TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Por:   •  6/6/2020  •  Abstract  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nixon Carlos de Souza Nascimento – RA 8098331

Atividade de Portfólio 

JUIZ DE FORA
2020

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

  1. Variáveis que impõe um certo padrão quanto à escolha dos alimentos seguido de regras e princípios; O comportamento alimentar é divido em cinco determinantes:

Biológicas: subdivide-se em componentes fisiológicos e patológicos, compreendidos como necessidade de ingestão para a manutenção das funções vitais e energéticas associadas ao metabolismo humano; e genéticos, relacionados a preferências pessoais e fisiológicas em decorrência das papilas gustativas.

Sócios-Culturais: Associados as influências de um determinado grupo quanto a escolha dos alimentos em uma perspectiva de ‘’enquadramento’’em um meio.

Antropológicos: Em paralelo à questões sócios-culturais, o determinante antropológico se caracteriza pela liberdade de escolha através de aspectos inatos. Se engloba nesse contexto também a determinante psicológica.

Econômicos: Caracteriza-se pelo poder de compra e pela oferta de mercado. Pode ser entendida também como uma variável de caráter social, onde a antropologia pode não se manifestar.

  1. Tomando como base um dos fatores primordiais para a manutenção e sobrevivência humana, a alimentação, aspectos externos e internos (aparência, preparação, sabor e variedade) estão totalmente associados à escolha dos alimentos, com o objetivo de sanar saciedades e prazeres, embora tais variáveis não estejam ao alcance de todos como forma optativa, em decorrência da determinante econômica. Mas em qualquer caso, buscando a matéria prima, o nutriente, de máxima qualidade, as variáveis de seleção se assumem de grande importância.

  1.  A escolha dos alimentos é direcionada através das determinantes do comportamento alimentar através de fatores biológicos, sócios-culturais, antropológicos, psicológicos e econômicos, além de fatores externos como aparência, preparação, sabor e variedade do próprio alimento. Para enfatizar essas condicionantes, um estudo do artigo em questão englobou fatores no momento da seleção alimentar. São eles: saúde, conveniência da aquisição e preparação dos alimentos; aspectos sensoriais, preço, conteúdo natural,humor, Familiaridade, preocupação ética e  controle de peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com