TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIETA E SEUS EFEITOS NO COMPORTAMENTOALIMENTAR

Por:   •  21/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 8

DIETA E SEUS EFEITOS NO COMPORTAMENTOALIMENTAR

DIET AND ITS EFFECTS ON FOOD BEHAVIOR

Daniele Patrícia Weissheimer Denardin1

Liliane Vieira Rogato2

Marcianna Soares de Sá3

Felipe Wachsmuth Menhô Rabelo4

        

RESUMO

Neste artigo vamos falar sobre alguns aspectos psicobiológicos  ligados à manifestação do comportamento alimentar, e tem como objetivo evidenciar a relação entre os principais processos neuropsicológicos e a neurociência nutricional. Algumas estruturas neurais estão associadas ao controle alimentar por mecanismos distintos e correlatos que ocorrem no hipotálamo, hipocampo e em outras áreas como no cerebelo, bulbo olfatório, glândulas pituitária e pineal que exercem funções distintas, porém influênciam o comportamento alimentar, intermediadas geralmente por neurotransmissores comuns. Os precursores dos neuroquímicos apresentam funções específicas, sendo a influência na alimentação relevante no contexto comportamental da escolha de alimentos. Os processos sensoriais na alimentação como paladar, olfato, visão e audição interagem entre si e com outras estruturas e vias neurais, participando também do controle do apetite e da saciedade, que culminam na iniciação e no término da alimentação. A interação entre aspectos neurais no processo de consumo de alimento promove a manifestação do comportamento alimentar específico para cada espécie em seu ambiente.

Palavras-chave: Alimentação, Neurociências, Conduta na Alimentação, Transtornos da Alimentação.

SUMMARY

In this article we are going to talk about some psychobiological aspects related to the manifestation of eating behavior, and aims to highlight the relationship between the main neuropsychological processes and nutritional neuroscience. Some neural structures are associated with food control by distinct and related mechanisms that occur in the hypothalamus, hippocampus and in other areas such as the cerebellum, olfactory bulb, pituitary and pineal glands that perform different functions, but influence eating behavior, usually mediated by common neurotransmitters . The precursors of neurochemicals have specific functions, with the influence on food being relevant in the behavioral context of food choice. Sensory processes in food such as taste, smell, sight and hearing interact with each other and with other neural structures and pathways, also participating in the control of appetite and satiety, which culminate in the initiation and termination of food. The interaction between neural aspects in the food consumption process promotes the manifestation of specific eating behavior for each species in its environment.


Keywords: Eating habits, Neurosciences, Eating Behavior, Eating Disorders.

1. INTRODUÇÃO

As dietas afetam a secreção corporal de hormônios e estes influenciam o comportamento. A variação na ingestão de nutrientes depende do sexo e pode estar relacionada, em parte com os hormônios circulantes em particular os hormônios adrenais e esteroides gonadais. Evidências sugerem que a ingestão de nutrientes, assim como o metabolismo destes nutrientes, podem ser controlados ou modulados por estruturas neurais e por sistemas neuro-químicos e neuroendócrinos específicos.

         Alterações nestes sistemas neurais podem estar associadas às mudanças no comportamento alimentar.

Informações atualizadas sobre as relações entre algumas áreas específicas do sistema nervoso central, sistemas de neurotransmissão, processos sensoriais e a ingestão de alimentos serão apresentadas nesta revisão, abordando vários tópicos de interesse da psicobiologia sobre o comportamento alimentar.

Serão abordados aspectos psicobiológicos primordiais ao desencadeamento da alimentação, evocando algumas estruturas neuroanatômicas, neurotransmissores, precursores, processos sensoriais, apetite e saciedade. O objetivo é evidenciar a intensa relação entre os processos psicobiológicos e a alimentação, constituindo a neurociência nutricional amplo campo de estudos em comportamento alimentar.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

O termo comportamento e definido como a maneira de se comportar ou de se conduzir. Pode

ser entendido tambem, como um conjunto de reações do individuo diante das interações do meio onde se esta envolvido sob determinadas circunstancuias, levando em conta aspectos emocionais, sociais.

Na abordagem de mudança no comportamento para com o alimento cabe ao nutricista identificar os comportamentos disfuncionais e habituais para identificar cognições inadeguadas e ensinar extrategias de mudanças de comportamento e soluição do problema.

O comportamento alimentar humano reflete interações entre o estado fisiologico, psicologico e o ambiente externo onde vivemos.

O termo Dieta vem do grego diaitar que descrevia todo um modo de vida, não um regime. No dicionario dieta e a ingestão habitual de alimentos solidos ou liquidos, mas tambem: conjunto de alimentos, ou privação  total ou parcial deles, prescrito por medico.

Pesquisas mostram que dieta não elaboradas por um proficional adeguado não funcionam para promover perda de peso em longo prazo, podem trazer inumeras conseguencias clinicas, fisicas e emocinais/psicologicas. Promovem obcessão por comida e podem precipitar transtornos alimentares e leva a obsidade. As dietas devem der pautadas por discussões, como: A existencia por algum envasamento cientifico, o fator de ser efizes na promoção de perda de peso e manutenção de um novo peso atingido, se tem algum efeito sobre a composição de peso perdido, se alteram o estado metabolico como a clicemia, senbilidade a insulina, pressão arterial e etc., se reduzim o risco de doenças crinicas, se afeta a fome o apetite o bem estar psicologico. E estremamamente necessario conhecer esses efeitos em curto prazo e ao longo prazo.

A desregulação do controle da fome e da saciedade e uma das expliçãoes para a compulsão e transtornos alimentares (TA) levados pelas dietas em pessoas sucetiveis. As dietas podem levar a um peso baixo de ajuste e manutenção que que nosso corpo precisa, a compulsão pode ser uma tentativa do organismo de restaurar o peso adequado, acontece que o nosso corpo aumeta a fome fisiologica, com o aumento dos sinais secretores a salivação e a secresão motilina, em resposta a visão e ao aroma de alimentos saborosos, acontece a dimunuição da liberação de insulina e leptina homonais relacionados aos sinais da fome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (215.1 Kb)   docx (313.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com