TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conservação por Ação Indireta de Micro-organismos

Por:   •  12/9/2019  •  Seminário  •  2.772 Palavras (12 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 12

ÍNDICE DE TABELAS

1 Ingredientes e suas respectivas quantidades na produção de Picles Misto Ácido 4

2 Ingredientes, suas quantidades e fatores de correção da Produção de Picles Misto Ácido 7

ÍNDICE DE FIGURAS

1 Fluxograma das etapas do processo de produção de Picles Misto Ácido 4

2 Vegetais in natura usados na produção 5

3 Higienização dos vegetais usados na produção do Picles Misto Ácido e lavagem em água corrente 6

4 Vegetais usados na produção de Picles Misto Ácido cortados 8

5 Aparas dos vegetais usados na produção de Picles Misto Ácido 8

6 Processo de branqueamento realizado na produção de Picles Misto Ácido 9

7 Etapas de envase e adição de calda do Picles Misto Ácido 9

8 Retirada do ar com a faca, limpeza da tampa com álcool, selagem e vidro virado para baixo 10

9 Realização do processo de pasteurização dos envases de Picles Misto Ácido 11

10 Rótulo elaborado pelo grupo 7 para o Picles Misto Ácido 12

1. INTRODUÇÃO

O homem vem tentando prolongar a vida útil dos alimentos desde a antiguidade, através de vários meios de conservação. O processo de conservação dos alimentos proporciona produtos com alta qualidade de suas características sensoriais e nutritivas, para que tenha sua atividade microbiana inibida e dessa forma permaneça inalterados até o consumo (DAMANN, 2018).

Dentre os processos de conservação existe a conservação por acidificação, conhecido popularmente como picles. O picles é preparado com vegetais in natura ou submetido à fermentação lática. O líquido de cobertura pode ser a salmoura que é normalmente utilizada para vegetais fermentados, soluções diluídas de vinagre, ácido acético ou ácido cítrico, podendo conter especiarias. Devido aos custos de produção a maioria das indústrias especializadas na fabricação de picles utiliza o processo em que praticamente nenhum tipo de fermentação se desenvolve (SILVEIRA et al., 2007).

No caso do picles em vinagre, ele visa diminuir o pH da hortaliça, que é apresentado acima de 4,5, tornando as condições do meio inapropriadas para o crescimento de microrganismos. Esta acidificação é importante, pois ajuda a prevenir o crescimento de microrganismos como o Clostridium botulinum (PEREIRA et al., 2014).

De acordo com a Legislação Brasileira, as hortaliças em conserva após o envase devem ser submetidas a adequado processamento tecnológico antes e/ou depois de fechadas hermeticamente nos recipientes utilizados, a fim de evitar sua alteração (ANVISA 2001). Estes processamentos tecnológicos seriam uma série de processos de higienização.

Apesar de manter seus valores nutricionais e as características sensoriais intactas, o picles tem um reconhecimento pouco valorizado. O fato de não ser tão valorizado está diretamente relacionado à escolha do consumidor final, que opta pelo natural, pois pensa que o produto foi produzido no campo, sem nenhuma industrialização (AGROHELP, 2014).

O consumo de picles é muito comum em outros países, mas até pouco tempo no Brasil, a fabricação de picles foi uma indústria de pequenas proporções. Atualmente várias firmas estão se especializando nesse campo, com o tipo de picles obtido apenas com adição de vinagre, sem fermentação. Para que essa Industria cresça em nível local, regional e nacional, os principais compradores deverão ser os supermercados, além da estratégia de marketing direto em vários pontos estratégicos para estimular o consumo (AGROHELP, 2014).

É importante ressaltar que, mesmo em processos artesanais, a produção deve ser realizada de forma cuidadosa, principalmente pela utilização praticamente exclusiva de coadjuvantes domésticos e porque na produção doméstica os recursos técnicos não são tão desenvolvidos quanto nas indústrias (EVANGELISTA, 1992).

O consumo de picles deve ser efetuado com moderação, visto que o excesso de alimentos ácidos e com álcool pode favorecer o desenvolvimento ou o agravamento de gastrite, úlceras e outras doenças gastrointestinais. Isso se comprova ao observar que os alimentos interferem de forma fundamental na produção de substâncias e alterações da motilidade gástrica (DDINE et. al, 2012). Além disso, pode causar erosão dentária (TREMEA; PATUSSI; CONDE, 2016). Ou seja, quase qualquer tipo de pessoa pode consumir desde que respeitem as restrições citadas.

O processo usado para produzir o picles é importante para proteger a matéria prima, contribui para aumentar sua vida de prateleira, tornar transporte e armazenamento mais seguros e conservá-la (EVANGELISTA, 2005).

Partindo-se dos critérios sociais e econômicos, fica claro o fato de que ele é interessante para produtores e consumidores, por possibilitar a presença do produto no mercado por mais tempo e ter seu preço relativamente mais baixo em comparação aos seus similares (EVANGELISTA, 2005).

A elaboração de produtos, como minimamente processados, conservas ou molho à base de vegetais orgânicos, tem contribuído para agregar valor ao produto, aumentar a competitividade e promover a geração de renda de pequenos produtores (MELO et al., 2012).

1.1 OBJETIVO GERAL

A aula prática teve como objetivo apresentar as etapas de processamento para a elaboração de Picles Misto utilizando o método de conservação por acidificação.

2. MATERIAL E MÉTODOS

2.1 Local de realização das atividades

A aula foi realizada no Laboratório de Tecnologia de Alimentos I, no Instituto Federal de Minas Gerais, campus São João Evangelista, dia 10 de Abril de 2019.

2.2 Equipamentos e utensílios

Para a elaboração do produto foram utilizados os seguintes recursos do laboratório, panelas de alumínio, pratos rasos de porcelana (modelo Prisma Schmidt), facas de aço inoxidável (de chefe e de mesa), bacias grandes plásticas, tábua de corte de polietileno, jarra graduada de plástico, balança de precisão (Gural/EGL-15), balança digital eletrônica (Plenna), termômetro digital infravermelho (mira laser), cronometro digital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com