TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO USO DO ACIDO FOLICO NA DIETA DE GESTANTES

Por:   •  5/1/2023  •  Artigo  •  2.724 Palavras (11 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

GRUPO SER EDUCACIONAL

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

RITA NASCIMENTO CARVALHO

A importância do uso do ácido fólico na dieta das gestantes

Belém/PA

2022

RITA NASCIMENTO CARVALHO

A importância do uso do ácido fólico na dieta das gestantes

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de graduação em Nutrição da Faculdade Mauricio de Nassau, como requisito parcial para avaliação na disciplina de Tópicos Integradores I.

Orientador: Hugo Rangel

Belém/PA

2022

SUMÁRIO

1  Introdução

2  Objetivo Geral

3 Objetivos Específicos

4  Materiais e Métodos

5  Resultados e Discussão

Referências

 

  1. INTRODUÇÃO

A gestação envolve diversas modificações orgânicas inevitáveis para garantir o crescimento e o desenvolvimento do feto, o que leva a um ajuste metabólico que afeta e altera o organismo materno. As deficiências nutricionais, como as do ferro, e principalmente do ácido fólico, expressas ou não como anemias, são as mais comuns em gestantes, mesmo em países desenvolvidos, uma vez que seus altos requerimentos são difíceis de ser supridos da dieta habitual.

A deficiência do ácido fólico está relacionada a diversos agravos à saúde tais como, síndrome hipertensiva da gestação, descolamento placentário, abortamentos espontâneos de repetição, partos prematuros, baixo peso ao nascimento, doenças crônicas cardiovasculares, cerebrovasculares, demência e depressão.

Durante o período gestacional a concentração de ácido fólico diminui devido à expansão do volume plasmático. Além disso, fatores associados como baixo consumo na dieta, distúrbios gênicos, tabagismo, uso crônico de contraceptivos hormonais orais, diabetes, uso de medicações anticonvulsivantes e gemelidade. O ácido fólico tem como principal função prevenir a malformação do tubo neural (TN) no feto. Essas malformações do TN são caracterizadas por deformações como anencefalia, espinha bífida e meningocele.

Segundo (Barbosa, et al, 2011 apud Silva 2019, p. 18): A importância do AF, especialmente nos últimos meses que antecedem a gravidez, para o adequado fechamento do tubo neural do feto é condição bem estabelecida na literatura. Estudos apontam também para a redução no risco de ruptura da placenta, de restrição do crescimento intrauterino e parto prematuro, assim como prevenção de doenças respiratórias na infância e da síndrome de Down. Entretanto, o consumo dietético deste nutriente é, na maioria dos casos, insatisfatório, especialmente na gestação, quando as necessidades nutricionais se elevam (Barbosa, et al, 2011).

De acordo com os autores citados, a suplementação com AF deve ser iniciada pelo menos 30 dias antes da data em que se planeja engravidar para a prevenção da ocorrência de defeitos do tubo neural e deve ser mantida durante toda a gestação para a prevenção da anemia, dando continuidade até o terceiro mês no período pós- conceptivo (Febrasgo & Who, 2012).

  1. OBJETIVO GERAL

Descrever a importância do ácido fólico e apresentar suas características gerais, e discutir os benefícios para a gestante e seu concepto durante a gestação.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Descrever a importância do ácido fólico.
  • Apresentar suas características gerais.
  • Discutir os benefícios para a gestante e seu concepto durante a gestação.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo revisão bibliográfica, onde para a realização deste estudo, foram selecionados os trabalhos que abordaram os principais aspectos relacionados ao conteúdo científico realizada através dos sites de indexação científica, relacionados à importância do ácido fólico na gestação, pesquisada no Google Acadêmico, e disponíveis na base de dados da Scielo e Lilacs, no período de novembro  de 2022, onde utilizou como população trezes artigos e a amostra de cinco deles escolhidos através dos critérios de inclusão, a serem relacionados à temática e publicados nos últimos dez anos, e como critério de exclusão artigos publicados em língua estrangeira.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

O ácido fólico, folacina ou ácido pteroil-L-glutâmico, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M. Esse composto apresenta papel fundamental no processo de multiplicação celular, na formação de proteínas estruturais e hemoglobina. O folato é a forma natural do ácido fólico, presente em fontes naturais.

Ele pode ser encontrado predominantemente em vegetais de folhas verdes escuras, no feijão, na lentilha, no grão de bico, na ervilha, no milho, no amendoim, no morango, no kiwi, no suco de laranja e no fígado. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) preconiza o enriquecimento obrigatório com ácido fólico sintético das farinhas de trigo e de milho comercializadas no Brasil a partir de junho de 2004. Embora o folato seja encontrado nos alimentos, sua ingestão e absorção são consideradas insuficientes na grande maioria dos casos.

O ácido fólico é a forma sintética do folato mais oxidada e estável, utilizado como suplemento nutricional e na fortificação de alimentos. Esse composto interfere no aumento do volume dos eritrócitos, das células miometriais do útero gravídico, no crescimento da placenta e do feto. Além disso, atua como coenzima no metabolismo de aminoácidos, na síntese de purinas e pirimidinas e dos ácidos nucléicos (DNA e RNA), sendo primordial para a divisão celular e síntese proteica.

O ácido fólico tem um papel fundamental no processo da multiplicação celular, sendo, portanto, imprescindível durante a gravidez. O Ministério da Saúde (MS) recomenda a suplementação do ácido fólico na dosagem de 5mg/dia para a mulher desde os últimos três meses antes da concepção até a 14ª semana gestacional (ESPOLADOR et al.,2019). Essa suplementação diária é recomendada como parte da assistência pré-natal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (201.3 Kb)   docx (294.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com