TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da educação nutricional evitando a obesidade infantil

Por:   •  22/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da educação nutricional evitando a obesidade infantil.

Introdução

Uma alimentação equilibrada é aspecto primordial para a manutenção da saúde, em qualquer fase da vida, está alimentação deve fornecer todos os nutrientes necessários para a conclusão de tarefas diárias e manutenção dos tecidos em todas as faixas etárias. As crianças, por estarem em um período de crescimento, necessitam de maior atenção em sua dieta, pois este período vai determinar seus hábitos e saúde futura. (1)

A nutrição em período pré-escolar (um a seis anos) e escolar (seis a dez anos) é essencial apesar de ser período de crescimento estável com menores necessidade para o crescimento que as etapas anteriores e posteriores. (2)

Sendo assim, o estado geral da criança pré-escolar exige uma atenção especial para não ocorrer diagnósticos errôneos e consequentemente resultando em condutas inadequadas, por isso é necessário que os diagnósticos das avaliações sejam precisos eliminando quaisquer tipos de erros. (2)

Também é neste período, que a criança estabelece seus hábitos, em especial seus hábitos alimentares e suas preferências de escolha está relacionada aos seus vínculos familiares e escolares, a influência deste meio é crucial, pois atreves dessa estimulação que é formada sua alimentação. Existe também uma forte influência do contexto sócio afetivo da criança, podendo ocorrer imitação na seleção dos alimentos escolhidos por familiares ou outras pessoas e crianças que convivem em seu meio, sendo assim deve haver vigilância para não ter consumo desfreado de alimentos que não agregam nutrientes para seu desenvolvimento.(2)

Posteriormente na fase escolar a criança inicia as atividades físicas e ritmo de crescimento constante, com ganho mais acentuado de peso próximo ao estirão da adolescência. Neste período a busca da criança pela sua independência é maior, passando por um processo de construção da identidade, com formação de novos laços sociais com adultos e individuas da mesma idade. Estes hábitos, principalmente na proximidade da adolescência, podem criar situações de estresse e sofrimento podendo desenvolver distúrbios alimentares em decorrência destes fatores externos.(2)

Fornecer uma alimentação adequada e rica em nutrientes é de extrema importância para se ter um desenvolvimento e crescimento adequado.(2)

Durante muito tempo a obesidade foi vista com sinônimo de beleza, bem-estar físico, riqueza e poder. Hoje ela constitui em um grande problema para a saúde pública, sendo uma doença crônica nutricional que mais cresce em todo o mundo, com consequências desastrosas em todas faixas as etárias. (3)

Uma criança obesa, tem o dobro de chance de e tornar um adulto obeso. E essa probabilidade cresce ainda mais se os pais forem obesos. O mais perverso é que a mesma criança obesa pode conviver também com anemia e desnutrição. (3)

Existem vários estudos relatando as modificações alimentares da população brasileira, alguns fatores que contribuem para esta situação é a urbanização; a industrialização crescente; marketing entre outros. Desse modo a escolha de consumir alimentos industrializados dentro e fora de casa vem crescendo desesperadamente. Assim a população associa a praticidade, falta de tempo com refeições em cantinas, restaurantes, fast food, com isso as indústrias de alimentos se adaptam e oferece a suposta solução, com alimentos pré-cozidos, enlatados, congelados, etc. (4)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com