TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História de Louis Pasteur

Por:   •  8/5/2018  •  Resenha  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  3.223 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

REBECA DOS SANTOS LINS

A HISTÓRIA DE LOUIS PASTEUR

Nova Iguaçu

2018

Rebeca dos Santos Lins

A HISTÓRIA DE LOUIS PASTEUR

Resenha Crítica apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina de Microbiologia e Imunologia Clínica , pelo Curso de Nutrição da Universidade Iguaçu , ministrada pelo professor  André Costa Ferreira .

Nova Iguaçu

2018

A HISTÓRIA DE LOUIS PASTEUR

A HISTÓRIA de Louis Pasteur. Direção: William Dieterle. Produção: Sheridan Gibney e Pierre Collings. [S.l.]: Cosmopolitan Production, 1935. 87 min.

          O filme aborda a vida e as descobertas de Louis Pasteur ( 1822-1895 ), um cientista e químico francês , que dedicou sua vida e seus talentos ao estudo dos micro-organismos .

           Louis Pasteur realizou diversas pesquisas e descobertas e como início de muitas outras descobertas foi convidado por produtores franceses de vinho para descobrir o porquê da contaminação do álcool no processo de fermentação , pois isto estava trazendo enormes prejuízos aos fabricantes . Pasteur , então , realizou estudos na indústria vinícola, e como resultado desenvolveu a teoria da fermentação como consequência da ação de micróbios e a partir do aperfeiçoamento dos trabalhos sobre fermentação descobriu o processo de conservação de alimentos , também conhecido como pasteurização .

          Convencido da existência dos germes , Pasteur , em 1860 voltou-se para um grave problema que alarmava a França – mais de 20.000 mulheres estavam morrendo anualmente durante o parto de febre de parto ( febre puerperal ) , ele acreditava que a ação destes microrganismos era a causa desta doença e  que a esterilização dos materiais médicos e o máximo de higiene por parte dos doutores , evitaria as infecções , porém a academia de medicina não lhe dá ouvidos , pois naquela época ( século 19 ) acreditava-se a as doenças eram originadas pelo próprio corpo e não pelo meio externo , muito menos por seres invisíveis a olho nu .

           Dez anos depois , pecuaristas na cidade de Arbois estavam passando dificuldades financeiras com suas criações de ovelhas , porque estavam sendo afetadas por uma doença de origem desconhecida . Pasteur foi solicitado para conhecer a situação do rebanho e através de pesquisas , foi constatado que era uma patologia provocada por micróbios , no qual foi denominada Antrax ( ou Carbúnculo ). Através de vários estudos e tentativas para se descobrir a origem do Antrax , Pasteur , conseguiu desenvolver uma vacina que imunizava as ovelhas contra este agente infeccioso .

           Nesta mesma época o governo descobre que os rebanhos estão morrendo pelo ataque do vírus Antrax em quase todas as localidades do país, menos na pequena cidade de Arbois. Mesmo Pasteur explicando ao governo que o motivo das ovelhas de Arbois não serem infectadas era a vacina , novamente foi desmoralizado. Porém lhe foi proposto um experimento em que um grupo de ovelhas fossem divididos em dois pastos , no primeiro as ovelhas vacinadas e no outro as ovelhas não vacinadas . Alguns dias depois, Pasteur retornou ao local e observou que as ovelhas vacinadas sobreviveram e as outras não resistiram . A partir daí a vacina criada foi considerada e foi assim , o primeiro passo para uma nova ciência , a imunologia .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com