TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visitantes em Ambiente Hospitalar

Por:   •  13/10/2016  •  Monografia  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 8

Escola Técnica Sequencial

Infecção Hospitalar

São paulo, 25 de Setembro de 2016

Thiago da silva Dutra

Infecção Hospitalar, Normas para visitantes

Trabalho apresentado à disciplina de Biossegurança nas Ações de Saúde

Professora: Amanda Ramos

Turma: TR - N21

Sumário

  1. Introdução … Pagina - 4
  2. Infecção Hospitalar... Pagina - 5

2.1.  Como se adquire uma infecção hospitalar... Pagina - 5

2.2. O que uma pessoa com Infecção Hospitalar Sente... pagina - 6

2.3. Como se trata uma infecção hospitalar... pagina - 6

2.4. Como se previne... Pagina - 6

     3.  Regras para visitantes em ambientes hospitalares... pagina - 6                        3.1. Higienização das mãos... pagina – 6 - 8  

          3.2. Ultilização de luvas... pagina 8                                                        

          3.3. Visitantes dentro do quarto do paciente... pagina - 9        

          3.4. O uso correto dos medicamentos... pagina - 9                

          3.5. Alimentação do paciente... pagina - 9        

          3.6. Restrição de Visitas... pagina - 9

          3.7. Isolamento... pagina - 10

     4.  Conclusão... pagina – 10

     5. Bibliografia... pagina - 11

1. Introdução.

Nesta monografia vou falar sobre as regras existentes para os visitantes no âmbito hospitalar com o intuito de erradicar ou ao menos minimizar os riscos de se contrair uma infecção hospitalar.        

Antes de falar sobre as regras em si será necessario entender um pouco mais sobre a infecção hospitalar e os seus perigos e as principais medidas que devem ser adotadas para combater essa doença e perceber que varias medidas simples e aparentemente sem importância para quem não tem o entendimento da eficácia dessas técnicas, são na verdade muitas vezes a principal senão única arma contra essa doença que mata cerca de 100.000 pessoas por ano somente no Brasil pois ainda a prevenção é o melhor “remédio” para tratar esse mal.

        

2. Infecção Hospitalar.

Todo e qualquer tipo de infecção adquirida após a entrada do paciente em um hospital ou após a sua alta quando essa infecção estiver relacionada com a internação ou com o procedimento  hospitalar, como, por exemplo, uma cirurgia, essa infecção é uma: Infecção Hospitalar.

O diagnostico de infecção hospitalar envolve o uso de alguns critérios técnicos previamente estabelecidos e são eles:

  • Observação direta do paciente ou analise de seu prontuário.
  • Resultados de Exames de laboratório.
  • Quando não houver evidência clinica ou laboratorial de infecção no momento da internação no hospital, convenciona-se infecção hospitalar toda manifestação clínica de infecção que se apresentar após 72 horas da admissão no hospital.
  • Também são convencionadas infcções hospitalares aquelas manifestadas antes de 72 horas da internação , quando associadas a procedimentos médicos realizados durante esse período.
  • Os pacientes transferidos de outro hospital são considerados portadores de infecção hospitalar do seu hospital de origem.
  • As infecções de recém-nascidos são consideradas como hospitalares, com exceção das transmitidas por placenta ou das associadas a bolsa rota superior a 24 horas.

Vale a pena lembra que a infecção Hospitalar ainda é responsavel por cerca de 100.000 mortes no Brasil, segundo dados da oms divulgados em agosto de 2016 e que 14% dos pacientes internados contraem algum tipo de infecção, o numero é ainda maio nos casos dos pacientes internados nas UTI's onde 62% dos pacientes apresemtam algum tipo de infeação.

2.1. Como se adquire uma infecção hospitalar.

Qualquer pessoa que é obrigada a internar-se em ambiente hospitalar para tratamento médico está sujeita a contrair uma infecção hospitalar, que está diretamente relacionada ao tempo de internação e procedimento a ser realizado.

Em procedimentos cirúrgicos sempre existem mais riscos de contrair infecção do que em uma internação sem procedimentos já que Unidades de Tratamento Intensivo (UTI's) ou centros cirúrgicos são locais onde há uma maior exposição aos micro organismos devido à debilitação  do sistema imunológico do paciente e devido as feridas expostas.

2.2. O que uma pessoa com Infecção hospitalar Sente.

Os sintomas são relacionados ao local do procedimento ou envolvem algum sistema , (como por exemplo o  respiratorio ou urinario). Pacientes Graves podem ter comprometimento de todo o organismo. Em geral a infecção vem acompanhada de febre, dor e/ou inchaço no local do procedimento, urina com odor e cor caracteristicos podendo também apresentar pús ou secreções.

2.3. Como se trata uma pessoa com infecção hospitalar.

Após o diagnostico de infecção hospitalar o tratamento é feito sempre com antibioticos injetaveis e por periodo de 14 a 30 dias

2.4. Como se previne a infecção hospitalar.

A prevenção de infecções hospitalares por todo o mundo depende muito mais da instituição hospitalar, funcionarios e também de todos que por algum momento adentram no quarto ou ambiente do paciente principalmente os visitantes do que do paciente que não pode se defender sozinho dos micro-organismos que causam as infecções hospitalares.

Um dos principais cuidados para evitar a infecção hospitalar e a higiene tanto do paciente, quanto do ambiente e dos utencilios ultilizados principalmente em um dos maiores veiculos de contaminação que são as mãos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (308.1 Kb)   docx (213 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com