TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mudança no hábito alimentar

Por:   •  29/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

A população passou por algumas transformações nas suas condições de vida, saúde e nutrição.

Antigamente as pessoas cultivavam suas hortas e consumiam mais alimentos saudáveis, hoje em dia o consumo de alimentos industrializados, gordurosos, doces e refrigerantes tomaram conta da mesa das pessoas, onde aumenta o percentual de gordura e a obesidade pode trazer muitas outras doenças como: cárdico e cerebrovasculares, a diabetes-não insulina dependentes a pressão arterial sistêmica e alguns câncer. A obesidade hoje é o maior problema alimentar da população brasileira, em vista que os gastos públicos com essa enfermidade chegam a 7% dos orçamentos de saúde nos países desenvolvidos.

Para ter melhoras nesse quadro é necessário fazer melhorias das condições de vida, maior cobertura na saúde e diminuir o numero de filhos por família.

A população está mudando o hábito de alimentação, optando por comidas rápidas como por exemplos “fast –food” , são comidas extremamente calóricas e sem nenhuma vitamina mas por ser rápida e prática as pessoas nem ligam pois as mesmas não tem tempo por ter uma rotina  muito corrida, elas esquecem que é muito importante a alimentação correta para evitar algumas doenças, e com esse desleixo a população de obesos e outras doenças só vão aumentando.

As propagandas induzem as pessoas a comprarem o produto mesmo não sendo saudável, por elas trabalham o emocional como, por exemplo, uma propaganda da coca-cola, uma família estava triste no natal e de repente chega uma pessoa com uma garrafa de refrigerante e todos ficam felizes, e com isso as pessoas vão associar que para ser uma família mais feliz precisa de tomar um refrigerante.

As crianças estão sendo muito afetadas por ter em casa um hábito alimentar ruim, desde pequenos já aprendem a tomar refrigerante, comer doces, comer fora de hora, isso tudo atrapalha no desenvolvimento e trás algumas doenças desde cedo.

No filme “Muito além do peso” mostra que 33% das crianças brasileiras são obesas e outras doenças. As crianças não sabem o que são frutas, verduras e legumes, é mostrado no filme um saquinho de batatinhas fritas para as crianças e elas amam, mas quando é a batata sem estarem cortadas e prontas elas não sabem o que é então o problema está alimentação diária, essas crianças são vulneráveis, e o grande problema e que estão deixando de comer comidas naturais e trocando para os industrializados.

A discriminação trás prejuízos psicossociais, as pessoas podem colocar apelidos maldosos, e com isso a maioria desiste de tentar emagrecer que é uma etapa difícil e pode trazer ansiedade e aumentar o apetite, e levar a uma depressão. As pessoas tem que começar a mudar o hábito alimentar e ensinar as crianças a comer corretamente para melhorar esse índice de obesidade infantil e mundial que estamos vivenciando.

Referências Bibliográficas:

Documentário – "Muito Além do Peso". Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2016.

Artigo Científico: Obesidade no Brasil: tendências atuais. Vanessa Alves e Rosana Magalhães.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com