TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Patologia Diabetes

Por:   •  8/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

DOENÇA Crônica – Diabete Tipo 2

Etiologia:

Segundo as Diretrizes SBD de 2014-2015 “O DM2 é a forma presente em 90% a 95% dos casos e caracteriza-se por defeitos na ação e secreção da insulina.” É uma doença crônica com uma síndrome de etiologia múltipla adquirida que acarreta no aumento do nível de açúcar no sangue que desregula os niveis de insulina (hormônio secretado pelo pâncreas) no organismo. A insulina é responsável por regular a entrada do açúcar a glicose nas células do corpo. Essa disfunção caracteriza-se por hiperglicemia crônica ou seja a pessoa com diabetes  do tipo 2 tem a incapacidade de exercer adequadamente os efeitos da insulina que pode ser denominado resistência insulínica. Em outras palavras não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal.

Patogenia:

 

Os hábitos diários das pessoas é muito importante para se manter uma vida saudável onde se feita de maneira que não haja um equilíbrio pode ocasionar doenças e dentre elas a diabetes tipo 2,  por isso está relacionada ao estilo de vida da pessoa portadora da doença, como a má alimentação, colesterol alto, sedentarismo,  e o tabagismo e em casos a razão hereditária. Na questão de alimentação o excesso de açúcar no fígado pode ocasionar a diabetes do tipo 2 pois em alguns casos a pessoa produz muita glicose no fígado, e a ingestão de alimentos industrializados que  são  produtos não saudáveis, atrai a atenção da população e o consumo exagerado de gorduras e açucares vem aumentando o risco de adquirir a diabetes.

A crescente substituição dos alimentos in natura ricos em fibras, vitaminas e minerais, por produtos industrializados (Barreto & Cyrillo, 2001), associada a um estilo de vida sedentário, favorecido por mudanças na estrutura de trabalho e avanços tecnológicos (Popkin, 1999), compõem um dos os principais fatores etioló- gicos da obesidade.

O estilo de vida e a alimentação desregulada ocasiona a obesidade e por causa do excesso de peso acontece a resistência a insulina que leva a adquirir a diabetes do tipo 2.

Os hábitos alimentares e a prática de atividades físicas exercem uma poderosa influência sobre o balanço energético, sendo considerados os principais fatores, passíveis de modificação, determinantes da obesidade. Dietas com alta densidade energética associadas a um estilo de vida sedentário, são apontados como os principais fatores etiológicos do aumento da prevalência da obesidade no mundo (WHO, 1997).

         Outro motivo que aumenta o risco de diabetes tipo 2 é a Síndrome Metabólica que é quando um paciente tem resistência à insulina , pois se você não produz insulina suficiente ou se o seu corpo não o usa de forma eficiente, a glicose aumenta em sua corrente sanguínea.                        Quando há problemas de Comunicação entre as Células encarregadas de transportar a insulina pode estimular o desenvolvimento de diabetes tipo 2 também. Outro fator de risco é o sedentarismo, uso de cigarro e horas de sono de qualidade ruim.

Algumas evidências sugerem que o sedentarismo, favorecido pela vida moderna, é um fator de risco tão importante quanto a dieta inadequada na etiologia da obesidade (Prentice & Jebb, 1995), e possui uma relação direta e positiva com o aumento da incidência do diabetes tipo 2 em adultos, independentemente do índice de massa corporal (Manson et al., 1991), ou de história familiar de diabetes (Zimmet et al., 1997).

Morfologia

Os diversos desequilíbrios no organismo acontecem devido às células de gordura dos músculos e do fígado não responderem corretamente à insulina, onde inclui-se a diabetes tipo 2. “A diabetes tipo 2, a forma mais prevalente (± 85% da população diabética), resulta da coexistência de insulino-resistência periférica e hepática e da redução da capacidade secretora da célula ß, por alteração funcional destas células e redução da massa celular. “ (referenciar).        A única fonte de produção de insulina do nosso organismo é as células b das ilhotas pancreáticas de Langerhans, elas também secretam o hormônio em quantidades boas para manter os níveis de glicose do plasma em equilíbrio. As células b pancreáticas quando ocorrem uma disfunção ocasiona no desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2.  Com a falta do hormônio da insulina observamos a hiperglicemia que provoca patologias em diferentes tecidos como as vasculares e as neuronais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com