TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA NUTRIÇÃO

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  1.714 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O presente trabalho pretende realizar um resgate histórico do processo de emergência  evolução da profissão de nutricionista no Brasil. Para tanto, dividiu-se o trabalho em 6 capítulos, nos quais parte-se de uma retrospectiva sobre a emergência do campo da nutrição no mundo até a situação atual, trazendo também faculdades e o salário.

Palavras-chave: nutrição, nutricionista, alimentação.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO....................................................................................................
  2. CAPÍTULO 1: A HISTÓRIA DA NUTRIÇÃO......................................................
  1. O PROCESSO DE FORMAÇÃO..................................................................
  2. RECONHECIMENTO DO CURSO DE NUTRIÇÃO COMO UM CURSO SUPERIOR....................................................................................................
  3. EVOLUÇÃO CURRICULAR.........................................................................
  4. DEFINIÇAO DE UM NUTRICIONISTA.........................................................
  1. CAPÍTULO 2: O NASCIMENTO DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA NO BRASIL...............................................................................................................
  2. CAPÍTULO 3: ÁREAS DE ATUAÇÃO................................................................
  3. CAPÍTULO 4: FACULDADES............................................................................
  4. CAPÍTULO 5: SÁLARIO DE UM NUTRICIONISTA FORMADO.......................

5.1 MÉDIA DE SÁLARIO DE ACORDO COM O CARGO................................

  1. CAPÍTULO 6: ÉTICA DO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO.............................
  2. CONCLUSÃO.....................................................................................................

ANEXOS

INTRODUÇÃO

Nutrição é a ciência que estuda as diversas etapas que um alimento sofre, desde a sua introdução no organismo (mastigação) até sua eliminação, também relacionando estes fatores à presença ou não de consequências maléficas ou benéficas. É nessa etapa que ocorre os processos de digestão, absorção, metabolismo e eliminação dos nutrientes. É um ato involuntário e ocorre apenas com a introdução do alimento no sistema digestório. Então, o nutricionista é um profissional da saúde que estuda os efeitos que os alimentos produzem em nosso organismo e é capaz de prescrever dietas para suprir as necessidades de nutrientes de cada indivíduo.

CAPÍTULO 1: A HISTÓRIA DA NUTRIÇÃO

Ao se traçar as raízes da profissão nutrição no mundo, surgem várias vertentes. O registro mais antigo é feito no Canadá levantado no ´´ Centro de Classificação Profissional e Ocupações técnicas`` em que aponta a atuação das Irmãs de Ordem Ursulinas em Quebec (1670), depois em Ontário (1867), no ensino de Economia Doméstica. O primeiro curso universitário de formação data de 1902 na universidade de Toronto. A primeira nutricionista foi nomeada em 1907.

Outra vertente diz que a profissão teria surgido na 1° Guerra Mundial, quando a provisão alimentar dos exércitos e de outras coletividades se constituiu em grandes problemas, incentivando estudos científicos e cursos específicos relativos ao conhecimento da nutrição.

Na América Latina, a emergência da nutrição foi fortemente influenciada pelo médico argentino Pedro Escudero, que após acompanhar os avanços da ciência da nutrição em outros países, criou o Instituto Nacional de Nutrição, em 1926. As concepções de Escudero sobre este campo do saber foram difundidas em toda a América Latina. Assim, os primeiros brasileiros a estagiarem ou realizarem o cursos promovidos por Escudero na Argentina, destacam-se: José João Barbosa, Sylvio Soares e Josué de Castro.

Portanto, pode se afirmar que o interesse pela nutrição no Brasil deve-se em grande parte, pelos trabalhos de Pedro Escudero e a profissão de nutricionista se originou no país, ao fim da década de trinta.

CAPITULO 2: O NASCIMENTO DO PROFISSIONAL NUTRICIONISTA NO BRASIL.

No Brasil, a nutrição teria surgido no decorrer dos anos 1930-1940, como parte integrante do projeto de modernização da economia brasileira, conduzido pelo chamado Estado Nacional Populista ou Estado Novo (governo Vargas), cujo contexto histórico delimitou a implantação das bases para a consolidação de uma sociedade capitalista urbano-industrial do país.

Nos primeiros anos da década de trinta, tanto no RJ como em SP e, posteriormente, em Salvador e Recife, duas correntes bem definidas e distintas do saber médico confluíram para a constituição do campo de nutrição. De um lado, encontra-se os partidários da corrente da perspectiva biológica, preocupados com aspectos clínicos-fisiológicos relacionados ao consumo e à utilização biológica dos nutrientes, com influencias norte américa e europeias. A partir de 1940, essa vertente deu origem a nutrição clinica, considerada a especialização matriz do campo de nutrição, direcionada para a pratica de ações, de caráter individual, centradas no ´´alimento como agente de tratamento``.

Do outro lado, encontravam-se os adeptos da corrente de perspectiva social, preocupados com aspectos relacionados à produção, à distribuição e ao consumo de alimentos, influenciados pelo médico Pedro Escudero. A partir da década de 40, esta vertente deu origem à alimentação institucional, também considerada uma matriz no campo da nutrição, direcionada para ´´administração no sentido de racionalização da alimentação``.

Em síntese, ao longo da década de 30, essas duas concepções se uniram no processo de consolidação do campo de nutrição no Brasil. Os primeiros nutrólogos logo iniciaram o processo de produção e difusão de estudos e pesquisas sobre composição química dos alimentos e valor nutricional dos mesmos, sobre o consumo e o hábitos alimentares da população brasileira, procurando, assim, garantir especificidade e legitimidade desta nova área. Da mesma forma, sobretudo a partir da segunda metade dos anos 1930, passaram a formular, através do chamado Estado Novo, as principais medidas e instrumentos de politica social de alimentação e nutrição, os quais começaram a ser implantados no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com