TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VMAT - RADIOTERAPIA VOLUMÉTRICA MODULADA

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

RADIOTERAPIA EM ARCO MODULADO VOLUMÉTRICO (VMAT)

BAHIA¹, N.; ARANHA², D.

Discentes¹ da FAMAZ; Docentes² da FAMAZ.

RESUMO

Introdução: A radioterapia é a modalidade médica que utiliza radiações ionizantes para destruir ou controlar o crescimento de células neoplásicas. O sucesso do tratamento depende de vários fatores, dentre eles a liberação precisa da dose de radiação aplicada no volume alvo, visando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas. Com o avanço da tecnologias foram surgindo novas técnicas para proporcionar eficácia no tratamento, rapidez e conforto ao paciente, um desses avanços é da técnica de radioterapia em arco modulado volumétrico (VMAT). Objetivo: A proposta deste trabalho é apresentar um estudo sobre os fundamentos de radioterapia, com o planejamentos da técnica de radioterapia em arco modulado volumétrico (VMAT) no tratamento da radioterapia. Materiais e métodos: A metodologia foi realizada por meio de levantamento bibliográfico. As bases de dados utilizadas foram: National Library of Medicine – MEDLINE (PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), além de dissertações de mestrado. Resultados/Discussão: A técnica de radioterapia VMAT é uma técnica nova de radioterapia, que pode atingir distribuições de dose altamente conformáveis com a melhoria da cobertura de volume alvo e preservação dos tecidos normais, em comparação com a técnica convencional de radioterapia. VMAT também tem o potencial para oferecer vantagens adicionais, tais como o tempo de entrega de tratamento reduzido em comparação com radioterapia de intensidade modulada. Atualmente, a maioria dos dados publicados sobre VMAT, tem sido baseado em dados de resultados clínicos do IMRT, pois a distribuição de dose no paciente fica próxima da obtida com IMRT. Recentemente, houve um aumento no interesse em terapias baseadas em VMAT, numa tentativa de ultrapassar algumas das limitações associadas com IMRT. Sendo assim o VMAT é a entrega de radiação a partir de uma rotação contínua da fonte de radiação e permite que o paciente seja tratado variando o ângulo do feixe em 360° ou menos. VMAT tem a capacidade de atingir distribuições altamente complexas de dose e é, essencialmente, uma forma alternativa de IMRT. Conclusão: O VMAT é uma técnica que veio para revolucionar os tratamentos radioterápicos, porém necessita de um acompanhamento mais específico com um controle de qualidade bem mais rígido se comparado com as outras técnicas. O controle de qualidade é mais rígido por conta do planejamento que deve ser realizado para que o paciente não sofra sequelas, impossibilitando sua cura.

Palavras-chaves: Radioterapia. Tecnologia. Planejamento. Tratamento.


Referências:

CARDOSO, M. J. D. Estudo dosimétrico para implementação da técnica radioterapêutica Volumetric Modulated Arc Therapy (VMAT). Dissertação - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa. 2011.

FURNARI, L. Controle de qualidade em radioterapia. Revista Brasileira de Física Médica, São Paulo, v. 3, p. 77-90, 2009.

INSTITUTO DE RADIOTERAPIA SÃO FRANCISCO. História da Radioterapia. Disponível em: <http://www.radioterapiamg.med.br/historia_rxt.html>. Acesso em: 05 outubro 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (53.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com