TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição Desportiva

Por:   •  23/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  7.306 Palavras (30 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

MICHELI MEDEIROS BONATTI

[pic 10]

NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharelado em Nutrição(a).

Orientador: Prof. Ana Carolina Galvão Goncalves Romano

 

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, por ser essencial em minha vida, autor do meu destino, meu guia, socorro presente na hora da angústia, a minha família por sempre estarem ao meu lado me dando forças a todo momento, não me deixando desistir, que na hora da tristeza e desespero, vontade de desistir estavam ao meu lado me apoiando, aconselhando, me dando vários motivos para não desistir.


AGRADECIMENTOS

        Agradeço a Deus por ter me dado saúde e forças para superar as dificuldades. A esta universidade, seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram a janela que hoje posso vislumbrar um horizonte superior eivado pela grande confiança no mérito e ética aqui presentes. Aos meus pais, pelo amor, incentivo e apoio incondicional e a todos que direta ou indiretamente fizeram parte de minha formação, o meu muito obrigado.

                                                RESUMO

A nutrição esportiva é a base do sucesso atlético. É um plano de nutrição bem elaborado que permite que adultos e atletas ativos tenham o melhor desempenho. Ele fornece o tipo certo de alimento, energia, nutrientes e fluidos para manter o corpo bem hidratado e funcionando em níveis máximos. Uma dieta de nutrição esportiva pode variar de um dia para o outro, dependendo das demandas específicas de energia.

Palavras-chave: Nutrição; Esporte; Saúde; Atleta.

        


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        A NUTRIÇÃO ESPORTIVA        5

2.2        NECESSIDADES NUTRICIONAIS        9

2.3        DIETA PARA O ATLETA        10

2.4        TREINAMENTO DE MARATONA E DIETA E LÍQUIDOS PARA O DIA DA CORRIDA        12

2.5        TÓPICOS ESPECIAIS EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA        14

2.6        CONSUMO DE CARBOIDRATO        16

2.7        SUPLEMENTOS        18

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

4        REFERÊNCIAS        24


  1. INTRODUÇÃO

A escolha de uma nutrição correta pode resultar em prevenção de lesões, melhor desempenho e recuperação. Para apoiar seus objetivos e saúde, diferentes profissionais de nutrição oferecem uma série de serviços.

Essa nutrição pode variar de um diário alimentar diário, até nutrição abrangente e plano alimentar para competições e treinamento. Aqui vamos explorar a importância da nutrição esportiva, e como um nutricionista esportivo pode apoiar nosso regime de treinamento.

Além disso, cobriram suplementos e nutrientes que são frequentemente incluídos no programa alimentar dos atletas. Discutiremos essas coisas em detalhes.

A Nutrição Esportiva é a nutrição para atletas e é uma ciência quantitativa e é importante, pois, afeta o desempenho. Nutrição para esportes é muito mais do que apenas uma dieta rica em proteínas e nenhuma solução alimentar única pode aumentar o desempenho atlético.

A modulação de nutrientes é uma parte muito importante da nutrição esportiva, pois envolve a prática especial de comer uma certa quantidade de proteína, gorduras, carboidratos para melhorar o desempenho. O tempo e a frequência das refeições também são importantes. Além disso, muito depende do tipo de esporte em que se está envolvido, pois alguns atletas precisariam de um plano alimentar vários dias antes da competição, como o carregamento de carboidratos, enquanto em outros manter o peso corporal ideal é de extrema importância para a competição.

Uma boa nutrição para os atletas significa comer alimentos para manutenção da saúde ideal mais nutrientes extras para alcançar o máximo desempenho. Muitas pesquisas mostram que a maioria dos atletas, treinadores, treinadores não têm o conhecimento adequado sobre nutrição e, portanto, vemos a maioria dos atletas recorrer a práticas nutricionais ridículas e se encontram recorrendo a medicamentos na tentativa de compensar a má nutrição.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. A NUTRIÇÃO ESPORTIVA

A dieta é um dos muitos fatores dos quais depende o desempenho atlético. Se quer saber mais sobre nutrição desportiva, a sua importância e como influencia o rendimento dos atletas, entre outros, não perca a entrevista com a nossa especialista em dietética e nutrição humana, Sandra Sardina.

A nutrição esportiva é o ramo da nutrição humana especializado em pessoas que praticam esportes. A nutrição esportiva não esquece os critérios básicos de uma alimentação balanceada no dia a dia, para enfrentar as cargas de treinamento e promover a recuperação. Por meio da nutrição esportiva, o atleta é aconselhado, orientado e educado para saber o que, quando e por que deve comer e beber determinados alimentos ou outros.

Por meio de nutrição adequada, você melhorará significativamente o desempenho e a recuperação. Um treinamento acompanhado de nutrição adequada pode atingir maiores intensidades e duração do trabalho, da mesma forma que nos períodos de descanso a alimentação deve ser adaptada e assim favorecer a supercompensação e adaptação ao esporte. Sempre digo que a nutrição esportiva não cria “supercampeões”, mas pode haver campeões que nunca se tornam porque não se alimentam e se hidratam direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.7 Kb)   pdf (198 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com