TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVISÃO DOS SISTEMAS

Por:   •  25/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.121 Palavras (13 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

  1. REVISÃO DOS SISTEMAS

GABRIELA ALCANTARA DE ARAUJO

  1. CUIABÁ/MT
  2.  SETEMBRO – 2019

  1. GABRIELA ALCANTARA DE ARAUJO
  1. REVISÃO DOS SISTEMAS

                Trabalho apresentado a Prof. Ma. Chaiane Aline da Rosa da disciplina Farmacologia Aplicada à Nutrição

 da turma Nutrição turno Noturno, 6° Semestre.

 

 

Faculdade Fasipe

Cuiabá – 09/09/2019

  1. SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO p.1

2-SISTEMA NERVOSO p. 2,3,4

  1. 3-SISTEMA IMUNE p. 5,7

            4-SISTEMA ENDÓCRINO p. 7,8

5-SISTEMA GASTROINTESTINAL p. 8,9, 10

5-CONCLUSÃO p. 11

6-BIBLIOGRAFIA p.12

7-ANEXOS p.13

 


 1-INTRODUÇÃO

O corpo humano é a mais perfeita máquina já construída e é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades.

Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida. Os órgãos se agrupam em sistemas, de acordo com o trabalho que realizam no corpo. Os sistemas do corpo humano funcionam em conjunto como uma verdadeira cooperativa – cada um preenche a sua própria função vital, mas todos trabalham juntos para manter a sua saúde e a eficiência.

1


2

SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso humano coordena e regula todas as atividades corporais. Ele é formado por vários órgãos, cuja função é captar estímulos do ambiente, interpretá-los e elaborar respostas específicas, voluntárias ou involuntárias. O sistema nervoso compreende, na verdade, três sistemas ou componentes, definidos pela anatomia e pela função.

O sistema nervoso Central (SNC) esta no centro da estrutura e do funcionamento do corpo. Ele é composto pelo encéfalo e pela medula espinal, que se estende pelo interior da coluna vertebral. A partir do SNC , 43 pares de nervos se ramificam: 12 a partir do encéfalo e 31 a partir da medula espinal. À medida que se dividem, percorrendo caminhos sinuosos entre órgãos e tecidos, e se infiltrando em cada minusculo canto e abertura, eles formam a rede do sistema periférico (SNP)..

O SNC pode ser visto como  o coordenador e decisor, como o SNP enviando informações como entrada sensorial e recebendo instruções como saída motora para músculos e glândulas. O terceiro componente é o sistema nervoso autônomo (SNA). Ele tem alguns elementos localizados no SNC e compartilha alguns nervos com o SNP, tendo também suas próprias cadeias nervosas a ao longo da medula espinal. Sua função é primariamente “automática” por lidar com atividades, como de controle da pressão sanguínea e ajuste de velocidade do batimento cardíaco, das quais raramente temos consciência. As duas subdivisões mais importantes do sistema nervoso são: O sistema nervoso central (SNC) consistir no encéfalo e na medula espinhal, o sistema nervoso periférico (SNP) incidir em todo o tecido nervoso localizado fora do SNC. (GRABOWSKI, 2008).

O encéfalo tem mais de 100 bilhões de células nervosas, ou neurônios, e o corpo contem outros milhões. Feixes de fibras nervosas que se projetam dos neurônios formam uma rede de

 

                                                                                          3

nervos pelo corpo todo. Os neurônios são altamente especializados na sua estrutura e função, e na maneira como se unem para se comunicar.

O neurônio é formado por três partes sendo o corpo celular, axônio e dendritos e representam à unidade funcional principal do sistema nervoso, os tipos de neurônios são: Aferentes ou sensitivos que conduzem o impulso ao sistema nervoso central, tendo também o eferentes ou motores que conduzem o estímulo do sistema nervoso central e os efetores que são os músculos e glândulas. Um neurônio em repouso que não está conduzindo estímulos apresenta a superfície interna de sua membrana menos positiva que a externa, sendo que isso significa que o interior da célula é eletricamente negativo em relação ao exterior, fazendo a diferença potencial nas faces da membrana que é chamado de potencial de repouso (GUYTON; HALL, 2006).

O encéfalo corresponde ao telencéfalo, diencéfalo, cerebelo e tronco cefálico, que se divide em: bulbo, mesencéfalo e ponte. No SNC, existem as chamadas substâncias cinzentas sendo formadas pelos corpos dos neurônios e a substância branca, por seus prolongamentos. Os órgãos do SNC são protegidos por estruturas esqueléticas (caixa craniana, coluna vertebral), onde protegem o encéfalo e a medula. O encéfalo humano contém aproximadamente 35 bilhões de neurônios e pesam aproximadamente 1,4 KG, o cérebro é dividido em dois hemisférios cerebrais bastantes desenvolvidos, onde situam as sedes das memórias e dos nervos sensitivos motores. Entre os hemisférios estão os ventrículos cerebrais (VILELA, 2009).

O sistema nervoso periférico inclui os receptores sensoriais, os nervos sensoriais e os gânglios fora do SNC. A divisão sensorial ou aferente traz informação para o sistema nervoso em geral este evento começa nos receptores visual, auditivo, químico e somato, sensorial, a informação

5

chega até o córtex. A divisão motora ou emente conduz a informação do SN para a periferia. Contração da musculatura esquelética; contração da musculatura lisa e cardíaca; secreção por glândula exócrina e endócrina. A medula espinhal é parte do sistema nervoso central contém 31 pares de nervos espinhais incluem os sensoriais e os motores. A informação trafega de para cima e para baixo (via ascendente e descendente). O tronco encefálico possui 10 dos 12 CN emergem dele. Onde o bulbo é a extensão anterior da medula espinhal, onde contém centros autonômicos de controle da respiração e pressão sanguínea, bem como coordena a deglutição, tosse e vômito (VILELA, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (426.3 Kb)   docx (294 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com