TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TÉCNICA DIETÉTICA

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

Hortaliça é a denominação genérica para legumes e verduras, que são plantas ou partes de plantas que servem para o consumo humano. Utiliza-se a denominação verduras, quando as partes comestíveis do vegetal são as folhas, as flores, os botões ou as hastes, como espinafre, alface, acelga, brócolis e agrião; já a denominação legumes é usada quando as partes comestíveis são os frutos, as sementes ou as partes que se desenvolvem na terra, como abobrinha, batata, berinjela, cenoura, tomate e mandioca (DOMENE, 2011).

 Quanto a sua forma de consumo, as Hortaliças classificam-se em:

 Hortaliças tuberosas: Neste tipo de hortaliças as partes consumidas crescem dentro do solo. Fazem parte deste grupo os bulbos como a cebola e o alho, tubérculos como cará e batata-doce, raízes tuberosas como as cenouras e beterrabas, e rizomas como os inhames. (PHILIPPI, 2006).

 Hortaliças herbáceas: Esta classificação de hortaliças compreende vegetais cujas partes consumidas estão acima do solo. Fazem parte deste grupo as folhas de alface, almeirão, taioba, repolho; talos e hastes de aipo, aspargos e funcho; e flores como a couve-flor, alcachofra e brócolis. (ARAÚJO, 2007).

O consumo de hortaliças é indispensável na alimentação dos seres humanos, pois são alimentos reguladores que tem como características serem fontes de vitaminas, minerais, nutrientes que mantém o equilíbrio do organismo e ajudam para seu pleno funcionamento. Hortaliças como cenoura, abóbora, almeirão, brócolis, entre outros são fontes de Vitamina A essencial para a visão e manutenção da pele. Os espinafres, couves, pimentão verde, entre outros, são ricos em Vitamina C, responsáveis pelo combate às infecções e no processo de cicatrização. Além de todas as vitaminas e minerais presentes nas hortaliças, existe uma série de compostos bioativos presentes nestes vegetais que auxiliam no combate e prevenção de doenças. Como exemplo o licopeno (pigmento vermelho) presente no tomate, na melancia, etc., possui propriedades anticancerígenas e atuam como antioxidantes. As fibras que são fundamentais para proteger a flora intestinal, ajudar eliminar toxinas, e uma série de outros benefícios, estão presentes nas hortaliças também. (ORNELLAS,1979).               

 No dia 11 de maio de 2018, ocorreu sob supervisão da Prof.ª Amanda Barreto a aula prática da disciplina de Técnica Dietética, visando a manipulação adequada de hortaliças (batata inglesa) para consumo. Os estudantes elaboraram diversas preparações, harmoniosas em cores, sabores e texturas, que podem ser utilizadas como estratégias para aumentar o consumo de tais alimentos,


2. METODOLOGIA

    2.1 MATERIAIS

        ALIMENTOS:

  • Batata
  • Água
  • Sal
  • Leite integral
  • Manteiga

UTENSÍLIOS:

  • Medidas caseiras (prato, tigela de vidro, colher)
  • Balança de precisão (digital, semi-analítica)
  • Faca
  • Espremedor de batata

2.2 PROCEDIMENTOS

         Primeiramente, foram pesadas todas as batatas, logo após estas foram descascadas e pesadas novamente. Foi calculado o fator de correção. As batatas foram lavadas, cortadas em quatro partes e submetidas à cocção em água em ebulição. Foi marcado o tempo de cocção. Logo após escorrer a água, as batatas foram pesadas para calcular o fator de correção. Foram calculados o rendimento e a porção ideal.


3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Tabela 1: Tabela de Padronização de Medidas

FRUTA

PESO BRUTO

PESO LIQUIDO

DISPERDICIO

FATOR DE CORREÇÃO

RENDIMENTO

BATATA INGLESA

1.120 kg

1. 012 kg

108 g

1.10

790 G

Fonte: Laboratório de Técnica Dietética, da Facema, Caxias, 2018.

        

Durante o procedimento da prática foi observado a cocção da batata inglesa e calculado seu valor de conversão.

A batata inglesa da espécie Solanum tuberosum L., comumente conhecida como batata inglesa, é originária dos Andes peruanos e bolivianos onde é cultivada há mais de 2.000 anos. Atualmente a batata é 4° alimento mais consumido no mundo após arroz, trigo e milho, sendo a China o maior produtor dessas olerícola. O Brasil ocupa o 21° lugar no cenário mundial, posicionando em 2° lugar no contexto sul americano, quando se consideram área e produtividade (ORNELLAS, 2008). É a hortaliça de maior importância econômica no Brasil, sendo na forma in natura quase que exclusivamente sua comercialização (ORNELLAS  2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com