TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maçã do Amor

Por:   •  21/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O termo açúcar é utilizado para qualquer composto químico do grupo dos carboidratos que forneça sabor (doçura), seja solúvel em água e que possa cristalizar – em geral, mono, di e polissacarídeos. Ocorrem naturalmente em frutas e vegetais, mas também podem ser encontrados em produtos de origem animal (ribose, lactose e galactose).

Os principais monossacarídeos são glicose, frutose e galactose; os dissacarídeos são a sacarose, lactose e maltose; os polissacarídeos, ou carboidratos complexos, são moléculas formadas por muitas unidades de glicose.

O açúcar de mesa (sacarose) é obtido da cana-de-açúcar ou beterraba. O açúcar natural desdobrado é encontrado em outras fontes também: em frutas, néctar de flores, seiva da árvore bordo, que pode ser retirado em forma de sucos ou soluções. Pela concentração destas soluções obtém-se a cristalização do açúcar.

O objetivo desta aula foi analisar e preparar receitas que envolvam o uso do açucares, conhecendo suas propriedades, destacando a cristalização e não cristalização, e analisar o porcentual do açúcar em relação aos outros ingredientes da preparação.

Nosso grupo preparou uma receita super prática, tradicional e saborosa:

MAÇÃ DO AMOR.

História de como surgiu: Em 1959, quando a família espanhola Farre patenteou a maçã do amor, os galanteadores presenteavam as moças com o doce em um ato de romantismo. E a data preferida para esse gesto era com certeza o Dia dos Namorados. A família chegou ao Brasil em 1954 e como era especialista em doces, escolheram abrir um negocinho para vende-los. Inspirado pelas frutas caramelizadas chinesas conhecidas como Tannghulu, como uva e abacaxi, Ramom Farre Martinez, 77 anos teve a ideia de usar uma fruta que temos muito no Brasil, a maçã. Já o nome romântico quem deu foi o pai de Ramom, de forma nada romântica. Era tarde da noite, e o pai disse: “Põe logo Maçã do Amor e vamos dormir!” Dito e feito. Tamanho sucesso, recebeu devida patente em nome da família.

3

2. METODOLOGIA

INGREDIENTES:

4 Maçãs

4 Palitos de sorvete

Calda

½ xícara de chá de glucose de milho

2 xícaras de chá de açúcar

4 gotas de corante vermelho

Técnica de preparo

A maçã foi lavada e, foram introduzidos os palitos de sorvete.

Em uma panela foi adicionado o açúcar e a glucose. Levada ao fogo e deixando ferver por aproximadamente 8 minutos, em seguida foram adicionados 4 gotas de corante vermelho, cozinhado aproximadamente por um minuto.

No entanto, a calda queimou e refizemos novamente, dessa vez sem a glucose de milho, usando apenas uma xícara de açúcar e uma pitada de tártaro, deixando ferver por 8 minutos até obter o resultado da calda.

Logo após, foram mergulhadas na calda e, untamos um prato com manteiga para reserva-las.

OBS: Untamos o prato com manteiga para evitar que a calda agarrasse no prato.

OBS: O creme de tártaro foi utilizado para regular a cristalização do açúcar, e mantendo a superfície do doce mais seca, para não ficar com a consistência melada.

4

3. ANÁLISE E DISCUSSÃO DE DADOS

A partir dos resultados adquiridos, observou-se uma certa dificuldade de todo grupo na primeira tentativa ao fazer a calda, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com