TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Gastronomia Para A Nutrição.

Por:   •  9/4/2023  •  Resenha  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

União Metropolitana de Educação e Cultura

Nutrição

Laisa karoline Oliveira Silva

A IMPORTÂNCIA DA GASTRONOMIA PARA A NUTRIÇÃO

Resenha (resumo + análise crítica)

Salvador/BA

2022

Laisa karoline Oliveira Silva

A IMPORTÂNCIA DA GASTRONOMIA PARA A NUTRIÇÃO

Resenha (resumo + análise critica) apresentando ao curso de Gastronomia Aplicada à Nutrição, com parte no requisito necessário a obtenção grau de bacharel em Nutrição, pela instituição União Metropolitana de Educação e Cultura.

Orientador:  Luciana Ferraz

Salvador/ BA

2022

A IMPORTÂNCIA DA GASTRONOMIA PARA A NUTRIÇÃO” de Gonçalves e colaboradores (2018).

Resumo

A relação do alimento com o processo de humanização teve início, portanto, com o processo de socialização e desenvolvimento do trabalho coletivo, em seus primórdios, e está em constante evolução.

A ciência nutricional busca por meio de uma alimentação balanceada e saudável, promover a saúde dos pacientes. A gastronomia por sua vez é uma obra de arte, e cada preparação tem a missão de impressionar o provador, em busca de encontrar o melhor sabor para cada prato, por isso, nem sempre se preocupa com o valor nutricional da refeição. Essas duas ciências tão distintas são capazes de se completarem e desmistificar as crenças de que alimento saudável é sinônimo de falta de sabor. A alimentação e a saúde estão diretamente ligadas. Desde a antiguidade, a associação entre ambas é apontada como recurso terapêutico

Em nenhum outro momento da história, o alimento e a nutrição estiveram tão próximos e alinhados como agora, assim surgido, unindo os conhecimentos, em prol à evolução da chamada “gastronomia saudável", gastrônomos e Nutricionista se complementando elaborando pratos atraentes e saborosos, porém utilizando nestas preparações compostos alimentares saudáveis. Tendo em vista esses fatores, comunidade científica estudiosa da gastronomia e da nutrição vêm investindo em estudos e em desenvolvimento de produtos mais saudáveis, com propriedades funcionais, que atendam a demanda comercial e ofereçam benefícios à saúde do consumidor

Com o objetivo do presente estudo foi reforçar a importância e os benefícios da integração entre a nutrição e a gastronomia. A nutrição e a gastronomia é uma realidade iminente, visco que saúde e alimentação é um binômio que está relacionado, objetivando uma vida saudável.

O ato de se alimentar é uma necessidade fundamental para a sobrevivência das espécies, sendo assim, percebeu-se uma evolução do paladar com o passar do tempo, o requinte na escolha de pratos e a forma de servir surgiram com a evolução do Homem e da história.  Além disso, através dessa evolução também foi possível observar que a alimentação do ser humano vai muito além do ato de apenas se alimentar para satisfazer a fome. Principalmente em relação a cultura e seus hábitos alimentares, e as peculiaridades são passadas de gerações para gerações, com tendências a seguir inalteradas por vários milênios. Ressalta-se ainda que a correria do dia a dia possui forte influência nas nossas formas de vida e diretamente nas formas de como evoluímos e consequentemente na alimentação

História da Gastronomia

Foi nos primórdios da humanidade que se deu o início da relação de transformação do alimento e das futuras mudanças históricas da evolução do homem. Naquela época, os alimentos eram consumidos crus, posteriormente com a descoberta do fogo, as preparações passaram a serem cozidas e modificadas em sabor, foi a partir disso o homem descobriu que poderia produzir vários tipos de alimentos. Com o advento do fogo, o homem passa a transformar o sabor e a textura dos alimentos por meio de preparações cozidas e assadas; desenvolve ainda mais o seu paladar e passa a caçar com base nos animais de preferência, moldando seus gostos, hábitos e adquirindo prazer em se alimentar.

O ritmo agora deixava de ser meramente biológico passando também ao ritmo comercial, como em qualquer cadeia alimentar e evolucional as necessidades vão surgindo ao passo de novas descobertas.

Nutrição e Alimentação saudável

Estamos vivendo numa era onde só se fala em dietas, emagrecimento e beleza, padrões estes inflamados pela cultura televisiva e as mídias sociais que tendem a seduzir nossos sentidos e que por sua vez são grandes influenciadoras das escolhas alimentares. Comer é um ato de prazer, por isso, muitas pessoas após um longo dia de trabalho tomam para si a refeição como mérito, o que as fazem preferir alimentos de rápida preparação em altas concentrações de gorduras saturadas, sódio, aditivos químicos, temperos artificiais, carboidratos refinados. Elevando o risco de uma vida com uma doença inflamatória bastante conhecida, a obesidade. A preocupação maior é que se preocupam mais com o quanto comer e não com o que comer.

Assim, a questão da saúde e da estética é uma consequência dessa harmonia e não pode ser a única causa da escolha da alimentação

A Nutrição preconiza o equilíbrio nutricional, e contextualiza a importância da ingestão de nutrientes. A gastronomia cumpre a missão de impressionar o provador, trazer a ele mistérios, prazeres e sensações, e deixado de lado, preconizar uma vida alimentar mais saudável. A gastronomia está para a alimentação saudável assim como o erotismo está para o amor: um suplemento da alma, uma exploração do sagrado. Se a gastronomia é a arte do bom gosto e a nutrição a arte de comer saudável.

Nutrição e gastronomia como aliadas

A relação entre nutrição e gastronomia é bastante recente, segundo Baker (2003), a gastronomia se tornou o novo expoente da alimentação, atraindo o interesse de várias áreas de conhecimento, e entre elas está a nutrição. Os nutricionistas estão buscando informações sobre Gastronomia e os profissionais dessa área têm buscado o nutricionista para um trabalho de parceria.

Embora pareçam ciências impossíveis de unir, a preocupação generalizada com uma vida mais saudável tem unido a Gastronomia à Nutrição. Basta ver a tendência gastronômica universal por alimentos mais leves, saudáveis e sem muitos artifícios, como a NOUVELLE CUISINE francesa ou culinária japonesa (BAKER, 2003)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com