TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigorexia

Pesquisas Acadêmicas: Vigorexia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

Malhar algumas horinhas, três vezes na semana, para deixar o corpo em forma, é muito saudável. No entanto, abusar de exercícios, extrapolar na carga horária de treinos e ficar dependente da suplementação, tudo em busca de uma imagem perfeita, pode indicar um transtorno psicológico, a Vigorexia.

Na verdade, a Vigorexia não está incluída nas classificações tradicionais de transtornos mentais como doença específica, mas sim como uma manifestação dentro do transtorno dismórfico corporal. É uma síndrome em que as pessoas, geralmente homens, têm uma opinião patológica a respeito do próprio corpo, acreditando terem uma musculatura muito pequena, frágil e fraca – uma distorção da própria imagem corporal. Eles se mostram excessivamente preocupados com a própria aparência, estão constantemente insatisfeitos com seus músculos e buscam incessantemente a perfeição corporal.

“Os indivíduos acometidos nunca estão satisfeitos com o corpo e, por isso, treinam obsessivamente. Há excessiva preocupação com sua imagem, já que a percepção do próprio corpo é distorcida. Isso induz muitos deles a criar uma obsessão por músculos volumosos, recorrendo a produtos que permitam atingir seus objetivos, treinos em excesso e suplementação. As consequências desse culto patológico podem ser desastrosas”, explica a psicóloga Josiane Cândido Porto de Melo, de São Paulo.

É normal que os pacientes com vigorexia se pesem e se olhem no espelho diversas vezes ao longo do dia. Essa mudança de comportamento, e a preocupação excessiva com o corpo, servem de alerta para os pais ou familiares. Além disso, a vigorexia pode acarretar outros sintomas, como fadiga persistente, dores musculares, irritabilidade, perda de motivação e apetite, ritmo cardíaco elevado, depressão, menor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com