TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biosegurança na Estética

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 6


Principais Doenças Infectocontagiosas

Diversos  são os fatores que podem contribuir para que o profissional da estética se contamine por alguma doença infectocontagiosa.
Os microorganismos podem penetrar no organismo por três vias:
via aéreas superiores, via cutânea e via ocular:

  • Através da fala , tosse ou espirro do paciente , o mesmo pode liberar gotículas de saliva contaminada e esta ser aspirada ou inalada pelo profissional através do nariz ou da boca (vias aéreas superiores)
  • Pelo contato direto de sangue entre o paciente e o profissional  por feridas ou cortes (via cutânea).
  • Ao realizar a extração de uma pústula, o exsudato contaminado pode atingir os olhos.

Dentre as principais doenças transmitidas aos profissionais em uma limpeza de pele podemos destacar:

HERPES SIMPLES: Uma infecção viral comum, caracterizada pelo surgimento de vesículas agrupadas  na região dos lábios e/ou genitais, podendo também aparecer em outras partes do corpo.
O vírus causador da doença se divide em dois tipos: HSV-I e o HSV-II, sendo o primeiro responsável pelo herpes labial e o segundo pelo herpes genital.
Boa parte da população já esta contaminada pelo vírus, ao se expor com pessoas portadoras durante a vida. O vírus penetra na célula e se reproduz chegando assim no sistema nervoso onde fica estacionado. Baixa imunidade frio intenso ou muito tempo em exposição ao sol reativam o vírus trazendo complicações a pele.
As vacinas anti-herpéticas são duvidosas e ineficazes. Para o esteticista a melhor forma de se prevenir e a utilizações correta dos equipamentos de proteção.

HEPATITE B: Uma doença viral que ataca o fígado causando inflamações e lesões degenerativas. O quadro da doença pode ser de intensidades variáveis ou ate mesmo crônicas, sendo que a maior frequência dos casos agudos fica na faixa de 21 a 40 anos.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (2004), existem mais de 300 milhões de pessoas portadoras do vírus da hepatite B no mundo, sendo que mais de 60% da população não sabe que tem a doença. A hepatite B é extremamente contagiosa e pode ser transmitida por tal população.
Através de lesões na pele o vírus pode ser transmitido pelo sangue, também por secreção nasais, pus, suor e lagrimas, sendo que o risco de contaminação pelos últimos são menores. Em relações  sexuais também o vírus pode ser transmitido . A concentração do vírus no sangue é grande, porem ele é encontrado em menor escala no sêmen e no fluido vaginal.  
Os profissionais da estética podem contrair a doença através de acidentes com agulhas contaminadas, contato direto com saliva ou sangue do paciente.
Os sintomas mais comuns em adultos são : anorexia, náuseas, vômitos, dor abdominal, hepatomegalia
22 e icterícia23. A doença é resolvida , em adultos , obtendo a cura , produzindo anticorpos(anti-HBs), que aumentam a imunidade do individuo.

HEPATITE C:  Causada pelo vírus HCV, é uma doença que ataca o fígado, provocando lesões degenerativas ou inflamatórias . Assim como na hepatite B a doença é transmitida pelo contato direto de sangue, mucosas ou secreções de pacientes contaminados , acidentes com agulhas contaminadas também podem transmitir o vírus.

Após a infecção pelo virus o paciente, na fase aguda da doença, pode apresentar mal-estar, vômitos, náuseas, icterícia e dores musculares . Porém a doença é assintomática e em alguns casos o paciente só descobre quando apresenta o câncer de fígado ou cirrose .

Não há ate o momento uma vacina para a hepatite C. O profissional se previne usando corretamente os equipamentos de proteção individual

INFLUENA(Gripe): É uma doença altamente contagiosa de evolução rápida e intensa, pode se agravar e ate mesmo levar a morte. Ocupa o ranking em primeiro lugar das doenças de distribuições universais.
Essa doença tem grande capacidade de mutação, podendo assim gerar novas variantes, das quais a população não esta imune. O vírus encontrasse em abundancia na região nasofaringeana, e é transmitida pelas cutículas de secreções que as pessoas infectadas eliminam ao tossir, espirar ou falar. Em ambiente fechados basta uma pessoa esta contaminada para a doença ser transmitida ao um grande numero de indivíduos.
Os principais sintomas são: febre alta, suor excessivo, dores musculares, fadiga, dor de cabeça, irritação na garganta e nariz obstruído. O quadro clinico pode evoluir para bronquites e pneumonias.
Na área da estética a prevenção  pode ser dada por vacinas e o uso correto dos equipamentos de proteção.

RESFRIADO COMUM: É considerado pouco grave, não apresenta avanço de estado clinico porém e altamente contagiosa, atingindo as cavidades nasais e faringe.  A principal forma de se contrair o vírus é o contato direto com gotículas de salivas expelidas por indivíduos contaminados. O profissional da estética ao entrar em contato com essas gotículas, o vírus atinge a cavidade nasal e a conjuntiva dos olhos desenvolvendo a doença.
Na maioria dos casos a doença prevalece por uma semana e se desenvolve após três dias de contato por alguém infectado. O vírus pode se introduzir ao organismo por objetos utilizados por pessoas infectados pois ficam horas no próprio.
Os sintomas lembram os da gripe: Obstrução do nariz, garganta inflamada, diminuição do olfato e gustação, dores de cabeça e febre baixa.
A prevenção na estética é  dada pelo uso correto dos equipamentos de proteção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com