TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição e Dietética

Por:   •  16/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

A nutrição é importante para a sobrevivência de qualquer ser vivo, pois é através da mesma que os organismos conseguem realizar suas funções vitais. A enfermagem por está constantemente com os pacientes, deve sempre questionar se o paciente possui alergias alimentares ou intolerância alimentar.

 Os alimentos diet têm o açúcar substituído por outro adoçante, enquanto o light consiste na diminuição de lipídios. Os alimentos funcionais ajudam no funcionamento do organismo pela quantidade de substâncias benéficas, já os alimentos transgênicos são geneticamente modificados em laboratórios.

As leis da alimentação é o caminho para uma vida saudável, sendo elas, lei da qualidade, quantidade, harmonia e adequação. Uma alimentação completa em quantidade correta com o equilíbrio dos nutrientes, como por exemplo, cor, sabor, aroma e textura, podem suprir a necessidade do indivíduo. Os nutrientes encontrados nos alimentos têm elementos necessários para sua função orgânica e podem ser construtores, reguladores e energéticos. Os carboidratos constituem fontes energéticas e é classificado em monossacarídeo, dissacarídeo e polissacarídeo. A falta de carboidrato, no organismo humano, pode causar hipoglicemia. Os lipídios são importantes, pois contém ácidos graxos essenciais e são classificados em lipídios simples, composto e derivado de lipídios. A esteatose Hepática é o aumento de lipídios no fígado e a sua presença está relacionada com a dislipidemia, ou seja, aumento do colesterol. Os ácidos graxos são saturados, insaturados e essências, e as gorduras podem ser saturadas, monossaturadas e polissaturados. As proteínas são substancias existentes nos alimentos e ajudam na coagulação do sangue, podem ser classificadas em proteínas simples, conjugadas e derivadas.

As vitaminas são importantes para o crescimento e desenvolvimento, e sua falta pode causar a avitaminose. Elas podem ser classificadas em lipossolúveis em gorduras, sendo elas D; E; K; A e hidrossolúveis, solúveis em água, sendo B1; B2; B6; B12; C; H; P; PP. A falta de ácido fólico pode causar a morte ou má formação do feto na gestação. Os elementos minerais são classificados em macro elementos que aparecem em maior quantidade no organismo como, Ca, P, Na, CI, K, Mg e Enxofre, e os microelementos são elementos menores, sendo o Fe, Cu, Flúor, Zinco, Iodo e Água.

Durante a gestação é importante à ingestão de todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do feto, é recomendado o controle do sódio. O aleitamento materno é indispensável para o bebê até o sexto mês de vida. A desnutrição é a falta de alimento por um longo período. Os tipos de desnutrição é a Kwashiakor causada pela carência de proteínas, o Marasmo causado pela falta de calorias e o Kwashiorkor Marasmático é todos os sintomas do Marasmo com a presença de edemas. O tratamento da desnutrição é a dieta com os nutrientes adequados para a recuperação.

As condições nutricionais anormais é a obesidade, que é o acumulo de gordura no corpo, a anorexia nervosa, um distúrbio onde a pessoa se alimenta sem controle e depois induz o vômito, e a bulimia, onde a pessoa tenta neutralizar o ganho de peso induzindo o vômito e usando laxantes. As dietas especiais dependem da dificuldade do paciente, é exemplos, a dieta líquida (somente líquido), dieta para diabéticos (sem açúcar), dieta hipossódica (sem sal) e outras. Dietas relacionadas a calorias se dividem em hipercalóricas com calorias acima do que o paciente necessita e hipocalórica com calorias abaixo. A Nutrição enteral é a dieta líquida aplicada através de sonda posicionada no intestino ou no estômago e a nutrição parenteral é aplicada de forma intravenosa. A nutrição parenteral periférica é aplicada diretamente em uma veia periférica e a nutrição parenteral total é aplicada em uma veia central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com