TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TÉCNICA DIETÉTICA

Por:   •  4/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: TÉCNICA DIETÉTICA

PROFESSORAS: Dr. Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo

    Dr. Theides Batista Carneiro

ROTULAGEM DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

ARYANE DE CARVALHO PEREIRA

TERESINA - PI

JULHO, 2022

ARYANE DE CARVALHO PEREIRA

ROTULAGEM DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

ESTAGIÁRIAS DOCENTES: Anne Rafaele da Silva Marinho

Carulina Cardoso Batista

Dayane Dayse de Melo Costa

Francisca Rayane Oliveira de Sousa

TERESINA - PI

JULHO, 2022

1 INTRODUÇÃO

Podemos observar, que no cenário atual o consumo alimentar de maneira saudável é um requisito fundamental para que possamos ter uma boa saúde, cujo caráter positivo ou negativo depende de informações adequadas como as de rotulagens, a rotulagem é o processo através do qual se estabelece uma linha de comunicação entre as empresas produtoras de alimentos e os consumidores que desejam maiores informações sobre os produtos que estão consumindo, dentre essas informações podemos compreender os ingredientes, modo de conservação, valor energético e os principais nutrientes do alimento. No entanto, é necessário que estas informações sejam compreendidas por todos aqueles que as utilizam, os rótulos devem auxiliar o consumidor na decisão de compra e tem o objetivo de informar a população os constituintes presentes naqueles alimentos, assim como a quantidade de cada um, portanto a partir dessas informações o consumidor tem mais facilidade de determinar suas escolhas alimentares. (GONÇALVES et al., 2015)

Os produtos orgânicos devem atender às normas da produção orgânica e que estão certificadas por uma estrutura ou autoridade de certificação devidamente constituída. A agricultura orgânica se baseia no emprego mínimo de insumos externos. Porém devido à contaminação ambiental generalizada, essa atividade da agricultura orgânica não pode garantir a ausência total de resíduos. Portanto, é necessário se aplicar métodos que visem os riscos de contaminação da água, do solo e do ar. O sistema orgânico tem o objetivo de sustentabilidade econômica e ecológica, visando a diminuição de energia não renovável, para que se possa empregar os métodos culturais e excluir o uso de organismos geneticamente modificados (BORGUINI et al, 2006).

A legislação brasileira de rotulagem junto ao Codex Alimentarius, principal órgão internacional, que é responsável pelo estabelecimento de normas sobre a segurança e a rotulagem de alimentos e tem como objetivo priorizar a saúde do consumidor. Deste modo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ligada ao Ministério da Saúde, é responsável, entre outras atribuições, por fiscalizar a produção e a comercialização dos alimentos, além de normatizar a sua rotulagem. Em relação a rotulagem relacionada aos alimentos no âmbito do Ministério da Saúde foi o decreto-lei n° 986 de 1969, que determina que “todo o alimento será exposto ao consumo ou entregue à venda depois de registrado no Ministério da Saúde”. Esse decreto, ainda em vigor, estabelece a obrigatoriedade de informações como tipo de alimento, nome ou marca, nome do fabricante, local da fábrica, número de registro no Ministério da Saúde, indicação do emprego de aditivos intencionais, número de identificação da partida, lote, data de fabricação e indicação do peso ou volume, que devem constar de forma legível nas embalagens dos produtos (CAMARA et al.,2008)

O objetivo deste estudo é comparar o rotulo de alimentos orgânicos e convencionais quanto aos ingredientes e valor nutritivo, bem como analisar as controvérsias referentes ao status do alimento orgânico.

2 MATERIAL E MÉTODOS

A prática de rotulagem de alimentos orgânicos foi realizada no laboratório de bioquímica dos alimentos no dia 01 de julho de 2022, junto a professora, monitora e os alunos.

 Observou-se as embalagens de alguns alimentos, biscoitos cookies, aveia, e barras de cereais, sendo esses alimentos orgânicos e convencionais, comparamos seus rótulos analisando as informações nutricionais e ingredientes presentes em cada um, assim como discutimos sobre o impacto do consumo de ambos os alimentos na vida da população.  

3 RESULTADOS

        Na prática a seguir analisaram-se o valor nutritivo e os ingredientes dos alimentos convencionais e orgânicos, e comparou-se os rótulos dos alimentos orgânicos e convencionais. No quadro 1, identificamos a composição da aveia orgânica e convencional.

         

        Quadro 1 – Composição de rotulagem das aveias

Aveias

Ingredientes

Aveia em flocos (convencional)

Aveia em flocos

Aveia em flocos (orgânica)

Aveia orgânica em flocos grossos

     Fonte: Dados da pesquisa.

 O quadro 1 apresenta os ingredientes da aveia convencional e orgânica.

 O processo de produção convencional está associado aos usos de adubos químicos e agrotóxicos, já o sistema orgânico usa da metodologia de produção agrícola que dispensa o uso de insumos químicos e se caracteriza por um processo que leva em conta a relação solo/planta/ambiente com o intuito de preservar o meio ambiente, a saúde dos homens e dos animais (MARIANI, 2015)

No quadro 2, apresentou-se as informações nutricionais, informando a quantidade por porção e o valor diário recomendado da aveia convencional, tendo como base uma dieta de 2.000 Kcal, porção de 30 gramas (2 colheres de sopa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com