TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição na Adolescência

Por:   •  10/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

NUTRIÇÃO NA ADOLESCENCIA

Os hábitos alimentares de cada indivíduo, grupo ou sociedade são construídos a partir de determinantes socioculturais, sendo que a mídia tem na atualidade um papel estruturados tanto na construção quanto na desconstrução de procedimentos alimentares. O comportamento alimentar humano passou por uma evolução, que, de forma didática, pode ser classificada em cinco fases.

I. A pré-história é caracterizada por uma dieta variada e consumo de vegetais e animais selvagens, praticamente não existiam deficiência nutricionais.

II. A agricultura é caracterizada por dieta monótona e compostas por cereais. Havia pequena ingestão de gordura e o surgimento de doenças nutricionais. Iniciaram-se o processo de estocagem de alimentos e a agricultura era rudimentar.

III. A revolução industrial é caracterizada por dieta rica em frutas e vegetais, o consumo de proteína de origem animal aumentou, mais, a dieta ainda era muito monótona. Houve o desaparecimento de algumas deficiências nutricionais, mas começou a surgiu problemas relativas ao desmame precoce.

IV. A revolução tecnologia é caracterizada pelo consumo de açúcares refinados e alimentos processados. O consumo de gorduras aumentou e o de fibras diminuiu, com isso surgiu a obesidade, doenças cardiovasculares e crônicas.

V. Atualmente ocorreu a diminuição do consumo de carboidratos complexos e de frutas e legumes na alimentação. A expectativa de vida é mais alta de 70 a 80 de idade.

De modo geral, adolescentes preferem produtos alimentícios com valor nutricional inadequado, contendo elevado teor de gordura saturada e colesterol e grande quantidade de sal e açúcar, além de terem o hábito de deixar, de fazer refeições, principalmente o desjejum.

A mídia tem grande influência na vida de muitas pessoas, principalmente quando se é jovem, pois essa é uma fase da vida de autoconhecimento e aceitação, tanto própria quanto pelo ciclo social em que estão inseridos.

A aparência tende a pesar muito nesse momento, a hipervalorização e o culto ao corpo tem causado muitos efeitos negativos nos jovens. Como sempre a indústria vem ditando o que é belo, por volta dos anos 80 as beldades Hollywoodianas que sempre foram modelos a serem seguidos mudaram da água para o vinho, transformando assim o que era considerado belo no mundo. O antigo padrão de beleza das mulheres ditas carnudas como no caso da atriz Marilyn Monroe passou a um quase esquelético onde apenas mulheres magras era bonitas e felizes, com o tempo os homens também começaram a se preocupar com a beleza corporal. O problema é quando essa busca utópica pela perfeição atinge os limites do saudável e passam a causar problemas de saúde como anorexia e bulimia nervosa.

As pessoas tem costumes de ditar alguns alimentos como saudáveis ou não saudáveis, fazendo dieta restrita pensando apenas na fisiologia do corpo, quando na verdade o ato de comer vai bem mais além que nutrientes, chegando até os próprios profissionais da nutrição fazer com que paciente crie transtorno.

Hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas do sistema endócrino ou por neurônios especializados. São de extrema importância para o controle do funcionamento do corpo humano. Vários hormônios são produzidos em nosso corpo, sendo que cada um possui um efeito específico. Alguns hormônios atuam como espécie de mensageiro químico, transportando informações entre as células, já outros agem com função de regular órgãos e regiões do corpo.

 Principais Hormônios presentes na adolescência:

o FSH (Hormônio Folículo Estimulante)

Produzido pela hipófise, estimula a secreção de estrogênio e regula a atividade dos ovários e dos testículos.

o LH (Hormônio Luteinizante)

Produzido pela adenoipófise, nas mulheres é responsável pelo amadurecimento dos folículos, ovulação e na produção de progesterona. Nos homens está diretamente relacionando a fertilidade, atua diretamente nos testículos e na produção de espermatozóides

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com