essencial que a intervenção seja precoce e constante. O fisioterapeuta na própria casa do paciente terá condições de adaptar a melhor forma de disposição dos móveis, orientar o paciente e cuidadores às dificuldades iniciais e posteriores além estabelecer maior vínculo profissional-paciente.”

 Acidente Vascular Encefálico (AVE)

O acidente vascular encefálico, ou derrame, pode acontecer em qualquer faixa etária, entretanto é mais comum em idosos e pessoas com doenças cardíacas. É uma lesão que acontece no cérebro causando sintomas que perduram por mais de 24 horas devido problemas vasculares. Após a constatação do AVE, o paciente necessitará de um atendimento fisioterapêutico intenso.

Os sintomas são a perda da consciência, confusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com