TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como e quando se estabeleceu no Brasil uma literatura nacional apropriada ao jovem

Artigo: Como e quando se estabeleceu no Brasil uma literatura nacional apropriada ao jovem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÃO 1 (Valor 1,0) Como e quando se estabeleceu no Brasil uma literatura nacional apropriada ao jovem?

Resposta: O interesse pelo desenvolvimento da criança voltou a florescer, a partir do final do século XVII, juntamente com o surgimento do sistema capitalista. A industrialização trouxe o capitalismo que, para aumentar os lucros, demitia os adultos e contratava crianças para ocupar as vagas, pois era mão de obra mais barata. Em 1808, foi oficialmente instalada a imprensa brasileira, que denunciava o trabalho infantil. Surgiu então um movimento que pretendia valorizar a educação, estimulando a saída das crianças das fábricas e exigindo o direito delas por uma vaga nas escolas. Em consequência deste movimento, começam a surgir uma literatura voltada para o crianças, que procurava inserir noções de patriotismo e deveres sociais. A história da literatura juvenil iniciou juntamente com a Proclamação da República, período em que o país enfrentou várias transformações políticas, a substituição da monarquia pela república, o fim da escravidão, o início da urbanização e consequente modernização do país, todos esses fatores promoveram a propagação do material escolar e o livro direcionados aos jovens. Em 1094, Olavo Bilac e Coelho Neto publicaram os Contos pátrios, na tentativa de nacionalizar a literatura juvenil. Em 1910, Bilac se associa a Manoel Bonfim e edita a narrativa Através do Brasil, também com objetivo de construir uma literatura que representasse a nação. Esta obra narra a viagem feita por dois irmãos que cruzam o Brasil de norte a sul, interagindo com diferentes costumes e pessoas. O que dava a oportunidade de trabalhar a referida narrativa nas lições de geografia, história, além da literatura.

QUESTÃO 2(Valor 1,0) Procure, através da leitura e interpretação dos versos de Bilac TEXTO 1, encontrar as evidências que reforçavam o sentimento nacionalista idealizado pelos intelectuais? Justifique a sua resposta.

TEXTO 1

A PÁTRIA

Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!

Criança! não verás nenhum país como este!

Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!

A Natureza, aqui, perpetuamente em festa,

É um seio de mãe a transbordar carinhos.

Vê que vida há no chão! vê que vida há nos ninhos,

Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!

Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!

Vê que grande extensão de matas, onde impera

Fecunda e luminosa, a eterna primavera!

Boa terra! jamais negou a quem trabalha

O pão que mata a fome, o teto que agasalha...

Quem com o seu suor a fecunda e umedece,

Vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece!

Criança! não verás país nenhum como este:

Imita na grandeza a terra em que nasceste!

Olavo Bilac

Resposta: Os versos de Bilac falam do amor que devemos ter à Pátria (Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!), usando as belezas naturais e a riqueza do solo como um estimulante para que o amor seja incondicional (Olha que céu! que mar! que rios! que floresta! /A Natureza, aqui, perpetuamente em festa, / É um seio de mãe a transbordar carinhos.). Bilac provoca um instinto de patriotismo, exemplificando que com o trabalho, a recompensa vem Que nesta Pátria existe tudo de que se precisa, basta apenas, lutar por ela (Boa terra! jamais negou a quem trabalha/ O pão que mata a fome, o teto que agasalha...). Bilac e outros intelectuais da época se esforçaram em enaltecer esse patriotismo para estimular nos jovens uma formação de caráter com orgulho patriótico, para que estes jovens cuidem da sua pátria, como filhos que cuidam da mãe que tanto lhes oferece. Esse patriotismo seria a maior arma para combater as influências da literatura estrangeira. Essa literatura era direcionada aos jovens, estimulando neles o patriotismo, pois eles eram o futuro do país, eram eles quem deveriam cuidar, valorizar, trabalhar para que o pátria fosse o tão desejado lar.

QUESTÃO 3 (Valor 2,0) Procure elencar algumas características estilísticas que demarcam o perfil do texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com