TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição Clinica

Por:   •  12/7/2020  •  Resenha  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Uma alimentação saudável, equilibrada e variada, é capaz de oferecer benefícios para quem o faz, benefícios esses como o retardo de aparecimento de doenças cardiovasculares, osteoporose, obesidade, e garantindo uma qualidade de vida gradual.

A nutrição esportiva é uma área acadêmica ligada minuciosamente ao curso de nutrição, onde aplica seus conhecimentos ergogênicos para melhora do desempenho físico, desportivo, funcional, endurance, evolucional de praticante de qualquer atividade física, colocando em prática o conhecimento da nutrição, fisiologia e bioquímica no esporte e atividade física.

O uso correto e bem aplicado da nutrição esportiva, pode evitar fadiga muscular nos atletas, quadro rebote de hipoglicemia, uma melhora no rendimento físico, otimização do recuperação muscular, aumento na força, perca de gordura, cognutrição muscular, diminuição nos riscos de lesões, enfim, otimiza a saúde geral da pessoa.

Nossa alimentação diária deve compor os macronutrientes essenciais, que são Carboidrato, Proteínas e Lipídios e micronutrientes como vitaminais e minerais. Eles são a base de uma alimentação saudável, equilibrada e balanceada. Os carboidratos são classificados em monossacarídeos, onde englobam a glicose, frutose e galactose. Os carboidratos são energéticos e é nossa principal fonte de energia para realizar funções básicas do dia a dia e principalmente fonte de estocagem no corpo como glicogênio. Após sua ingestão, ele se transforma em glicose, podendo gerar energia, armazenar energia na forma de glicogênio e quando ingerido em excesso, é transformado em gordura e armazenado em estoque.

As proteínas atuam como construtoras e reparadoras do nosso organismo, tendo funções estruturais, reguladoras, defesa e transporte de fluidos corporais. Os lipídios tem como principal função estocar e fornecer energia, mas atuam também na reserva de energia corporal, na composição da membrana celular, absorção de vitaminas lipossolúveis, composição de hormônios e enzimas.

O consumo de água também é de suma importância, visto que nosso corpo é composto por 60% a 70% de água, e durante as atividades físicas há uma grande perca de água. É estimada que a média é de 4L por hora em atividade, tendo um percentual maior em mulheres. A hidratação adequada é fundamental para a manutenção do desempenho e do nível de esforço em qualquer tipo de exercício, O não consumo de água, acarreta na perca de sais minerais, dos eletrólitos, ocasionando a desidratação, prejudicando a força muscular, aumento de câimbras e aumento da temperatura corporal.

A importância de uma dieta bem elaborada e estratégias alimentares levando em consideração cada esporte e cada atleta, tem papel fundamental no desempenho dos atletas. É importante levar em consideração que a alimentação não se limita apenas ao momento da competição, mas sim durante todo o processo, desde os treinos que antecedem a competição, como o pós competição, pois podem haver efeitos colaterais e é durante esse processo de treino que poderá ser reajustada e reavaliada. A dieta levará em conta as particularidades, tendo como principal objetivo aumentar o rendimento do atleta sem uso de drogas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com