TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIGIENE, VIGILÂNCIA SANITÁRIA E CONTROLE DE QUALIDADE DE ALIMENTOS

Por:   •  23/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: DNU0058 – HIGIENE, VIGILÂNCIA SANITÁRIA E CONTROLE DE QUALIDADE DE ALIMENTOS

Profa.: Dra. Clélia de Moura Fé Campos

AMANDA DA SILVA BEZERRA

QUEREN-HAPUQUE SILVA SOUSA

VANESSA CARNEIRO SALES DA SILVA

WAYLLA CAROLINE SENA MACHADO

RELATÓRIO: VISITA À CEASA

TERESINA-PI

2022

AMANDA DA SILVA BEZERRA

QUEREN-HAPUQUE SILVA SOUSA

VANESSA CARNEIRO SALES DA SILVA

WAYLLA CAROLINE SENA MACHADO

RELATÓRIO: VISITA A CEASA

Trabalho apresentado à disciplina de Higiene, Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade de Alimentos do curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí, como requisito parcial para obtenção de nota referente à 1ª unidade.

Orientador(a): Prof. Dra. Clélia de Moura Fé Campos

TERESINA- PI

2022

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................3

2. OBJETIVO GERAL.............................................................................................................4

3. METODOLOGIA.................................................................................................................5

4. RESULTADOS DISCUSSÃO..............................................................................................6

5. CONCLUSÃO.......................................................................................................................9

REFERÊNCIAS........................................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

A criação das Centrais de Abastecimento (CEASAs), nos anos 60, foi a solução encontrada pelo governo brasileiro para organizar, expandir e dinamizar a comercialização de produtos hortigranjeiros, nos principais núcleos urbanos do País, por meio da concentração de compradores e vendedores em um mesmo local. Funciona como ponto de concentração física da produção de hortaliças e frutas oriundas de diversas regiões do Brasil, tendo como função estratégica interligar a produção em escala nacional, garantindo que regiões não produtoras de determinado produto possam consumi-lo, uma vez que outra região o produz. (ABRACEN, 2018) 

Um dos pontos mais importantes da criação das CEASAs está na divulgação de informações de mercado e formação de preços, por tratar-se de um mercado onde os preços são formados de acordo com a oferta e demanda de produtos. Ressalta-se, ainda, nesse contexto, o papel decisivo das centrais no combate ao desperdício. (ABRACEN, 2018)

As CEASAs têm como funções básicas:

  • Reduzir custos de comercialização de produtos hortigranjeiros no atacado;
  • Melhorar as condições de abastecimento, propiciando maior concorrência e preços mais justos;
  • Facilitar o escoamento da produção agrícola;
  • Garantir informações de mercado confiáveis;
  • Formar um banco de dados que permita o planejamento da produção agrícola;
  • Interagir com o Ministério da Agricultura e do Abastecimento na formação de normas de classificação e padronização de hortaliças e frutas;

(SEAGRI-DF, 2021)

2. OBJETIVO GERAL

Este trabalho possui como objetivo conhecer as condições higiênico-sanitárias em que são comercializados os hortifrutigranjeiros (frutas e verduras), na Ceasa, em Teresina-PI.

3. METODOLOGIA

        Em razão da atual pandemia, não foi possível fazer uma averiguação pessoalmente. Sendo assim, foi feita uma visita virtual, por meio da exposição de imagens feitas por uma monitora. Através das imagens e de questões de apoio fornecidas pela professora, foram feitas observações sobre as condições higiênico-sanitárias em que são comercializados os hortifrutigranjeiros na CEASA localizada na cidade de Teresina-PI.

        Após essa visita virtual, foram feitas buscas na literatura e na legislação vigente para verificar se os achados condizem com o que a Lei determina. A partir disso, pode-se avaliar o transporte, a procedência, se os alimentos são higienizados corretamente antes da comercialização, analisar as características organolépticas, bem como verificar a temperatura do ambiente e as condições de higiene das gôndolas e estrados.

        

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

        O termo “hortifrutigranjeiros” refere-se a todos os produtos de pomares, hortas e granjas, ou seja, hortaliças e ovos. É de conhecimento geral que os alimentos podem constituir vetores de microrganismos patógenos, provocando danos à saúde da população; portanto, faz-se necessário algum controle sobre esses produtos, de forma a minimizar esses danos e preservar suas características e propriedades. (DICIO, 2022)

Ao observar as imagens feitas do local, foi possível analisar as condições higiênico-sanitárias em que são comercializados os hortifrutigranjeiros do Ceasa. Em relação ao transporte, muitos não apresentavam um transporte adequado, por exemplo, alguns caminhões não possuíam um equipamento de refrigeração para evitar a deterioração das frutas e verduras.

Também é possível ver que alguns transportes são feitos em caixas de polietileno, de forma que a fruta ou vegetal ali transportado poderia facialmente sofrer algum dano físico. Foram observados casos, em que as furtas e verduras foram transportadas em cima de caminhões amontoados e protegidos apenas por uma lona; outras frutas são transportadas em sacolas podendo, também, sofrer algum dano durante o transporte. Assim sendo, observa-se uma inadequação no transporte dos produtos.

Nesse sentido, a Portaria Nº 326, de 30 de julho de 1997, estabelece acerca dos meios de transporte que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (320.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com