TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TRANSTORNOS ALIMENTARES – VIGOREXIA

Por:   •  28/9/2018  •  Seminário  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

OS TRANSTORNOS ALIMENTARES – VIGOREXIA.

DISCIPLINA: GCH-110 PSICOLOGIA

DOCENTE: PROFESSOR RENATO FERREIRA DE SOUZA

DISCENTES:

LAVRAS-MG/2017-2

SUMARIO

INTRODUÇÃO

O modo como o homem vem utilizando a sua relação com as tecnologias atuais dentre elas: Internet, revistas, televisão, influencias sociais (artistas, modelos), faz com que as pessoas busquem o corpo perfeito, assumindo que assim serão mais bem aceitos pelos grupos que participam. Com isso sujeitam-se a padrões estéticos que são possíveis de atingir em alguns casos, e em outros não.

Nesses últimos anos, pessoas estão morrendo por questões estéticas, buscando desordenadamente a perfeição pela beleza, pelo corpo que é imposto pela mídia caracterizada pela magreza extrema ou físico bem trabalhado em academia.

Muitos para conseguirem alcançar o seu objetivo recorrem a dietas pesadas, malhação exagerada ou até a isenção completa da comida, o que acaba causando uma série de situações que podem levar ao desenvolvimento de quadros psicopatológicos que ocasionam distúrbios da própria imagem, como a vigorexia, a qual é o tema que será abordado nesse trabalho.

  1.  VIGOREXIA

A vigorexia, transtorno dismórfico muscular ou ”Síndrome de Adônis”(faz referencia ao Deus da mitologia fenícia e grega, de grande beleza física), é uma doença psicopatológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, que afeta principalmente os homens, levando-os a prática exaustiva de exercícios físicos.

A vigorexia é comumente descrita como o contrario da anorexia. Enquanto a anorexia a pessoa se vê muito mais gorda do que realmente é, tendendo a buscar formas de emagrecer cada vez mais, a vigorexia, o sujeito se vê muito mais fraco do que realmente está, e tende a buscar alimentos, exercícios e suplementos para aumentar cada vez mais a sua massa muscular.

 

  1. PORQUE O USO DO TERMO TDM?

 É o termo cientifico para vigorexia, descreve uma condição de descontrole em relação à percepção da autoimagem. O termo dismorfia é usado para designar a diferença entre aquilo que a pessoa acredita e enxerga sobre a sua imagem física, e aquilo que ela realmente é.

De acordo com ”Rob Wilson” presidente da Fundação dos Transtornos Dismorficos do corpo, a “Dismórfia muscular” é uma preocupação com a ideia de que não se é grande o suficiente, não se é musculoso o suficiente.

  1. VIGOREXIA TRANSTORNO DA MODERNIDADE

É uma das mais novas patologias estimuladas pela cultura competitiva, onde o culto a imagem e cada vez mais imposto.

Gerado a partir de influencias socioculturais e da mídia, ele começa como uma simples vaidade, porém ao longo do tempo e dependendo das influencias pode terminar vinculado a transtornos mentais mais sérios e com altos riscos a saúde.

  1. CARACTERISTICAS

Já foram listadas algumas características especificas deste transtorno, entre elas podemos citar: os vigorexicos sentem vergonha do seu corpo, por essa razão recorrem a exercícios excessivos e a ingestão excessiva de proteínas e esteroides anabolizantes, para acelerar a hipertrofia, ou seja, o aumento de massa muscular.

Na maioria dos casos os indivíduos tem conhecimento dos riscos  e prejuízos que estão causando a saúde e sã consciência de que estão lidando com substâncias ilícitas e ou ilegais, mesmo assim não é o suficiente para detê-los no impulso de “melhorar” a aparência.

De acordo com o pesquisador “Harrison G. Pope, da faculdade de Medicina de Harvard, Massachusetts, em estudos publicados na Medicine Magazine, “Cerca de um milhão de norte-americanos entre os nove milhões de fãs do Fisiculturismo podem sofrer de tal distúrbio”“.

  1.  CAUSAS E SINTOMAS.

Sua causa pode ser psicológica, porém acredita-se que possa haver alguma relação com os neurotransmissores do sistema nervoso central (SNC), devido alguns casos que foram precedidos por doenças como meningite e ou encefalite.

O principal sintoma é o fato de o individuo já estar em ótima forma física e continuar achando que seu corpo é inadequado aos padrões da sociedade, dentre esses sintomas podemos citar:

  • Dor muscular persistente por todo o corpo;

  • Cansaço ao extremo;

  • Irritabilidade;

  • Depressão;

  • Anorexia/ Dieta muito restritiva;

  • Insônia;

  • Aumento da frequência cardíaca ao repouso;

  • Menor desempenho durante o contato íntimo;

  • Sentimento de inferioridade.

  1. CONSEQUENCIAS DA VIGOREXIA.

Com o passar do tempo, a vigorexia pode gerar consequências danosas ao nosso organismo, como insuficiência renal ou hepática, problemas de circulação sanguínea e depressão.

Se houver abuso do uso de anabolizantes, pode haver doenças cardiovasculares envolvidas, câncer de próstata e a diminuição do tecido testicular.

  1. TRATAMENTO, ACEITAÇÃO E MEDICAMENTOS.

O tratamento mais indicado em caso de vigorexia é a psicoterapia, cujos objetivos serão, fazer o individuo aceitar-se como ele realmente é e aumentar a sua autoestima. Além disso, pode ser necessário tomar medicamentos à base de Serotonina (um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais), e uma alimentação equilibrada, orientada por um profissional da área (endocrinologista, nutricionista).

2.  CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do que foi exposto, podemos concluir que a mídia é uma das principais influenciadoras da construção da imagem corporal perfeita, entre os meios de comunicação destaca-se a televisiva que mais dita padrões de beleza, quando promove em seus comerciais e programas, corpos esculturais tanto de homens como de mulheres. No mundo da moda não é diferente, somado as pressões sociais. E também nas academias onde o corpo belo e musculoso é altamente valorizado.

Em relação a hábitos alimentares, os vigorexicos são altamente obsessivos por uma dieta hiperproteica, restringindo qualquer alimento que tenha carboidrato, aliado a dieta vem o uso de substancias altamente tóxicos para o organismo “os anabolizantes” também conhecidos como “pró-hormonais”.

Diante dessas evidencias fica um alerta não somente para os profissionais das áreas envolvidas mas também a população em geral que reflitam sobre as consequências que a vigorexia pode trazer, e chamar a atenção para a elaboração de estratégias, orientação e conscientização do problema.

        REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        

  • CAMARGO, Tatiana Pimentel Pires de; COSTA, Sarah Passos Vieira da; UZUNIAN, Laura Giron e VIEBIG, Renata Furlan. Vigorexia: revisão dos aspectos atuais deste distúrbio de imagem corporal. Rev. bras. psicol. Esporte. 2008, vol.2, n.1, pp. 01-15 . Disponível em: <>. ISSN 1981-9145.
  • ASSUNÇÃO, Sheila Seleri Marques. Dismorfia muscular. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2002, vol.24, pp. 80-84 . Disponível em: <>. ISSN 1516-4446.

  •  http://www.mundoboaforma.com.br/vigorexia-o-que-e-causas-sinstomas-e-tratamento/#BCeF8FlVt3PCvqHD.99

  • https://www.tuasaude.com/vigorexia/

  • http://vilamulher.uol.com.br/bem-estar/fitness/sindrome-de-adonis-ou-vigorexia-excesso-de-exercicios-11-1-68-340.html

  • http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistaeducacaofisica/sumario/29/16122013151946.pdf


...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (374.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com