TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Epidemiologia

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Oque é epidemiologia? É estudo da frequência das doenças e das distribuições, determinando estados e eventos relacionado a saude em especifico, a população e a aplicação desses estudos no controle dos problemas da saude.

  1. 201 até 130 Antes de Cristo. Marco Aurélio era responsável pelo controle de óbitos e nascimentos.

  1. Século 17, foi implementado um dos primeiros sistemas de prevenção de doença coletiva, que no caso hoje, para nós, seria a epidemiologia.
  1. 1662 - Foi publicado um tratado por John Graunt a tabela mortuária de Londres. (Base da epidemiologia moderna).
  1. John Graunt. É considerado pai da demografia ou estatísticas vitais. Montou um sistema onde responsabilizava o estado por cuidar da população pois influenciaria viver melhor e mais. Sendo assim, seria mais útil para a economia da época.
  1. William Petty, foi pioneiro no estudo de economia política e métodos quantitativos para análise de riqueza.
  1. Johann Peter Franck. Sistematizou uma proposta de política médica, baseada na obrigação de medida de controle e vigilância das doenças pelo estado sobre responsabilidade de uma higiene mínima individual.
  1. Na Franca, com a revolução Francesa de 1789, implantaram a medicina urbana, organizando a cidade, saneando e disciplinando a localização afim de isolar as áreas miasmáticas.
  1. Teoria Miasmática: diziam que eram doenças relacionada a má qualidade do ar, as doenças passavam dos enfermos para os seus próximos, causando epidemias para os não doentes.
  1. 1825 – Alexandre Louis, medico, clinico, patologista, publicou em paris um estudo de 1960 casos de tuberculose. Ajudou na eficácia de tratamentos clínicos utilizando métodos da estatística “método numérico ”.
  1. 1839 – Willian Farr criou um registro anual de mortalidade e morbidade para a Inglaterra e pais de Gales, marcando a transformação da estatística medica.
  1. 1850 é fundado a London Epidemilogycon Socieyty por jovens médicos simpatizantes das ideias médicos sociais, com propósitos principais; instituir um exame rígido sobre as causas e condições que influenciam as origens, a propagação e ação e prevenção de doenças epidêmicas; lançar pesquisas originais e abrangentes sobre a natureza e as leis das doenças; e estabelecer comunicação com o governo e a legislatura em assuntos relacionados a prevenção de doenças epidêmicas.
  1. 1928 – Major Greenwood, foi o primeiro professor de epidemiologia da escola de Londres
  1. 1929 –  A crise da medicina cientifica da década de 30.  

Surge em 1929 um fator determinante para a consolidação dos sistemas de medicina de grupo: A grande depressão dos anos 30, que introduziu severas limitações para o financiamento do setor privado médico hospitalar. Por um lado, as doações com que tradicionalmente, contavam os hospitais comunitários torna-se muito mais escassos e por outro lado a clientela com o poder aquisitivo para pagar por serviços privados reduziu-se drasticamente. Dessa forma os hospitais enfrentaram elevados custos fixos, situação que com frequência lhes ocasionou importantes Déficits financeiros.

  1. 1936 -  John Ryle , forma o paradigma das histórias naturais das doenças; fundamentados em dois períodos sequenciados : o período epidemiológico e o período patológico, no primeiro , o interesse é dirigido paras as relações suscetível ambiente, no segundo interessam as modificações que se passam no organismo vivo, abrange dois domínios interagentes, consecutivos e mutuamente exclusivos que se completam: o meio ambiente onde ocorre as pré-condições e o meio inteiro ,ambiente da doenças, onde se processaria de forma progressiva uma forma progressiva uma série de modificações bioquímicas, fisiológicas e histológicas, próprias de uma determinada enfermidade.

  1. Década de 20 – A epidemiologia e a medicina proporcionaram a compreensão dos modos de transmissão e possibilitaram intervenções que contribuíram para o controle de grande parte das doenças transmissíveis.
  1. 1945 – A partir de segunda guerra mundial, com a transição epidemiológica houve o estabelecimento das regras básicas da analise epidemiológica, o aperfeiçoamento de desenhos de pesquisas, a evolução da estatística e a introdução dos computadores, consolidou a epidemiologia como disciplina autônoma, criando a possibilidade de uma epidemiologia clínica.
  1. 1954 –Criada A Associação internacional de epidemiologia; tem função de facilitar a comunicação entre os que se dedicam-se a pesquisa e ensinos de métodos em métodos epidemiológicos em todos os campos da saude.
  1. 1960 E 1970 Introdução a computação eletrônica 

Pode-se dizer que houve uma grande matematização da área, foi uma criação de técnicas analíticas com especificações inimagináveis no tempo da análise mecânica de dados.

Também a computação torna possível a realização de pareamentos múltiplos,

Estratificação de variáveis confundíveis, sumarização de efeito-modificação e controle de "bias", entre outros mais complexos, além de propiciar o aperfeiçoamento e a disponibilidade de testes de significância estatística cada vez mais precisos e poderosos.

  1. Jerome Cornfield

Desenvolvimento de estimativas de risco relativo, além de introduzir técnicas de modelos logísticos (conjunto de observações) na análise epidemiológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com