TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIGIENE E CONTROLE DE QUALIDADE DOS ALIMENTOS

Por:   •  16/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CLARETIANO REDE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

- 8142337

HIGIENE E CONTROLE DE QUALIDADE DOS ALIMENTOS

PORTFÓLIO CICLO 3

POLO CURITIBA/PR

        OUTUBRO, 2022        

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

  1. Com base nos conhecimentos adquiridos nos conteúdos expostos, elabore uma situação problema que engloba no mínimo seis procedimentos de higiene dos alimentos, do manipulador e do ambiente, mínimo de 1 página e máximo 3 com capa e identificação do aluno.

 

SITUAÇÃO-PROBLEMA

        No dia 25 de agosto, dia em que Sean e Clara  estavam completando 2 anos de namoro, planejaram uma comemoração especial para esse dia. Em virtude disso, Sean ficou responsável em escolher um restaurante para jantar em comemoração aos 2 anos, porém, a sua escolha era um restaurante oriental, no entanto se encontrava fechado naquele dia.

       Ao conversar com Clara decidiram que iriam comemorar em um novo restaurante de culinária oriental da cidade. Ao chegar a noite, foram realizar a comemoração no restaurante escolhido, ao chegar lá, ficaram admirados com a decoração do ambiente.              

        No entanto, A mesa escolhida onde sentaram-se tinha uma leve visão da cozinha, Clara uma pessoa muito observadora, começou notar uma falta de higiene na parte da cozinha, dentro do espaço estavam presentes animais de estimação (gatos), além da falta de higiene pessoal dos manipuladores de alimentos. Estavam sem objetos de higiene pessoal, toucas e aventais e ainda algumas de cabelos soltos. Diante daquela situação, mesmo incomodada com a higiene na cozinha, decidiu ficar para não estragar a comemoração dos 2 anos de namoro. Clara e Sean realizaram os pedidos de suas refeições, ao chegar em sua mesa, Isabel notou um fio de cabelo no seu alimento, totalmente decepcionada com aquela situação, decidiu imediatamente se retirar do local e realizou uma denúncia à vigilância sanitária.

           Ao receber a denúncia, a vigilância sanitária foi até local realizar uma fiscalização. Segundo o órgão, a situação presente era mais grave do que a cliente relatou no ato da denúncia. Havia cerca de 100 quilos de alimentos impróprios para consumo, que foram descartados pelos inspetores. A fiscalização informou que as comidas não tinham informações de datas de validades, e além disso estavam armazenadas em condições impróprias.

REFERÊNCIAS

SILVA JR., E. A. Manual de controle higiênico-sanitário em serviços de alimentação. 7 ed. atual São Paulo: Varela, 2014. Biblioteca de Batatais e Polos - Capítulo 8.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com