TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reação de Maillard

Por:   •  8/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVV

NUTRIÇÃO

ELAYNE C. R. FREITAS

FELIPE CORONA DA SILVA

MATHEUS GALLO ABREU

Prática n° 14 (10/05/2016)

Reação de Maillard

Disciplina: Bromatologia

Professor: Dr. Rodrigo Scherer


VILA VELHA
2016

  1. INTRODUÇÃO

A reação de Maillard é também chamada de escurecimento não enzimático, essa reação é muito utilizada na fabricação de pães, café torrado, chocolate, cerveja entre outros produtos. Esta reação dá ao produto uma intensa cor escura e tal transformação pode ser prevenida com a inativação desse sistema enzimático pelo calor. Esta transformação deve ser considerada de dois modos: como útil, quando os produtos da reação tornam o alimento mais aceitável, justamente pela cor e sabor produzidos e a reação pode ser prejudicial quanto ao sabor e cor do alimento, pois ocorrendo alterações nesses dois aspectos podem não ser aceitáveis pelo homem. (BOBBIO,1992).

O tipo de açúcar redutor interfere na velocidade da reação com os grupamentos amina, sendo o açúcar redutor mais reativo é xilose, seguido de arabinose, glicose, maltose e frutose. Além dos açúcares, os tipos de aminoácidos também interferem na velocidade da reação. Assim, outros fatores como a temperatura, pH, atividade da água e a utilização de alguns catalisadores podem afetar a velocidade da reação. O escurecimento não enzimático é o resultado da descoloração provocada pela reação entre carbonila e os grupos amina livres, com formação do pigmento denominado melanoidina.

Essas reações são desejáveis quando leva a melhoria da aparência e do flavor em alguns produtos como o pão, café torrado, chocolate, cerveja, carne de peixe assado entre outros, porém a reação pode provocar uma perda do valor nutricional do alimento, diminuído as concentrações de alguns aminoácidos. (ARAÚJO,2006).

  1. OBJETIVO

Avaliar os diferentes efeitos da glicose e sacarose sobre o escurecimento enzimático com monoglutamato de sódio e o efeito do pH e do Bissulfito de sódio nessas reações.

 

  1. MATERIAIS

Monoglutamato de sódio 1%, glicose 25%, sacarose 25%, água deionizada, bissulfito de Na, NaOH 2N, tubo de ensaio, pipeta graduada, pipetador, estufa de banho-maria e estante para tubo de ensaio.

  1. MÉTODOS

Para determinação da ação da glicose e sacarose sobre a reação de Maillard foram seguidos os seguintes passos. Primeiramente montou-se três séries com quatro tubos para glicose e sacarose, dividindo-os em A1, A2, A3, A4; B1, B2, B3, B4; C1, C2, C3, C4. Em seguida adicionou-se 0,05g de bissulfito de sódio apenas nos tubos A1, A2, A3, e A4 tanto da glicose quanto da sacarose, 0,5 mL da solução de NaOH 2N apenas nos tubos B1, B2, B3 e B4 da glicose e sacarose, 2 mL da solução de monoglutamato de sódio 1%, 2 mL de glicose 25% e 2 mL de sacarose 25%. Colocou-se os tubos em grades na estufa de banho-maria sob fervura de acordo com os tempos estabelecidos para cada tubo, assim, A1; B1 e C1 não sofreram aquecimento, A2; B2 e C2 foram aquecidos em uma temperatura de 100°C no tempo de 60 segundos, já A3; B3 e C3 foram aquecidos no tempo de 90 segundos e a classe de A4; B4 e C4 foram aquecidos no tempo de 120 segundos tanto para glicose quanto para sacarose.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com