TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Federal da Paraíba Disciplina: Introdução à Psicologia

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal da Paraíba

Disciplina: Introdução à Psicologia

Matrícula:20190091110

Discente: Jessiane Gomes de Moura

                                                          Resumo

Sigmund Freud, foi um grande revolucionário ao entender a psique humana em sua singularidade, assim dando origem a Psicanálise. Em 1985, ele fez a seguinte afirmação: "sofremos de reminiscências que se curam lembrando”. O termo psicanálise pode ser referido a uma teoria, a qual caracteriza se por um conjuntos de conhecimentos sistematizados sobre a vida psíquica, como também por um método de investigação que busca o significado de algo oculto, podendo ser manifestado através de sonhos ou gatilhos ativados por palavras/ações, ou a análise que acontece por meio do autoconhecimento. Atualmente a Psicanálise possui inúmeras vertentes, uma delas ajuda a entender o individualismo no mundo contemporâneo.

Ao longo de sua história, Freud passou por diversas dificuldades, onde não pode se dedicar integralmente na sua vida de pesquisador. Posteriormente, ele vem a trabalhar com o psiquiatra Jean Charcot, onde atuou na eliminação de distúrbios nervosos por meio da hipnose. Ao passar dos anos, ele abandonou a hipnose, desenvolvendo assim uma técnica de concentração, tendo em vista que alguns pacientes não permitiam ser hipnotizados. Dessa forma, a técnica de concentração na qual a rememoração era conduzida por meio de uma conversação normal. Ao observar que os pacientes ficavam confusos, envergonhados por imagens ou idéias que surgiam em sua mente durantes as sessões, Freud denominou isso como "resistência" e chamou de repressão o processo psíquico de encobrir a origem de um sintoma, estes conteúdos psíquicos encontram-se no “inconsciente” No livro “ A interpretação dos sonhos”, Freud apresenta a existência de três sistemas psíquicos. O inconsciente como já foi explicado anteriormente. O Pré-Consciente onde permanecem os conteúdos acessíveis  à consciência, e por último a Consciência onde as informações do mundo exterior e interior são recebidas simultaneamente.  

Freud em suas investigações descobriu que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida do indivíduo. Esse assunto rendeu inúmeras repercussões na época, visto que a concepção vigente na época era de que a infância era uma fase “inocente”. Os principais aspectos destas descobertas são de que a função sexual existe desde o princípio da vida, e não apenas após a puberdade e o período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção do prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher, sem ser apenas com a finalidade de reprodução, pois essa era a ideia defendida na época. No processo de desenvolvimento psicossexual, o indivíduo, nos primeiros tempos de vida, tem a função sexual ligada à sobrevivência, e, portanto, o prazer é encontrado no próprio corpo. Freud intitulou as fases como: Fase oral ( zona de erotização é a boca), Fase anal (zona de erotização é o anus), fase fálica (zona de erotização é o orgão sexual), Latencia que se prolonga até a puberdade e a principal caracteristica é a diminuição das atividades sexuais. Após a puberdade a última fase atingida é a fase genital, onde o objeto de erotização está no meio externo.Na fase fálica pode ocorrer o “Complexo de Édipo”, onde a mãe é o objeto de desejo do menino, e o pai é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (287.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com