TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virus

Exames: Virus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  1.678 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Com relação a classificação dos vírus, como podemos explicar o fato de que alguns pesquisadores não classificam essas estruturas como sendo seres vivos?

Há controvérsias quanto à classificação dos vírus – seres vivos ou não? Eles não contêm células e sua estrutura é formada por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucleico (RNA ou DNA), que é característica de alguns seres vivos.

Uns pesquisadores defendem, então, que os vírus dentro de uma célula, agem como um organismo vivo, e fora dela, não têm sinal vital, ou seja, ficam inativos, sendo assim, não podem captar nutrientes, utilizar energia ou realizar qualquer atividade.

2 – Tomando como referencia as características gerais dos vírus, como podemos explicar o fato dessas estruturas serem classificadas como parasitas intracelulares obrigatórios?

Sendo organismos acelulares, eles precisam sempre estar dentro de uma célula para usar o metabolismo dela, sobreviver e se reproduzir, pois só podem desenvolver suas atividades se estiverem dentro da célula de outro organismo. O seres anaeróbicos, então, são classificados como parasitas intracelulares obrigatórios por terem vida somente no interior de um célula.

3 – Sendo os vírus uma partícula de estrutura muito simples, explique a função do capsídeo.

Formado por unidades proteicas que envolvem o ácido nucleico e também chamado de cápsula, o capsídeo tem a função de empacotar e proteger o genoma viral/material genético durante a sua transferência entre células e hospedeiros.

4 – Explique como um vírus pode torna-se envelopado.

O capsídeo juntamente com o ácido nucleico são denominados núcleo capsídeo. Se esse núcleo capsídeo for recoberto externamente por uma membrana rica em lipídios que envolve a partícula viral, ele possui envelope/envoltório, que é uma membrana geralmente adquirida pelo vírus da célula hospedeira em processo de sair dela permitindo que o vírus de sobreviva fora da célula espalhando-se em um outro lugar através do sangue.

5 – Com relação ao ataque que os vírus realizam à algumas células, explique que vantagem os envelopados tem sobre os não envelopados.

Os envelopados possuem uma estrutura geralmente glicoproteica proveniente de estruturas da célula hospedeira, apesar de serem mais fracos que os não envelopados - relacionando a resistência deles ao ambiente e ao trato gastrointestinal –, sua estrutura ajuda na ligação da célula hospedeira e na interação com o sistema imune, que são intermediadas. Já os vírus não envelopados são envolvidos apenas pelo capsídeo, o que torna-os mais resistentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com