TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tuberculose

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

TUBERCULOSE

Resenha - Extraído da Publicação - Avaliação e estratégias de controle da tuberculose no Brasil. Barreira, Draurio; Grangeiro, Alexandre. Revista de Saúde Pública. 2007, número 41, supl. 1, pag. 4- 8.

Os autores destacam em seu estudo que a tuberculose é uma doença infecciosa mais antiga e vulnerável ao tratamento medicamentoso e mesmo depois de meio século de combate continua sendo um dos principais agravos em saúde em todo o mundo.

A doença afeta países com baixa renda e acarreta em mais de 1,5 milhão de óbitos por ano.

A partir do ano de 1993 a Organização mundial de Saúde vem junto aos governos, comunidade científica e sociedade civil intensificarem os esforços para o combate a doença.

O Brasil encontra-se como único país da América Latina incluído entre os 22 países que detém 80% de tuberculose no mundo. Sendo que as Regiões Norte, Nordeste e Sudestes com índice de maiores taxas da doença. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - Aids é outro fator associado a morte por tuberculose, os estudos apontam maior número de morte nesta população.

Entre os anos de 1990 a 2000 o Ministério de Saúde vem implementando estratégias no combate a tuberculose.

O Sistema Único de Saúde criou o Pacto pela vida com intuito do cumprimento das metas estabelecidas pela OMS de detectar 70% dos casos de tuberculose estimados e cura de cerca de 85% dos casos novos de Tuberculose. Assim O Programa Nacional de Controle da Tuberculose foi direcionado para estratégias com relação à descentralização, bem como as ações voltadas a prevenção, vigilância e controle da doença e consequentemente a diminuição da mortalidade e controle de endemias.

Os autores evidenciam em seu estudo que a tuberculose persiste com o passar doas anos e se apresenta como problema de saúde pública, que causam desafios ao Sistema de Saúde. Também evidenciam a importância da realização das pesquisas e estudos com publicações que tem como principal objetivo aprimoramento da compreensão deste fato.

A tuberculose sem dúvida alguma é um problema que vem apresentando uma constância como problema de saúde mundial. Sem dúvida alguma está associado a fatores que o tornam com maior persistência ocasionando dificuldades no combate, como a pobreza, associação ao vírus do HIV, ao aumento da população de rua, aos altos índices no sistema carcerário. A própria colocação do Brasil entre os 22 países com maior incidência de casos e ainda com óbitos. O profissional de Saúde em especial o enfermeiro deve estar capacitado para o atendimento, desde o acolhimento à própria assistência com vínculo que estabeleça segurança entre o paciente e o profissional de forma a estabelecer atendimento em tratamento completo, pois há relatos na literatura e dados do próprio Ministério de Saúde de que a falta de adesão ao tratamento é o grande vilão. Existe, portanto, a necessidade de estratégias que viabilizem ações programáticas para o combate da doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com