TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia em Gastronomia

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera de São Caetano do Sul

Curso: Tecnologia em Gastronomia

Disciplina: Ciência dos Alimentos

Período:

Nome  – RA:

Alimentos Funcionais, Geleias e Compotas

ME:

São Caetano do Sul

2015

Nome – RA:

Alimentos Funcionais

Trabalho apresentado para o aproveitamento do componente: Tecnologia em Gastronomia, Ciência dos Alimentos, sobre a orientação da ME.

São Caetano do Sul

2015

1. Alimentos Funcionais e Nutracêuticos

Os alimentos funcionais e os nutracêuticos comumente tem sido considerados sinônimos, no entanto os alimentos funcionais devem estar na forma de alimento comum, serem consumidos como parte da dieta e produz benefícios específicos à saúde, tais como a redução do risco de diversas doenças e a manutenção do bem-estar físico e mental. As substancias biologimante ativas encontradas nos alimentos funcionais podem ser classificadas em grupos como: probióticos e prebióticos, alimentos sulfurados e nitrogenados, pigmentos e vitaminas, compostos fenóticos, ácidos, graxos polinsaturadas e fibras. Por outro lado, os nutracêuticos são alimentos ou parte dos alimentos que apresentam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de doenças. Podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dieticos até produtos projetados, produtos herbais e alimentos processados. Objetiva-se comprar alimentos funcionais e nutraceuticos quanto à definição e legislação apresentando as diferenças classes compostos e seus efeitos benéficos à saúde.

Em meados dos anos 80 no Japão, os alimentos funcionais referiam-se aos alimentos processados, contendo ingredientes que ajudavam em funções específicas do corpo além de serem nutritivos. Eram definidos como "Alimentos para uso específico de saúde" (Foods for Specified Health Use-FOSHU) e FOSHU eram os alimentos que tinha efeitos na saúde por sua quimica e que não tinha risco à saúde. No Reino Unido, eles definiam os alimentos funcionais como “um alimento cujo componente incorporado oferece benefício fisiológico e não apenas nutricional” que ajudavam a diferenciar os funcionais de alimentos fortificados com vitaminas e minerais. Já nos Estados Unidos da América do Norte eles usavam alimentos funcionais e nutracêuticos conforme foi estabelecida a definição, mas isso dificultava, pois deveria haver uma diferença entre eles para que as pessoas soubessem quais eram suas diferenças. Alimentos funcionais são alimentos que comemos como tomate, por exemplo, e alimentos nutracêuticos são remédio, barrinhas, suplementos, etc.


2. Propriedades em relação aos benefícios à saúde – Geléias.

2.1 Geleia de Morango

O morango é uma fruta vermelha, cuja origem é a Europa. Produzida pelo morangueiro, é um fruto rasteiro. Existem várias espécies de morango, sendo a fragaria a mais comum e cultivada em várias partes do mundo. É uma fruta pouco calórica apresentando cerca de 38 calorias por 100 gramas de morango. O morango é rico em vitaminas, como, por exemplo, vitaminas C, A, E, B5, e B6. Os principais minerais presentes no morango são cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio.

Os morangos também são ricos em flavonoides, importantes agentes antioxidantes no organismo dos seres humanos. Outra característica nutricional importante do morango é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5 gramas de fibras de 100 gramas de morango). Na culinária, o morango é muito usado na produção de sucos, sorvetes, bolos, tortas, doces e geleias.

Entre os principais benefícios do consumo de morangos para o organismo, podemos citar: fortalecimento do sistema imunológico auxilia no bom funcionamento do sistema digestório ação anti-inflamatória, auxilio no processo de cicatrização de ferimentos entre outros benefícios.

Os morangos cultivados em processo agrícola tradicional costumam concentrar agrotóxicos, portanto, antes de consumi-los é importante fazer uma boa higienização da fruta. Se possível prefira consumir morangos orgânicos, pois são livres de agrotóxicos e pesticidas.

2.2 Geleia de Laranja com gengibre

Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fosforo, e ferro. Contém fibras, pectina e flavonoides, que aumentam seu valor nutritivo. O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. Existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonoides que apresentam propriedades anti-inflamatórias antitumos, inibe a formação de coágulos no sangue. Benefícios à saúde:

  • Controla a pressão sanguínea
  • Combate o colesterol
  • Melhora os problemas digestivos
  • Estimula as funções intestinais
  • Previne gripes e infecções
  • Reforça as defesas do organismo
  • Estimula o sistema circulatório
  • Combate às inflamações das veias

No bagaço da laranja encontramos a maior parte das fibras. Além disso, na parte branca encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo na boca ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra a cárie dentária. No estomago, ela aumenta o volume do alimento, causando sensação de saciedade. No intestino grosso, a pectina é fermentada é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, ótimo para aqueles com intestino preso.

Potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Possui também betacaroteno, um renovador celular, e vitamina C que facilita a absorção do ferro (de alimentos, como feijão). O consumo da vitamina C também faz bem a pele (fica mais saudável, combate o envelhecimento). Para aproveitar o máximo dos nutrientes do suco de laranja, faça o suco no liquidificador ou em uma centrifuga (que aproveita o suco de laranja inteiro, se você espremer a laranja não será aproveitado).

Para obter todos os benefícios da laranja, basta ingerir uma laranja por dia. A laranja pode ser utilizada em diversos pratos culinários como bolos, mousse, pudim de laranja, o suco de laranja serve para também temperar a carne, deixando-a mais tenra. Utilizando a laranja nas preparações culinárias, os nutrientes da laranja vão se perdendo, principalmente quando for aquecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (304 Kb)   docx (137.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com