TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diretriz de Gorduras

Por:   •  12/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário Diretriz Gorduras

Nome: Hyago de Oliveira 

Turma: PVA Noite / Metabolismo

  1. O ovo é um alimento de baixo custo e é uma excelente fonte que contém vários nutrientes, são eles: folato, riboflavina, selênio, colina e vitaminas A, D, E, K e B12, também possui sais minerais (ferro, fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloro, iodo, manganês, enxofre, cobre e zinco), proteína de alta qualidade e lipídeo. Tornam – se também biodisponíveis a fonte de gorduras saturadas e colesterol.

Os lipídeos, minerais e vitaminas estão presentes na gema, a clara é constituída especialmente por proteínas.

As recomendações atuais restringem o consumo de ovo e limitam o consumo de colesterol em até 300mg ao dia. Deve – se ter cuidado na forma de preparo do ovo com a adição de gorduras (frito ou mexido), aumentando as calorias e elevando os níveis de colesterol dependendo do tipo de gordura adicionado.

  1. As recomendações médicas e nutricionais alertam sobre a diminuição do consumo de ácidos graxos saturados. Estas recomendações foram indicadas pela a ação dos ácidos graxos saturados no aumento do LDL-c quanto no aumento do risco de doença cardiovascular.

Com a diminuição de gordura saturada, houve um aumento de consumo de outros nutrientes, como os carboidratos (CH). Sendo desta maneira, pode ter um aumento do risco de doença cardiovascular e diabetes.

São os ácidos graxos trans que mais aumentam LDL-c, seguido dos ácidos graxos saturados, que também aumentam HDL-c.

A substituição de SFA por CH pode gerar efeitos controversos, pois depende do tipo de CH, os CH simples refinados podem ocasionar efeitos neutros ou piores que os SFA. Os principais efeitos observados quando há troca de SFA por CH são: diminuição do colesterol total, LDL-c e HDL-c, aumento de TG, aumento da incidência de obesidade, diabetes, doença cardíaca e risco para síndrome metabólica, não havendo benefícios para a diminuição do risco DCV.

A troca de SFA por monossaturados resulta na diminuição do LDL-c, mas também pode acarretar em uma diminuição do HDL-c (efeito menor trocado por poli).

A substituição por ácido graxo poli-insaturado é considerada a melhor escolha, pois pode ocasionar diminuição do LDL-c, aumento da razão HDL/LDL, diminuição da razão CT/HDL, redução de risco de DCV, podendo provocar efeitos benéficos na doença cardíaca isquêmica e ocorre a diminuição no HDL-c.

A evidência insuficiente que ingestão de SFA aumenta o risco DCV e acidente vascular encefálico (AVE). Em obesos uma dieta rica em SFA e pobre em CHO, foram consideradas as mais benéficas por melhorar a razão HDL/LDL.

  1. O coco e o óleo de coco são importantes fontes naturais de gorduras saturadas, especialmente de ácido láurico (C12:0). Em respeito a dislipidemia, sabe – se que gorduras sólidas saturadas ricas em ácido láurico resultam em perfil lipídico mais favorável do que uma gordura sólida rica em ácidos graxos trans.

No Brasil, houve uma redução na relação LDL/HDL, aumento do HDL-c e redução da circunferência abdominal no grupo que utilizou o óleo de coco. Apesar dos potenciais benéficos do óleo de coco no HDL, os estudos comprovam o efeito hipercolesterolêmico do coco e seus subprodutos, o grupo de óleo de coco apresentou aumento significativo da fração não HDL e TG.

  1. Originário da América do Sul, o chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau, massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes. A gordura do chocolate, derivada do cacau é constituída por dois ácidos graxos saturados, o ácido palmítico e o esteárico, e o ácido oleico monoinsaturado.

As quantidades de ácido graxo esteárico são responsáveis pelo efeito neutro sobre o metabolismo do colesterol. Deve – se ter cuidado com o chocolate confeccionado com leite, pois pode conter grande quantidade de ácidos graxos mirístico e láurico, conhecidamente hipercolesterolêmicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com