TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vias E Tratos Acendentes E Descendentes

Trabalho Universitário: Vias E Tratos Acendentes E Descendentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  5.632 Visualizações

Página 1 de 10

Tratos Ascendentes

As sensações álgica e térmica ascedem no trato espinotalâmico lateral; o tato leve (grosseiro) e a pressão ascendem no trato espinotalâmico anterior. O tato discriminativo, isto é, a capacidade de localizar apuradamente a área do corpo tocada e também perceber que dois pontos são tocados simultaneamente, embora sejam próximos, ascende nos finículos posteriore. Também ascedem nos funículos posteriores informações de músculos e articulações acerca do movimento e da posição de diferentes partes do corpo. Além disso, a sensação vibratória ascende no funículo posterior. As informações inconscientes dos músculos, articulações, pele e tecido subcutãneo atingem o cerebelo por intermédio dos tratos espinocerebelares anterior e posterior e do trato cuneocerebelar. As informações álgicas, térmicas e táteis seguem para o colículo superior do mesencéfalo através do tato espinotetal para servirem aos reflexos espinovisuais. O trato espinorreticular constitui uma via dos músculos, articulações e pele para formação reticular, enquanto o trato espino-olivar fornece uma via indireta para que informações aferentes adicionais alcancem o cerebelo.

Vias Álgica e Térmica

Trato espinotalâmico lateral

Os receptores para dor e temperatura na pele e outros tecidos são terminações nervosas livres. Os impulsos álgicos são transmitidos à medula espinal em fibras do tipo A delta de condução rápida e fibras do tipo C de condução lenta. As fibras de condução rápida alertam o indivíduo a cerca da dor agúda inicial, e as fibras de condução lenta são respónsaveis pela dor incômoda em queimação prolongada. As sensações de calor e frio também seguem pelas fibras A delta e C.

Neurônios de 1ª ordem: Os axônios que entram na medula espinal provenientes do gânglio da raiz posterior seguem para ponta da coluna cinzenta posterior e dividem-se em ramos ascendente e descendente. Esses ramos percorrem uma distância de um ou dois seguimentos na medula espinal e formam o trato posterolateral de Lissauer. Essas fibras no neorônio de primeira ordem terminam fazendo sinapse com células na coluna cinzenta posterior, incluindo células na substância gelatinosa. Acredita-se que a substância P, um neuropeptídio seja o neurotransmissor dessas sinapses.

Neurônios de 2ª ordem: Os axônios dos neurônios de segunda ordem cruzam obliquamente para o lado oposto nas comissuras cinzenta anterior e branca dentro de um segmento medular, ascendendo no funículo contralateral como trato espinotalâmico lateral. O trato espinotalâmico lateral segue medialmente ao trato espinocerebelar anterior.

Ao atravessar a medula oblonga, o trato espinotalâmico lateral situam-se próximo a superfície lateral e entre ao núcleo olivar inferior e o núcleo do trato espinal do nervo trigêmeo. Agora é acompanhado pelos tratos espinotalâmico anterior e espinotetal; juntos, formam o lemnisco espinal.

O lemnisco espinal continua a ascender através da parte posterior da ponte. No mesencéfalo, situa-se no tegmento lateralmente ao lemnisco medial. Muitas das fibras do trato espinotalâmico lateral terminam em sinapses com neurônio de terceira ordem no núcleo posterolateral ventral do tálamo.

Neurônios de 3ª ordem: Os axônios dos neurônios de terceira ordem no núcleo posterolateral ventral do tálamo atravessam o ramo posterior da cápsula interna e a coroa radiada para alcançar a área somestésica no giro pós- central do córtex cerebral. As informações são transmitidas para outras regiões do córtex cerebral, para serem utilizadas por áreas motoras e pela área de associação parietal. O papel do córtex cerebral é interpretar a qualidade das informações senssitivas ao nível da consciência.

Vias do Tato Leve (Grosseiro) e Pressão

Trato Espinotalâmico Anterior

Neurônios de 1ª ordem: Os axônios entram na medula espinal a partir do gánglio da raiz posterior a e seguem até a ponta da coluna cinzenta posterior, onde se dividem em ramos ascendentes e descendentes. Tais ramos seguem por uma distância de um ou dois segmentos da medula espinal, contribuindo para o trato posterolateral de Lissauer. Acredita-se que essas fibras do neurônio de primeira ordem terminem formando sinapses com células no grupo da substância gelatinosa na coluna cinzenta posterior.

Neurônios de 2ª ordem: Os axônios dos neurônios de segunda ordem cruzam muito obliquamente para o lado oposto nas comissuras cinzentas e branca anteriores dentro de vários segmentos espinais e ascendem no funículo anterolateral oposto como trato espinotalâmico anterior. À medida que o trato espinotalâmico anterior ascende através da medula espinal, novas fibras são acrescentadas à face medial do trato. Assim, nos segmentos cervicais proximais da medula, as fibras sacais são mais laterais e os segmentos servicais são mais mediais.

Ao ascender através do bulbo, o trato espinotalâmico anterior acompanha o trato espinotalâmico lateral e o trato espinotetal, todos os quais formam o lemnisco espinal.

O lemnisco espinal continua a ascender através da parte posterior da ponte e tegmento do mesencéfalo, e as fibras do trato espinotalâmico terminam em sinapses com o neurônio de terceira ordem no núcleo posterolateral ventral do talámo.

Neurônios de 3ª ordem: Os axônios dos neurônios de terceira ordem no núcleo posterolateral ventral do talámo atravessam o ramo posterior da cápsula interna e coroa radiada para alcançar a área somestésica no giro pós-central do córtex cerebral. O reconhecimento consciente do tato e da pressão depende da atividade do córtex cerebral. As sensações são apenas grosseiramente localizadas, e muito pouca discriminação da intensidade é possivel.

Tato Discriminativo, Sensação Vibratória e Sensação Musculoarticular Consciente

Funículo Posterior: Fascículo Grácil e Fascículo Cuneiforme

Neurônios de 1ª ordem: Os axônios entram na medula espinal a partir do gânglio da raiz posterior e segue diretamente para o funículo posterior do mesmo lado. Aqui, as fibras dividem-se em ramos ascendente longo e descendente curto. Os ramos descendentes percorrem um número variável de segmentos, emitindo ramos colaterais que fazem sinapse com células na coluna posterior, com neurônios internunciais e com células da coluna anterior. As fibras descendentes curtas participam de reflexos intersegmentares.

As fibras ascendentes longas também podem terminar em sinapses com células na coluna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com