TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigorexia

Trabalho Escolar: Vigorexia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 2

VIGOREXIA

O que é Vigorexia?

Caracteriza-se pela distorção da autoimagem do corpo voltada para a questão da força. Os indivíduos vigoréxicos usualmente se descrevem como fracos, pequenos, mesmo tendo desenvolvido musculatura acima da média.

Quais são as causas?

Dificilmente se pode falar em causas para problemas como a vigorexia, uma vez que são inúmeras influências atuando na configuração do quadro, mas podemos citar a produção cultural de padrões rígidos de corpo belo e sadio, essa dependência por exercícios físicos para ter um corpo mais belo e sadio pode ser entendida como vício, à medida que a prática de exercícios eleva o nível de endorfinas, responsável pela sensação de bem estar, por isso, pode provocar uma espécie de dependência química e emocional à prática física.

Como pode ser diagnóstico da Vigorexia?

Não existem critérios descritos para o diagnóstico de Vigorexia nos manuais psiquiátricos atuais, assim, a vigorexia ainda não é um transtorno internacionalmente classificado.

Quais são os tratamentos?

O tratamento acaba sendo o mesmo utilizado em outros transtornos dismórficos corporais, como a anorexia. Além disso, dificilmente um indivíduo vigoréxico, assim como o anoréxico, procura ajuda especializada, primeiro porque não tem consciência de seu problema e segundo por medo que as medidas de tratamento o distanciem do corpo que deseja.

Quais as diferenças entre Anorexia, Bulimia e Fisiculturismo?

Anorexia: a pessoa se enxerga seu corpo de uma forma distorcida (vê gordura onde não existe), possui peso abaixo da média, em geral seu IMC ( Índice de massa corporal ou corpórea) está a baixo de 17 pontos, só come alimentos com baixo teor calórico e pratica muita atividade física para perder peso mais de 3 horas por dia.

Bulimia: o bulímico vive em função do corpo e da imagem , tem medo de engordar ou ser gordo, mas não possuem determinação para seguir dietas, frequentemente come de forma descontrolada e impõe a si mesmo punições práticas compensatórias como a indução ao vômito, abuso de laxantes, diuréticos ou prática exagerada de exercícios físicos.

Fisiculturista: são atletas de alto nível que seguem dietas restritas, praticam atividade física de no máximo 1 hora por dia buscando a hipertrofia muscular ( aumento da massa muscular ). Diferente dos bulímicos, vigoréxicos e anoréxicos os fisiculturistas levam suas dietas e treino como um estilo de vida e não algo maçante que precisa ser feito.

Muitos confundem a vigorexia com o fisiculturista pois, ambos almejam um corpo perfeito com boa qualidade muscular, volume, proporção e definição porém os vigoréxicos tem um medo exagerado de que se não frequentarem a academia todos os dias, irão ficar mais fraco ou sem seus músculos, já os atletas sabem que além de uma boa dieta e um bom treinamento é primordial para a hipertrofia muscular( aumento da massa muscular) um bom descanso por isso muitos não frequentam boates e nem shows pois presam pelo descanso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com