TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIETAS E SEUS EFEITOS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR

Por:   •  7/2/2023  •  Seminário  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

DIETAS E SEUS EFEITOS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR

Débora Souza Belo Morais[1]1

Edinilse Terezinha Fidelis[2]

Aline de Faveri[3]

  1. INTRODUÇÃO

A preocupação em cuidados com a saúde e o corpo tem sido crescente, isso porque a sociedade impõe padrões de beleza que fazem o indivíduo procurar por técnicas e procedimentos que diminuam ou corrijam as imperfeições, satisfazendo as necessidades da estética corporal aceitas pelos padrões atuais. A nutrição tem encontrado seu espaço dentro do cenário da saúde, voltando-se aos cuidados nutricionais e a implementação de programas que procuram aliar alternativas ao tratamento estético a fim de propor saúde, jovialidade e beleza (BASTOS; PAULO; CHIARADIA, 2014).

Nas últimas décadas ocorreram mudanças significativas nos hábitos alimentares da população mundial, e também dos brasileiros; a alta ingestão de alimentos industrializados associados à vida moderna, têm elevado o número de indivíduos ao sobrepeso ou a problemas de saúde relacionados a alta ou baixa ingestão de nutrientes alimentares necessários a qualidade de vida (FARIAS; NETA; ARAÚJO; ARRUDA; PONTES, 2018).

Na falta de nutrientes, dificilmente o organismo consegue se manter equilibrado e, consequentemente, não consegue realizar a reação química para metabolizar o tecido adiposo: o resultado é obter energia rapidamente para manter as funções vitais do corpo, o que leva a degradação do tecido muscular e um maior acúmulo de gordura (HENRIQUE; NUNES; AZEVEDO; PEREIRA; BARBOSA; TALMA, 2018). (Não entendi muito bem essa citação, sugiro reescreve-la!)

A grande preocupação atual em torno do cenário mundial alimentício, tem levado a população a comer de forma mais saudável e a buscar esse aspecto de “saudabilidade”, optando por alimentos cuja origem provém da agricultura familiar e deixando em segundo plano os chamados “alimentos processados ou industrializados” (LYLY et al, 2007). (Vocês acham que a população em geral está comendo de forma mais saudável?? Alimentos da agricultura familiar?? Rever essa citação... Quanto falamos no texto o termo “atual” não podemos utilizar uma citação de 2007... 14 anos...)

A insatisfação corporal leva a busca incessante pela perda e controle de peso, acarretando em altos índices de práticas de dietas que, por sua vez, podem trazer consequências prejudiciais ao organismo humano. O ato de fazer dieta está diretamente relacionado as diversas estratégias e comportamentos para, principalmente, lidar com problemas de saúde e sobrepeso. No entanto, exageradas restrições alimentares têm ganhado espaço privilegiado, visto que para muitos indivíduos é a principal forma de emagrecimento (HENRIQUE; NUNES; AZEVEDO; PEREIRA; BARBOSA; TALMA, 2018).

A partir dos fundamentos apresentados, esse estudo tem como questão norteadora: “Quais os efeitos das dietas no comportamento alimentar”? Para respondê-la delineou-se o seguinte objetivo: “Compreender como as dietas afetam o comportamento alimentar”. (Inserir este trecho na metodologia do trabalho!)

Diariamente, surgem na mídia diversas dietas da moda prometendo milagrosos e imediatos resultados como, por exemplo, a Low-card, jejum intermitente, dieta paleolítica, dieta a base de shakes, dieta ortomolecular, entre outros. (Que tipo de resultados são prometidos? Citar!) Essas dietas costumam ser extremamente restritivas, já que muitas vezes ocorre uma redução exacerbada do valor energético, porção e/ou exclusão de algum grupo alimentar (carboidratos, por exemplo). Além disso, é comum que indivíduos realizem tais dietas sem auxílio profissional, o que pode acarretar em danos mais severos (BRASIL FOOD TRENDS, 2020).

A adoção de dietas restritivas, quando realizada sem o devido acompanhamento, pode trazer uma série de malefícios, psicológicos, metabólicos e também o surgimento de transtornos alimentares. Muitos indivíduos que aderem as dietas preocupam-se de modo compulsivo com os alimentos que consomem, são mais vulneráveis a comer descontroladamente após muito tempo de restrição e tendem a possuir problemas emocionais como ansiedade e depressão. Ainda, existe enorme relação entre indivíduos que restringem a sua alimentação e indivíduos diagnosticados com transtornos alimentares (FARIAS; NETA; ARAÚJO; ARRUDA; PONTES, 2018).

A metodologia adotada nessa pesquisa é de cunho qualitativo, exploratório e bibliográfica. Este trabalho está organizado em tópicos. No primeiro, traz-se a introdução, com argumentação do tema, expondo a pergunta que norteou a pesquisa, objetivo, metodologia e a organização do trabalho. (Item metodologia)

O segundo traz a fundamentação teórica, abordando os efeitos das dietas no comportamento alimentar e quais as principais consequências dessa prática. Consequentemente, os resultados e análise de dados dar-se-á pelo levantamento bibliográfico de artigos nas bases de dados Lilacs e SciELO.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Comportamento alimentar (Nesta parte do trabalho vocês devem focar em falar somente sobre o tema: Comportamento Alimentar!)

A alimentação é a principal fonte de nutrientes, um ato nutricional em que o indivíduo obtém os nutrientes necessários para a manutenção das funções vitais do organismo. A alimentação sempre acompanhou o homem e constitui-se como parte da história da humanidade, ligada às relações humanas mediadas pela comida (AGHAJANPOU; NAZER; OBEIDAVI; AKBARI; EZATI; KOR, 2017). (Esse parágrafo ficou confuso... Rever o texto!) 

De acordo com o Guia alimentar para a população brasileira (BRASIL, 2014) “ a alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes”, isso significa que como alimentos são combinados entre si e preparados, as características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Nesse contexto, considera-se o ser humano como um ser biológico, social, psíquico, afetivo e cultural e a análise das práticas alimentares deve englobar tanto as abordagens biológicas e metabólicas quanto as compreensões antropológicas e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com