TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO USO DE EPIS NA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E REFEIÇÃO: A EMPRESA ALFA LAVAL LTDA

Por:   •  20/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DAS AMÉRICAS

SILVANA SANTOS DO NASCIENTO

IMPORTÂNCIA DO USO DE EPIS NA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E REFEIÇÃO: A EMPRESA ALFA LAVAL LTDA

SÃO PAULO

2019


1 INTRODUÇÃO

Esse relatório visa abordar a importância da utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para a Unidade de Alimentação e Refeição da empresa Alfa Laval LTDA, atuante na área metalúrgica. O estágio teve início no dia 08 de abril de 2019 e terá finalização no dia 26 de junho de 2019.

O estágio realizado compreende a prestação de serviço para a alimentação coletiva na Unidade supracitada. O serviço prestado pelo estágio é pela empresa GRSA, que presta serviços para a metalúrgica em detrimento ao ramo de alimentação, ao qual também possui contrato com a instituição de ensino de vínculo da autora deste relatório.

1.2 OBJETIVOS

Nesse sentido, este relatório possui os seguintes objetivos:

2.1 Objetivos Geral

Apresentar a realidade da empresa Alfa Laval LTDA quanto a utilização de EPI’s com destaque a sua importância.

2.2 Objetivos Específicos

  • Destacar a rotina diária observada dos funcionários e sua utilização dos EPI’s;
  • Exibir a importância de utilização dos EPI’s.

2 METODOLOGIA

O percurso metodológico é a junção de um conjunto de etapas e processos a serem realizados, de forma ordenada e sistemática, na investigação científica, representando o passo-a-passo que consiste desde a assistência da realização da pergunta problema até a obtenção dos resultados da pesquisa e quais os caminhos percorridos para obtenção de tal ato (REIS, 2010, p. 12).

Ainda em consonância com o método do raciocínio indutivo, a generalização de conceitos que são abordados, originam-se por observações de casos concretos. As constatações particulares dos pesquisadores originam da elaboração do aspecto geral. Com isso, a pesquisa possui sua base no método de abordagem indutiva, ao que concerne a demonstração de caráter geral com abordagem da problemática apresentada em momento anterior (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 28).

De acordo com Gerhardt e Silveira (2009, p. 33), a pesquisa qualitativa tem preocupação com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, com foco na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. Segundo os autores, essa modalidade tem como escopo o universo de significados, motivos, aspirações, valores, entre outros, o que compreende um aspecto não tangível da pesquisa. Algumas das características dessa modalidade de pesquisa consistem na objetivação do fenômeno, hierarquização das ações de descrever, compreender, explicar, precisão das relações entre o global e o local em determinado fenômeno, observância das diferenças entre o mundo social e o mundo natural, entre outros métodos.

Nesse sentido, a pesquisa construída será por intermédio da estratégia de observação, como forma de instrumento e amostra de pesquisa, tendo em vista que, conforme os objetivos destacados, as constatações feitas foram possíveis pela observação efetuada durante o estágio realizado na Unidade da empresa Alfa Laval LTDA.

3 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

A rotina laboral do estágio inicia com o repasse do cardápio do dia para o registro na ficha de controle de temperatura. Após, são produzidas placas do cardápio apresentado para a exibição no refeitório, com a aferição da temperatura dos equipamentos e anotação posterior nas fichas de controle.

As 11:00h e as 13:00h, de forma impreterível, são aferidas as temperaturas das refeições e os resultados são anotados nas fichas de controle. Com a aferição da temperatura das 13:00h são retiradas amostras de cada preparação e posteriormente as mesmas são armazenadas na geladeira.

Também fazem parte das atividades do estágio a verificação das fichas de controle que os funcionários da Unidade utilizam para o preparo das refeições ao dia. Por fim, é observado o comportamento dos funcionários quanto a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs no âmbito da Unidade da empresa Alfa Laval LTDA.

A Unidade de Alimentação e Refeição da empresa Alfa Laval LTDA possui as seguintes certificações: OHSAS 18001: 2007; ISO 9001 para Gestão de qualidade e ISO 14001 para Gestão ambiental e também certificação de saúde e segurança do trabalho. O cozinheiro líder da Unidade da empresa possui cerificação da CIPA.

Convém destacar que a segurança e a saúde do trabalhador representam aspectos de suma importância, pois em virtude da era tecnológica e do mundo globalizado, os serviços precisam ser disponibilizados com a maior agilidade e precisão possível e para isso, os recursos humanos precisam estar em estado de melhor desempenho para que assim as organizações cumpram sua demanda, conforme o que dispõem no mercado empresarial.

Os riscos físicos são os seguintes: calor dos fornos, temperaturas extremamente baixas nas câmaras frias, umidade no local como um todo, eletricidade dos equipamentos e o risco oferecido pelos objetos perfuro cortantes. Existem também riscos de origem química, provenientes de produtos de produtos tóxicos, inflamáveis e irritantes. Existem também riscos na categoria ergonômica, como: as cargas que são transportadas ao longo do dia e a postura inadequada. Para minimização de exposição a esses riscos ocupacionais a empresa conta com os seguintes EPIs: calçado de segurança, luva de algodão, luva malha de aço, óculos de segurança, luva de algodão látex, luva térmica impermeável, avental término, avental de PVC, mangote, bota de PVC, jaqueta térmica e toucas de proteção.

A segurança do trabalho pode apresentar o entendimento concernente a medidas adotadas com a finalidade de minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como a proteção a integridade e capacidade de trabalho das pessoas envolvidas na função. A segurança do trabalho é praticada pela conscientização dos empregadores e também dos empregados com relação aos seus direitos e deveres. Deve ser praticada no trabalho, na rua, em casa, em todo lugar e a qualquer momento (PEIXOTO, 2011, p. 15).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com