TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIRUS MONERA

Artigos Científicos: VIRUS MONERA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  470 Visualizações

Vírus,

Monera,

Protista e Fungo

Introdução

A maioria dos organismos que iremos estudar neste trabalho são microscópicos.

São, por isso, chamados microorganismos ou micróbios. Eles se encontram em toda parte, incluindo nosso próprio corpo.

Alguns causam doenças aos seres humanos; outros colaboram na produção de alimentos (pão queijo e vinho) ou medicamentos (antibióticos); outros, ainda, promovem a reciclagem das substancias contidas nas fezes e nas partes mortas de plantas e animais.

Os Vírus

Os vírus são seres tão pequenos- algumas dezenas de vezes menores que as minúsculas bactérias- que não vistos ao microscópio comum, mas apenas ao microscopio eletrônico. Eles só conseguem se reproduzir dentro de células de um organismo vivo, seja animal, vegetal, seja bactéria. Ao se reproduzir, utilizam-se de varias substâncias que encontram no interior da célula hospedeira. São todos parasitas.

O organismo de um vírus é constituído basicamente de uma cápsula de proteínas, que contem em seu interior o material genético ou reprodutor.

Veja o esquema de um vírus bacteriófago, vírus que infecta as bactérias. Para se reproduzir o bacteriófago fixa-se na superfície da bactéria hospedeira através da cauda, perfura a membrana celular da bactéria e injeta todo material genético.

Em outros casos, como o que ocorre o vírus da gripe, os vírus penetram inteiros no interior da célula hospedeira, onde se reproduzem. Em poucas horas a célula hopedeira começa a liberam novos vírus, já formados. Neste caso os vírus não arrebentam as células hospedeiras, conforme o que você viu na ilustração a cima, mas muitas dessas célula podem morrer devido a infecção.

Como parasiatas, os virus

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com