TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição e Dietética

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Portfolio

Lucas Nashimoto Ruiz

Polo Educacional de Curitiba

2018

Atividade de Portfolio

Trabalho apresentado a Disciplina de Nutrição e Dietética Prof. Gizely Cristina da Silva Moreria, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Polo Educacional de Curitiba

2018

O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os 5 determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citada por Gedrich (2003)

As variáveis relacionadas ao comedor são todos pontos que podem influenciar na hora da escolha do alimento podendo ser fatores sociais, financeiros, biológicos ou culturais dentro destas variáveis Gedrich classifica elas em 5 determinantes do comportamento alimentar:

Biológico e o componente que diz respeito aos fatores fisiológicos, patológicos e genéticos que podem ter como influencia sexo, idade como exemplo podemos usar o caso de adolescentes que sentem compulsão em comer vários tipos de doces nada mais é que o próprio corpo pedindo por fontes energéticas rápidas.

Sócio-culturais tem como característica a escolha dos alimentos por estarem relacionados ao meio que se vive família, amigos, mídia, sociedade, classe social entre outros, mas podemos usar como exemplo pessoas que não comem feijoada por ser um prato típico da cultura negra deste modo existem pessoas que não querem estar associadas a mesma.

Antropológico refere-se ao poder de escolha do indivíduo bem como suas preferencias por escolher certo alimento por pertencer a certo grupo social mesmo que não seja do mesmo.

Econômico tem como características o poder de compra, oferta e procura bem como faixa de renda que o mesmo possui. Podemos olhar esta variável de uma forma bem simples se analisarmos uma pessoa de classe média a alta verá que muitas vezes ela prioriza a qualidade do que está comprando seja nutricionalmente falando ou por procedência, já a pessoas que possui uma renda muita baixa muitas vezes prioriza o preço em detrimento da qualidade.  

Psicológicos estão diretamente ligados ao determinante Sócio cultural devido estarem relacionados as preferencias sociais.

             O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar?

             Quando escolhemos o que comer acabamos por fazer vários filtros de seleção inconscientes como por que não pegamos aquele tipo de carne e não esse? Sempre quando vamos escolher os alimentos usamos a visão e olfato para escolher o que parece ser mais saboroso bem como experimentar coisas diferentes ou não, se já comemos aquele tipo de corte de carne por exemplo que parecia nojento a primeira vista, mas no fim era saboroso ou bem como não pegar as mesmas coisas que se come com mais frequência para poder variar os alimentos.

                Fale sobre os métodos de avaliação da escolha alimentar.

             

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com