TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atuação da fisioterapia no tratamento e prevenção da incontiência urinária

Por:   •  16/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.731 Palavras (11 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 11

A atuação da fisioterapia no tratamento e prevenção da incontinência urinária em mulheres idosas – uma revisão de literatura.

Alessandra Harumi Funatsu

Vanessa Megumi Ychihara

RESUMO

A incontinência urinária é definida como a perda involuntária da urina pela uretra, sendo na terceira idade mais frequente, decorrente do envelhecimento que traz alterações que interferem na força de contração da musculatura detrusora, pois a capacidade vesical e a habilidade de adiar a micção é reduzida, tanto em idosos do sexo masculino quanto feminino. Os principais fatores associados são: alterações hormonais, cognitivas, constipação intestinal, imobilidade, atrofia dos músculos do assoalho pélvico, doenças crônicas e aumento do índice de massa corpórea. O presente trabalho, se trata de uma revisão de literatura, na qual foram levantados artigos publicados entre 2007 e 2015 que abordam a intervenção da fisioterapia na incontinência urinária. A área da fisioterapia na geriatria tem papel importante na prevenção e tratamento das alterações decorrentes da incontinência urinária. A abordagem fisioterapêutica na incontinência urinária se baseia em técnicas de exercícios para a reeducação da musculatura do assoalho pélvico e seu fortalecimento, utilizando a eletroestimulação neuromuscular, cinesioterapia, cones vaginais, modificação comportamental e biofeedback. Podemos concluir com o presente trabalho, que os tratamentos que mostram melhores resultados são a cinesioterapia e a eletroestimulação promovendo melhora dos sintomas que a paciente apresenta, melhorando sua qualidade de vida.

ABSTRACT

Palavras-Chave: assoalho pélvico, fisioterapia, incontinência urinária, prevenção, saúde do idoso, tratamento fisioterapêutico

Introdução

A incontinência urinaria é a perda involuntária da urina pela uretra, sendo na terceira idade mais frequente, decorrente do envelhecimento que traz alterações que interferem na força de contração da musculatura detrusora, pois a capacidade vesical e a habilidade de adiar a micção é reduzida, tanto em idosos do sexo masculino quanto feminino [1,2].

A pressão máxima de fechamento uretral e as células da musculatura estriada do esfíncter alteram-se predominantemente nas mulheres, além de outras doenças que podem estar relacionadas as alterações que acometem a incontinência urinária. O sexo feminino, em relação a raça, acomete mais mulheres brancas que as negras [3].

Na população de idosas, os principais fatores que podem contribuir para o aparecimento da incontinência urinária são: alterações hormonais, alterações cognitivas, constipação intestinal, imobilidade, atrofia dos músculos e tecidos, lentificação da resposta funcional do sistema nervoso e circulatório, diminuição da capacidade da bexiga, doenças crônicas e aumento do índice de massa corpórea. A incontinência afeta mulheres em diferentes idades, as causas desse sintoma podem ser muitas, mas a mais comum é a idade e a paridade, isso quer dizer, o número de partos e a idade mais avançada. Estudos em relação ao Brasil, indicam que entre 26,2 e 35 % das mulheres no período pós menopausa apresentam incontinência urinária (alterações hormonais) [4].

Para que não ocorra a incontinência urinária é necessário que haja um funcionamento adequado do aparelho urinário inferior, que implica integridade anatômica dos centros e vias venosas, que coordenam a musculatura lisa e estriada do aparelho urinário e pavimento pélvico [5].

A área de fisioterapia na geriatria tem papel importante na prevenção, inibição e evolução do quadro, mantendo a qualidade de vida do idoso. Uma das doenças mais acometidos nessa área é a incontinência urinária. A fisioterapia na incontinência urinaria da idosa utiliza técnicas de exercícios para aquisição do fortalecimento muscular, além da reeducação da musculatura do assoalho pélvico e seu fortalecimento, utiliza-se eletroestimulação neuromuscular, cinesioterapia, cones vaginais, modificação comportamental e biofeedback [5].

Dentre tudo, as orientações são necessárias, onde inclui-se mudanças de hábitos alimentares, como a diminuição da ingestão de cafeinados, excesso de líquidos antes de dormir, frutas ácidas, achocolatados e refrigerantes. Esses são considerados irritantes vesicais e por isso podem agravar os episódios de perdas urinárias, portanto tais mudanças devem ser estimuladas [6].

Há testes para avaliação do assoalho pélvico como: a eletromiografia, o estudo histomorfológico por biópsia muscular ou avaliação clínica pela palpação bidigital vaginal, perinêometro e cones vaginais [6].

Em relação aos exercícios, as pacientes podem utilizar de contrações longas ou curtas, sendo as longas ficando em posição deitada de costas ou de lado com as pernas afastadas e o tórax relaxado, levantar o assoalho pélvico e sentir a contração conforme os esfíncteres são apertados e a passagem interna se torne estreita e tensa, prendendo por 10 segundos e relaxando a musculatura completamente [6].

Para contração mais rápidas o mesmo procedimento sendo a única diferente o tempo o qual será de 2 a 3 segundos de contração da musculatura [6].

Para que o tratamento seja eficaz, é necessário uma interação terapeuta-paciente, com total dedicação tanto daquele quanto desta, espera dela. As reavaliações devem ser periódicas para progredir com o programa de exercícios e de comando verbal do terapeuta que são imprescindíveis [6].

Com isso exercícios físicos como o fortalecimento do assoalho pélvico, as contrações corretas dos músculos perineais em concominância com a respiração adequada é de grande importância, pois a fisioterapia mostra-se eficaz na sustentação dos órgãos pélvicos e reforça a resistência uretral, dando condições para o equilíbrio do grupo muscular [6].

Portanto, este artigo tem o objetivo de destacar um conhecimento amplo sobre a atuação da fisioterapia na incontinência urinária, tanto no tratamento, quanto na prevenção, apresentando os tratamentos disponíveis, e com isso ajudar a aumentar a autoestima da população idosa contribuindo para sua interação social e melhoria na qualidade de vida.

Metodologia

        Trata-se de uma revisão de literatura, com busca eletrônica de publicações científicas na base de dados Scielo. Foram levantados artigos publicados entre 2007 e 2015, utilizando como os descritores “fisioterapia em idosas com incontinência urinária”, “tratamento fisioterapêutico em idosas”, “fortalecimento pélvico em idosas”, todos em língua portuguesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com