TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Celular

Por:   •  2/6/2017  •  Dissertação  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

COMUNICAÇÃO CELULAR:

Sinal elétrico: Potencial de membrana das células excitáveis(neurônios e músculos).

Sinal químico: moléculas secretadas pelas células no líquido extracelular(maior parte das comunicações celulares).

1. JUNÇÃO COMUNICANTE: Transferência direta de sinais químicos e elétricos.

2. SINAIS DEPENDENTES DE CONTATO: Células vizinhas se comunicando. Molécula da superfície de uma membrana se liga a outra.

3. COMUNICAÇÃO LOCAL: Feita por substância químicas que se difundem no líquido extracelular. Célula se comunica com ela mesmo ou com vizinhas.

4. COMUNICAÇÃO DE LONGA DISTÂNCIA: Combinação de sinais elétricos carregados por células nervosas e sinais químicos transportados no sangue.

1: Se forma a partir da união de ptns transmembranas(conexinas) de células adjacentes, criando um canal protéico(conexon) que pode abrir e fechar.                          É encontrada: Músculos cardíaco, alguns tipos de músculos liso, o pulmão, o fígao e os neurônios do cérebro.

2: Depende de contato.  CAMs: moléculas conhecidas inicialmente por seu papel na adesão célula-célula. Atuam como receptores na sinalização célula-célula. São unidas ao citoesqueleto e as enzimas intracelulares. Por meios dessas ligações, as CAMs transferem sinais em amabas as direções através das membranas celulares.

3: Sinal parácrino: é uma substância química que atua nas células próximas aquela que secreta o sinal. Todas as células podem liberar sinais parácrinos. Se um sinal químico atua na própria célula que o secretou ele é denominado sinal autócrino. Em alguns casos, uma molécula pode atuar com sinalização autócrina e parácrina. Essas moléculas de sinalização chegam até suas células- alvo por difusão através do líquido intersticial. A histamina, citocinas e os ecoisanoides são exemploes de células sinalizadoras.

4: Células do sistema nervoso e também endócrino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com