TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DISCIPLINA CFS 5154 – FISIOLOGIA II

Por:   •  6/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DISCIPLINA CFS 5154 – FISIOLOGIA II

ESTUDO DIRIGIDO II

  1. Como ocorre a síntese e liberação dos hormônios da neurohipófise?

São sintetizadas e armazenadas em vesículas secretoras que terão saída em terminais axonais e serão liberadas para a circulação periférica.

Os neurônios do paraventricular e do supraóptico irão projetar seus axônios para a neurohipófise, a qual possui uma rede de capilares extensa onde os hormônios serão liberados e irão entrar nessa rede de capilares e irão para a circulação.

Hormônios peptídicos que são sintetizados nos corpos, neurônios magnocelulares do hipotálamo, viajam através dos seus axônios até a neurohipófise através de grânulos secretórios para serem armazenados nos terminais secretórios da neurohipófise. Esses terminais axonais são vesículas secretórias onde ficarão armazenados os hormônios, e são revestidos de células astrogliais modificadas chamadas pituicitos. Quando o corpo do neurônio recebe um estímulo no hipotálamo, é gerado um potencial de ação que irá sinalizar para que o granulo armazenado no terminal seja liberado por exocitose, entrando nos capilares, e depois para a circulação periférica por meio deles.

A síntese desses neurohormônios ocorre pois nos neurônios do hipotálamo, neurônios magnocelulares há uma proteína precursora que é sintetizada nesse neurônio, e esta proteína sintetizada é o pré-pro hormônio que será processado no RE desse neurônio por remoção de um peptídeo sinal e adição de uma cadeia de carboidrato. Ela será armazenada em grânulos que serão transportados através do axônio desses neurônios até o terminal desse neurônio. Durante esse transporte, ocorre o processo pós translacional adicional, onde esta proteína precursora será separada enzimaticamente em diferentes tipos de hormônios. No caso da AVP, o precursor dela é uma proteína que será clivada em 3 tipos de substancias que são a avp, a copeptina e neurofisina. Essas substâncias serão armazenadas nesses grânulos neurosecretores que estarão no terminal axonal até que um estímulo especifico vindo de outro neurônio aconteça nele, fazendo que ele despolarize e secrete por exocitose esses neurohormônios que estão guardados nesses grânulos.

  1. Quais os principais hormônios liberados pela neurohipófise e suas funções no organismo?

Hormônio antidiurético (ADH - AVP): contrai o músculo liso vascular e aumenta a reabsorção de água pelos néfrons (tornando a urina mais concentrada). Faz a homeostase do equilíbrio de fluidos e a regulação do tônus vascular e a resposta ao estresse endócrino.

 Ocitocina: contrai o músculo liso do trato reprodutor feminino (mamas e útero) e masculino (dutos deferentes). Desempenha um papel na ligação social, reprodução sexual, parto e no período após o parto. Promove contrações musculares uterinas; reduz o sangramento durante o parto; estimular a libertação do leite materno.

  1. Quais fatores afetam a secreção e liberação de ocitocina e AVP?

Ocitocina:

 • Estimulantes: em mulheres lactantes a sucção da mama pelo bebê, interação com o bebê, pressão no colo uterino (parto), ato sexual, todas as interações entre indivíduos com laços de amizade ou familiares

• Inibitórios: opiáceos, ansiedade, depressão

AVP:

• Estimulantes: aumento da osmolaridade do LEC, redução do volume do LEC, hipotensão, náusea, hipoglicemia

• Inibitórios: redução da osmolaridade do LEC, etanol, agonistas alfaadrenérgicos, peptídeo natriurético atrial

  1. Explique o processo de síntese de iodotironinas.

Primeiramente, a tireoglobulina é sintetizada e transferida ao lúmen folicular. Posteriormente o iodeto que está livre no capilar é captado ativamente por co-transporte com 2NA+ para o citoplasma da célula folicular.  O iodeto, então, é oxidado a iodo na passagem para o lúmen folicular pela tireóide peroxidase. Esse iodo é incorporado a resídulos de tirosina da TG formando dois tipos de substância: a monoiodotirosita (MIT) e dioodotirosina (DIT) no lumen.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com