TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIAS AEREAS

Ensaios: VIAS AEREAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.292 Palavras (10 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 10

Vias aéreas

O Sistema Respiratório do ser humano pode ser definido, de modo geral e sucinto, como um sistema de vias aéreas (superiores e inferiores), unido a um par de pulmões (principal órgão da respiração), os quais são revestidos pela pleura pulmonar e estão contidos na caixa torácica. Funcionalmente, o sistema respiratório está ligado ao coração e interage com o sistema circulatório no processo de trocas gasosas, provendo o organismo de oxigênio, sua função fundamental.

O aparelho respiratório é um dos mais complexos do nosso organismo. Assegura uma função indispensável à sobrevivência das células, dos tecidos e, no seu conjunto, do corpo humano. O aparelho respiratório se divide em:

Vias Aéreas Superiores, que são constituídas por: 

Vias Aéreas Inferiores, que são constituídas por:

-Nariz e fossas nasais

-Traqueia

-Seios perinasais

-Brônquios

-Boca

-Bronquíolos

-Faringe

-Alvéolos

-Laringe

-Pulmões

Sistema respiratório

Vias aéreas superiores

A via aérea superior é uma estrutura complexa e multifuncional que regula diversas funções do organismo humano contraditório. Esta complexidade merece que nós paramos para analisar a anatomia das vias aéreas superiores em indivíduos saudáveis, para entender melhor sua complexidade em pacientes com SAHOS. Alternada das vias aéreas superiores e função respiratória com ventilação gástrica e fonação (fala). Colocou os mecanismos responsáveis pela sensação olfativa, o aparelho, que permite a articulação da fala e no sistema respiratório e ventilação. O SAV está dividido em cavidade nasal, faringe e laringe.

O mau funcionamento em algum lugar neste complexo causas de oclusão intermitente das vias aéreas superiores, o que predispõe o desenvolvimento de ronco e apneia do sono. As causas exatas do colapso da faringe resultando na interrupção do fluxo de ar, estão ainda a ser determinada, embora diversos fatores tenham sido analisados anatômicos e funcionais relacionados à obstrução deste processo, as causas ainda são desconhecidas para a medicina moderna.

Fossas nasais

É o começo das vias aéreas superiores eo fluxo de ar de entrada do canal e mais comuns. É constituída de paredes rígidas e desmontáveis e na ausência de fatores patológicos é irrelevante nos processos de ronco e apneia. As cavidades forma separadas por um septo osteo-cartilaginosa (septo), com paredes em que há proeminências ósseas, recobertas por uma mucosa eréteis cornetos nasais, cujo tamanho é muito variável, dependendo da quantidade de sangue que tem dentro deles. Eles estão divididos em: narinas, narinas anteriores buracos e coanas, narinas posteriores.

Faringe

Esta é a área da maior importância porque está localizada a maioria dos episódios de obstrução que resultam em SAHOS. A porção do trato aerodigestivo que se estende desde a porção retronasal (nasofaringe, nasofaringe nasofaríngeo) para a entrada do esôfago (hipofaringe). É um canal membranoso paredes e colapso do tecido mole que se estende desde a base do crânio até a sexta vértebra cervical. Tem a peculiaridade de ser um segmento comum do sistema respiratório e o sistema digestivo. Seu tamanho aproximado é de 13 centímetros de comprimento e é dividido em diferentes seções anatômicas.

A faringe é um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Ela se situa logo atrás das cavidades nasais e logo a frente às vértebras cervicais. Sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento. Ela é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.

A porção superior da faringe, denominada parte nasal ou nasofaringe, tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois óstios faríngeos das tubas auditivas e com a orofaringe. A tuba auditiva se comunica com a faringe através do ósteo faríngeo da tuba auditiva, que por sua vez conecta a parte nasal da faringe com a cavidade média timpânica do ouvido.

A parte intermediária da faringe, a orofaringe, situa-se atrás da cavidade oral e estende-se do palato mole até o nível do hióide. A parte da orofaringe tem comunicação com a boca e serve de passagem tanto para o ar como para o alimento.

A laringofaringe estende-se para baixo a partir do osso hioide, e conecta-se com o esôfago (canal do alimento) e posteriormente com a laringe (passagem de ar). Como a parte oral da faringe, a laringofaringe é uma via respiratória e também uma via digestória.

Laringe

A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traqueia. Ela se situa na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebra cervicais. A laringe tem três funções:

Atua como passagem para o ar durante a respiração;

Produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz);

Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traqueia).

A laringe desempenha função na produção de som, que resulta na fonação. Na sua superfície interna, encontramos uma fenda ântero-posterior denominada vestíbulo da laringe, que possui duas pregas: prega vestibular (cordas vocais falsas) e prega vocal (cordas vocais verdadeiras).

A laringe é uma estrutura triangular constituída principalmente de cartilagens, músculos e ligamentos. A parede da laringe é composta de nove peças de cartilagens. Três são ímpares (cartilagem tireóidea, cricóidea e epiglótica) e três são pares (cartilagem aritenóidea, cuneiforme e corniculada).

A cartilagem tireóidea consiste de cartilagem hialina e forma a parede anterior e lateral da laringe, é maior nos homens devido à influência dos hormônios durante a fase da puberdade. As margens posteriores das lâminas apresentam prolongamentos em formas de estiletes grossos e curtos, denominados cornos superiores e inferiores.

A cartilagem cricoide localiza-se logo abaixo da cartilagem tireoide e antecede a traqueia. A epiglote se fixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com