TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Transição Nutricional no Planeta: da Desnutrição para a Obesidade

Por:   •  27/3/2017  •  Artigo  •  5.780 Palavras (24 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 24

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................04

2.OBJETIVOS...................................................................................................07
2.1Objetivos Gerais ..........................................................................................07
2.2 Objetivos Especificos ..................................................................................07

3. REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................08

3.1 A Transição Nutricional no Planeta: da Desnutrição para a Obesidade....08

3.2 A Epidemia da Obesidade ..........................................................................09

3.3 Os tratamentos para a Obesidade ..............................................................12

3.4 Recomendações Nutricionais: a importância de uma alimentação balanceada nutricionalmente ............................................................................13

3.5 Cirurgia Bariátrica .....................................................................................18

3.6 Indicações para Cirurgia Bariátrica .............................................................20

3.7 Técnicas Cirúrgicas ..................................................................................21

3.7.1 Técnicas do by-pass gástrico em y-de-roux.............................................22

4. METODOLOGIA............................................................................................24

4.1 Tipos de Estudo ..........................................................................................24

4.2 Tipos de Amostra ........................................................................................24

4.3 Critérios de Inclusão e Exclusão .................................................................24

4.4 Para Obtenção de Dados ...........................................................................24

4.5 Questionário ...............................................................................................25

5. CRONOGRAMA............................................................................................26

7. REFERENCIAS ............................................................................................27

1 INTRODUÇÃO

Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreram grandes mudanças na epidemiologia do planeta, passando a existir um aumento de prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) tais como diabetes, vários tipos de câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e obesidade (MENDONÇA et al., 2004).

Como consequência as mudanças ocorridas no padrão do comportamento alimentar e na redução dos hábitos de realizar exercícios físicos, a transição nutricional ocasionou alterações nos perfis de saúdes dos indivíduos do Brasil, trazendo assim a elevação dos números de pessoas acima do peso e de obesos (SOUZA, 2010).

A obesidade é uma doença metabólica crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal (GC). Existem métodos que são utilizados para diagnosticar esse excesso de gordura, é o chamado IMC, Índice de Massa Corporal. Quando o IMC for igual ou maior a 30 kg/m² é caracterizado pelo excesso de massa gorda em relação à massa magra (CUNHA et al., 2010).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2012), além do fato da obesidade está relacionada com a mortalidade, o excesso de peso ainda pode implicar na elevação dos números de aparecimento de doenças graves, como o Diabetes tipo 2, doenças como a hipertensão arterial sistêmica, doenças cardíacas, que atualmente estão sendo protagonistas de mais da metade das causas de mortes em todo o planeta. A obesidade também está associada a distúrbios reprodutivos em mulheres, oncológicas, distúrbios emocionais, depressão e redução da qualidade de vida das pessoas. Por causa desses inúmeros problemas para a saúde, decorridos do excesso de peso, e atingindo um grande número de pessoas, a obesidade é referida como um dos principais problemas de saúde pública do mundo (RODRIGUES, 2014).

A obesidade vem sendo estudada por diversos programas no qual estão presentes planos alimentares, atividade física, estudos sobre o comportamento, o uso da psicologia e o emprego de medicamentos que reduzem a fome, cujo este último vem se apresentando como uma solução temporária, no qual o peso perdido é recuperado com o tempo (REIS et al.,2012).

Devido ao fato de não conseguirem aderir a uma intervenção mais tradicional, os obesos mais graves tem sido cada vez mais indicados a se submetem a operações bariátricas na atualidade (ROCHA, 2012).

Esse tipo de tratamento está indicado para pessoas com obesidade do tipo grave ou mórbita (IMC maior que 40 kg/m2) ou que apresentem o índice de massa corporal maior que 35 kg/m2 associada à uma ou mais comorbidades. Outro caso de indicação são pacientes que apresentem enfermidades significantes que se associe ao elevado peso. Dentre as doenças estão: a hipertensão, o diabetes tipo 1, a dislipidemia, algumas doenças cardíacas, a apneia do sono e outras (REIS et al.,2012).

Para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (2011), as vantagens da cirurgia bariátrica são a perda de peso, a melhoras das doenças associadas ao excesso de peso, a redução das chances do óbito, a melhora na qualidade de vida e da longevidade. Os riscos do procedimento não difere dos outros procedimentos cirúrgicos abdominais. Por causa disso, é necessário a realização em um hospital, com estrutura adequada e médicos competentes e membros da   SBCBM, com o registro ativo no Conselho Federal de Medicina – CFM (REIS et al.,2012).

Mesmo que o paciente consiga perder o peso, vem se tornando comum que, após os 2 anos da realização da cirurgia, se note em alguns casos, o reganho do peso no momento crítico. Esse reganho de peso pode está associado ao aumento do consumo de alimentos mais calóricos, alterações de adaptação nos níveis hormonais do intestino e das células adiposas, da falta de exercício, na redução da taxa de metabolismo basal, e outros (SILVA; KELLY, 2013).  

Para conseguir chegar a perda do peso e mantê-lo após a realização da cirurgia bariátrica, é importante a mudança do estilo de vida. O novo estilo de vida precisa ter uma alimentação balanceada diariamente, com a realização de exercícios físicos, e outros. Mudanças no comportamento e cognitivos são importantes para se conseguir alcançar os objetivos, através de metas planejadas e alterações nos hábitos alimentares (RODRIGUES, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)   pdf (326.9 Kb)   docx (196.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com